25.1.12

Chefs Roberta Sudbrack e Rodrigo Oliveira no Identità Golose: Brasil mostra a cara na Itália

Chefs Helena Rizzo e Roberta Sudbrack no fórum Gastronomika,
em San Sebastian, em novembro passado

Essa coisa de jornalista que não toma partido não está com nada. Sou humana, tenho opiniões e não busco esconder meu patriotismo. Por isso, embora ache que perdem os clientes quando chefs viajam para longe a palestrar, por outro lado orgulho-me de contar que este ano teremos três brasileiros nos representando no Identità Golose, em Milão: Alex Atala, Roberta Sudbrack e Rodrigo Oliveira.

E isso apenas dois meses depois desse mesmo trio apresentar-se em outro importante fórum gastronômico, o Gastronomika de San Sebastian (onde também estiveram Claude e Thomas Troisgros e Helena Rizzo).

Nada mal, não?

Aos poucos, vamos mostrando nossa cara ao mundo e desmontando clichês. 

Vejam a programação do Identità:


Domingo 5 de fevereiro


10.00 Massimiliano Alajmo e Corrado Assenza, il latte e la sensazione lattica
10.50 Omaggio a Aimo e Nadia Moroni con Alessandro Negrini e Fabio Pisani e...
11.15 Gastón Acurio, ingredienti: la storia dietro al gusto
12.00 Moreno Cedroni e Mauro Uliassi


15.00 Alex Atala, primitivo e moderno
15.45 Roberta Sudbrack
16.30 Rodrigo Oliveira, Os Sertões: l'ultima frontiera gastronomica






Hoje recebi um email do Paolo Marchi, o jornalista que organiza esse importante evento, que contém um curto texto explicativo sobre a participação da Roberta.

Foi o impulso que faltava para espalhar a notícia também aqui no Boa Vida.

Eis a tradução do que dizia o email (texto de Nicola Massa): 




Roberta Sudbrack, que subirá ao palco do Identidade Golose no domingo, 05 de fevereiro às 15.45, sempre dedicou grande parte de seu trabalho para o estudo e aprofundamento em torno de produtos menos conhecidos e utilizados ​​em restaurantes de cozinha brasileira. O ponto fundamental de sua obra é, portanto, a seleção de fornecedores confiáveis ​​para assegurar uma qualidade consistente ao longo do tempo.

Se nos países onde a alta gastronomia é muito desenvolvida este tipo de abordagem é frequente e já esperado, no Brasil
as dificuldades em encontrar vários produtos no mercado ainda são muito grandes.

O tema central da palestra será exatamente esse. Roberta mostrará um vídeo em que, ao não conseguir trazer a "casa" a um fornecedor localizado em uma vila pequena e remota de Minas Gerais, ela mesma vai em busca dele, no interior
do Brasil. O trabalho meticuloso desse comerciante, apoiado quase que inteiramente pela chef, que compra toda a produção dele e a utiliza em pratos de seu restaurante no Rio de Janeiro, faz com que ótimos ingredientes tradicionais, como farinhas, goiabada e queijo, não sejam perdidos, mas pelo contrário: que sejam cada vez mais valorizados no mercado. Durante a intervenção serão apresentadas algumas preparações usando essas matérias primas em criações como quiabo defumado em camarão semicozido ou consommé de mexirica e cogumelos crus.




Esse mesmo consommé (na verdade, suco de mexirica esmagada com as mãos) foi mostrado pela Roberta em San Sebastian em novembro. Naquela ocasião, o que mais me impressionou foi o trabalho que ela faz com banana, explorando matizes ácidas e amargas. 

Impressionante! 

Isso é fruto de um ano passado estudando a banana (!), processo que ela descreveu em bela reportagem na revista de gastronomia Tendências:


Yes, nós temos bananas, mas elas são bem mais complexas e multi-facetadas do que imaginavam os gringos...


Mais Roberta Sudbrack no Boa Vida:




No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...