1.12.10

Antonella Kann lança livro de fotos de viagens ao redor do globo, dia 7, em São Paulo


Espelho das Maravilhas, Bahia
Espelho das Maravilhas, Bahia

Pausa para um momento merchã.... Tenho uma amiga, jornalista itinerante como eu, chamada Antonella Kann. Mora no Rio mas já viu o mundo inteiro. Assina dois blogs, em parceria comigo, Brazil for Insiders e Europa para Insiders, além do Rio para Insiders.

Tem alguns anos a mais do que eu, mas também o triplo da minha energia. Joie de vivre mesmo, fico impressionada com o pique dessa jovem e incansável avó.


Sendo ela viajante profissional, não poderia deixar de contar pra vocês do livro que Antonella está lançando, chamado Instantes do Mundo.

125 fotos. Cinco continentes. Lugares e eventos que vão das folclóricas cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, a uma cavalgada nas Montanhas Rochosas, em Banff, no Canadá.

Livrão, do tipo pra dar de presente, da editora Metalivros.

Vai ter lançamento em São Paulo, dia 7. No Mercatto Café, Vila Nova Conceição. Considerem-se convidados!



Mais, não digo. As fotos que falem por elas mesmas.


Los Roques
Los Roques



Parati
Parati

Goiás
Goiás

África do Sul
África do Sul

Tunísia
Tunísia



Corumbau, Bahia
Corumbau, Bahia

San Sebastian, na Espanha: dez licões que aprendi


De volta a Montreal desde domingo, tenho passado meus dias afogando as saudades de San Sebastian, onde estive para participar do importante congresso Gastronomika. Minha viagem durou uma semana, mas passou como cinco minutos. Zás-trás, e pronto: acabou-se o que era doce. Cada vez que vou à Espanha, volto mudada, aprendo lições. Desta vez, percebi o seguinte:

1- Chef que é chef, pelo menos na Espanha, bebe gim tônica

2- O restaurante simples bacana de verdade, onde não vão turistas, a comida mata a pau e há montes de jamón Joselito (a Ferrari dos presuntos espanhóis), chama-se Bernardina e pertence a duas mulheres descoladas e ultrasimpáticas.

3- Aqui bebe-se e fuma-se como se não houvesse amanhã



Atxondo, o vilarejo perdido onde fica o lendário Etxebarri

4- Jamais atreva-se ir ao lendário restaurante Etxebarri, perto de Bilbao, sem um choffeur de responsa. Vai se perder e a viagem custará o dobro. O meu cobrou 150 Euros para levar, esperar duas horas e voltar.



5- Confirmam-se minhas impressões iniciais: txakoli, o vinho branco local, só serve pra tomar à beira da piscina. Se tanto.

6- O hotel de melhor localização não é o aristocrático Maria Cristina, mas sim o quatro estrelas Londres y Inglaterra, que merece uma reforminha mas tem quartos debruçados sobre a praia, a poucos metros do mar.

7- Vários lugares fecham, sem aviso, na baixa temporada. Antes de finalizar qualquer itinerário, convém telefonar...

8- Em San Sebastian proíbe-se chamar táxi na rua. Há que pedir aos recepcionistas do hotel que chamem um. Estando fora, na rua, o jeito é entrar em um bom hotel, e, com cara de pau, ir à recepção e pedir que liguem.

9- Os dois melhores bares são quase vizinhos e têm nome inglês: Museo del Whisky (ou El Whisky para os íntimos) e Dickens.

10- Cuidado para não ferir sensibilidades. Isto aqui é, em primeiro lugar, o País Basco. Em segundo, faz parte da Espanha. Pode parecer detalhe, mas para eles, está longe de ser desimportante.

E mais Gastronomika e San Sebastian:

Abertura do Gastronomika 2010: noitada no Museo del Whisky

Palestra de Ferran Adrià no Gastronomika: vídeo mostrando os pratos de 2010

Gastronomika: programa completo inclui grandes nomes como Adrià, Andoni, Arzak, Anthony Bourdain e Daniel Boulud  

Chef Josean Martínez-Alija do restaurante do Guggenheim Bilbao anuncia novo - e revolucionário! - restaurante para o início de 2011 

Uma semana em San Sebastian para o Gastronomika: as lições que aprendi e os gim tônicas que bebi

Resumo (em espanhol) do Gastronomika pelo crítico Carlos Maribona 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...