11.10.10

Dresden! Primeiras impressões da Saxônia

Desembarcando em Dresden: lindo pôr-do-sol



Acabo de chegar à Saxônia: Dresden, mais especificamente. E devo confessar que o pouquíssimo que eu sabia sobre a cidade vinha, basicamente, do livro Slaughterhouse Five, de Kurt Vonnegut, que li uns 15 anos atrás. Ou seja: eu sabia que a cidade tinha sido linda mas depois de pesados bombardeios durante a Segunda Guerra.... tinha sido destruída.

Triste dizer que depois de rápida expedição exploratória percebe-se que... Dresden é exatamente isso: a ex-bela da Europa.

Uma cidade que ainda chora sua desgraça, cujo povo acha difícil se conformar com a perda de tantos monumentos e prédios históricos. Muitos foram refeitos ou "remendados" e percebe-se exatamente onde, pela diferença no tom das pedras. E outros simplesmente cederam o lugar para prédios modernos, muitas vezes do tipo zero-charme à moda comunista (sim, a Saxônia é uma região no leste da Alemanha e, portanto, passou décadas sufocada pelos déspotas vermelhos).

Mas felizmente ainda há bons nacos de cidade velha com belíssimos museus e igrejas que a fazem, sim, merecedora de uma visita. A prova está nas imagens que seguem.... pode não ser nenhuma Praga, mas... não é linda a velha Dresden?






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...