25.11.10

Restaurante Akelarè, em San Sebastian: almoço com o chef Daniel Boulud

Restaurante Akelarè, em San Sebastian

Qualquer pessoa que goste MUITO de comer já sabe: San Sebastian (e arredores) é um pedacinho de mundo com um cenário gastronômico incrível, e uma concentração de estrelas Michelin que é, simplesmente, anormal. Não vou começar aqui todo um tratado explicando o porquê disso, mas o fato é que o simpático balneário tem nada menos do que três restaurantes tri-estrelados: Arzak, Martin Berasategui e Akelarè.

Guardo lembranças doces do Akelarè, onde almocei com meu pai muitos anos atrás quando ele decidiu que era hora de me mostrar o que andava se fazendo (ou cozinhando) de bom na Espanha. Aprendi muito, claro, mas acima de tudo, saí daquele almoço andando em nuvens, maravilhada.

Então foi algo muito especial poder voltar lá anteontem para um segundo almoço...

A estradinha íngreme é a mesma que tinha ficado carimbada na minha memória, revelando aqui e ali lances da paisagem mais bela que se pode imaginar: rochas, mar, nuvens ameaçadoras. Um espetáculo.

Aliás, justamente por ter sido construído dependurado sobre o mar, quase, com enormes vidraças descortinado o panorama, o restaurante pode se gabar de ser o mais belo de todo o País Basco.

Depois vou descrever em detalhe cada prato que experimentamos - agora, simplesmente, não tenho tempo, porque vou almoçar no Mugaritz daqui a pouco (o dois estrelas do tão admirado chef Andoni Aduriz). Mas já queria ir mostrando um pouco de como foi o almoço. Tive a grande sorte de estar em ótima companhia: chef Daniel Boulud, o restaurateur Drew Nieporent (Nobu, Corton e muitos outros) e Colman Andrews, biógrafo do Ferran Adrià, e mais a equipe do Daniel e uma wine expert inglesa.

Chefs Daniel Boulud e Pedro Subijana com o restaurateur Drew Nieporent,
na nova escola de cozinha do Akelare


Antes de sentarmos à mesa, fomos conhecer a nova sala de demonstrações culinárias (onde dão aulas) e o chef falou um pouco do hotelzinho de 21 quartos que está para abrir "logo, logo" há mais de um ano. Perguntei a ele o que tinha emperrado a coisa e descobri que os sócios-investidores faliram no meio da obra e agora buscam alguém que possa injetar os 6 milhões de euros que faltam no projeto.


Bom, chega de papo: um longo almoço me espera! Aqui, o vídeo:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...