8.11.11

O novo hotel Intercontinental no Porto: nota dez em elegância

HOTEL INTERCONTINENTAL PORTO - PALÁCIO DAS CARDOSAS


Eu sempre desgostei do estilo normalmente associado a cadeias hoteleiras de luxo: conforto sem sal, sem personalidade; ar corporativo. Sempre preferi me hospedar em hotéis únicos, onde além de luxo eu poderia encontrar personalidade. Um quarto idêntico ao outro, musiquinha de elevador tocando nos ambientes públicos.... nada disso me atrai. No entanto, o mundo tem mudado rapidamente. Cadeias como Mandarin Oriental deram uma guinada e pararam de fazer hotéis “cookie-cutter”, como chamam os americanos – parecidos uns aos outros, tal qual biscoitos da mesma fôrma.

Já falei algumas vezes do melhor exemplo disso, o deslumbrante Mandarin Oriental de Barcelona, em que os arquitetos espanhóis Carles Ferrater e Juan Trias de Bes souberam transformar a antiga sede de um banco, em pleno Paseig de Gracia, em uma obra-prima. Aqui, o link com fotos.

Mas o Mandarin barcelonês não está só. Em uma era em que até a megarede Marriott quer ter seu dia de boutique hotel (e dá-lhe imitadores da estética lançada pelo francês Philippe Starck), mais e mais hotelões de luxo de grandes redes procuram se destacar através do design. Em viagem recente a Nova York, percorri diversos cinco estrelas novos, pesquisando para grande reportagem sobre o tema. Estive, entre outros, no Gansevoort Park Avenue, com atitude papai-quero-ser-cool, e no caríssimo e luxuosíssimo The Chatwal, que pretende abalar os alicerces com suas paredes forradas de camurça e mantas de cashmere. Mas o que me impressionou mesmo, a ponto de literalmente me deixar boquiaberta, foi o Intercontinental perto do Times Square. Sim, isso mesmo: In-ter-con-ti-nen-tal!

E agora, eis-me aqui hospedada em outro Intercontinental lindo, no Porto. Acaba de abrir e, a meu ver, já leva o troféu de melhor hotel da cidade. (E olhem que não estou falando isso porque hospedo-me a convite do Oporto Wine Tourism Forum, mas sim porque fiquei recentemente em dois outros cinco estrelas daqui, o Infante de Sagres e o The Yeatman, então consigo comparar bem...).


entrada do Palácio das Cardosas


Este palácio bem no centro da cidade era, originalmente, o Mosteiro dos Lóios, dos cônegos de S. João Evangelista, uma Ordem detentora de riquíssimas alfaias de ouro e de prata.

Mas as convulsões do princípio do século XIX e a entrada de D. Pedro IV à frente do Exército Libertador, no Porto, ditaram a fuga da Ordem Religiosa que apoiava D. Miguel, abandonando o convento.

O Mosteiro foi comprado por Manuel Cardoso dos Santos, um burguês abastado, com fortuna feita no Brasil. Passado pouco tempo, ele morreu e os seus bens passam para a sua mulher e suas três filhas, conhecidas como as Cardosas, daí o nome “O Palácio das Cardosas”.


Eis que ele ressurgiu em julho como hotel. Ganha o Porto, certamente....

Estou em um quarto "básico" que de "básico" não tem nada...



Gostei, principalmente, da ótima - e GRATIS - internet sem fio; do imenso banheiro; do pé-direito duplo; da curadoria de bom-gosto do minibar, que oferece biscoitinhos caseiros de canela, chocolate com laranja de São Tomé e outras portuguesices boas, além de chás de primeira qualidade, em sachês de tecido.

E gostei de ver, por todo o hotel, espaço abundante: um grande luxo hoje em dia em hoteis modernos.




O café da manhã tem mais portuguesices boas, inclusive pasteis de nata para os overgulosos e meu bolinho favorito, feito com farinha de arroz. NHAM.



Enfim, preciso falar que estou feliz aqui? :)

O Intercontinental jamais poderá competir com as lindas piscinas (uma interna, outra externa) do Yeatman, nem com a deslumbrante vista de que aquele hotel goza. Mas em contrapartida, enquanto o Yeatman está do outro lado do rio, em relativo isolamento, este "palácio" fica no miolo de tudo.



Para mim, se fosse recomendar, saberia facilmente o que dizer. Aos casais querendo passar muito tempo namorando no hotel, indo ao spa, etc, o The Yeatman é a melhor escolha. Para o turista que quer bater perna pela velha cidade, melhor ficar no Intercontinental. E o Infante de Sagres...... hmm... depois falo mais dele!


Palácio das Cardosas

Praça da Liberdade, 25,

+351-22-0035600
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...