27.5.12

Visconde de Mauá: chef Mônica Rangel do restaurante Gosto com Gosto preside a nova Associação Brasil à Mesa


Os chefs Alex Atala, Mônica Rangel e Rodrigo Martins, no Gosto com Gosto

Quem me segue pelas mídias sociais já sabe que passei o último fim de semana em Visconde de Mauá, onde fui prestigiar a fundação oficial da Associação Brasil à Mesa, com direito à presença do assessor da presidência da Embratur, André Vilaron,  assembleia de membros-fundadores,  eleição da diretoria e assinatura do Estatudo. Nada mais natural que decidissem que a presidente seria Mônica Rangel, do restaurante Gosto com Gosto, a madrinha da história. Na vice-presidência, o carismático Wanderson Medeiros, do restaurante Picuí (esse garoto vai longe, querem apostar?)

Vocês podem perguntar: "E daí? E nós com isso?"

Pois acho que todo mundo que tenha algum interesse por gastronomia deveria estar a par do surgimento - agora oficial - dessa Associação. Não é à toa que quinze chefs de onze estados se arrastaram até a cidadezinha serrana (entre eles Alex Atala, Daniela Martins - Lá em Casa/PA; Flavia Quaresma – /RJ; Joca Pontes - Ponte Nova/PE; Rodrigo Martins – Vino/SP e Tereza Paim - Terreiro Bahia/BA).

Se foram até lá tantos, e de tão longe, é porque nitidamente começa a pegar embalo a briga de muitos chefs pela valorização, por parte do governo, da gastronomia do Brasil. Em termos práticos, eles querem democratizar a gastronomia, e que ela seja vista como a peça importante que é da nossa cultura. Querem que se conheça mais sobre nossas diferentes cozinhas regionais e os mil e um ingredientes desconhecidos e pouco valorizados. E que o governo apoie, lá fora, como faz o Peru, ações de divulgação, em eventos de gastronomia e/ou turismo.

Eu resumi tudo resumidíssimo, claro, mas o fato é que os objetivos são nobres, e a turma envolvida, muito boa. Que a associação tenha longa vida e renda frutos: o Brasil só tem a ganhar.

Júri do Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá: e haja pinhão!
No júri: Roberta Malta, Alex Atala, Josimar Melo e esta que vos escreve...
Foto: Mônica Rangel

 
P.S.1 Não posso deixar de citar o concurso do melhor prato feito com pinhão, este ano em sua 20a edição. Nós, os jurados, sentamo-nos em longa mesa no palco, sob holofotes, e fomos dando notas às criações dos chefs e confeiteiros locais. Não posso dizer que estivesse tudo gostoso, mas achei comovente o empenho dos concorrentes e o entusiasmo de todos os envolvidos. Se mais cidades brasileiras tivessem concursos como esse, focando em um ingrediente típico, conheceríamos muito melhor os nossos quintais, os nossos terroirs. Neste link, mais sobre o concurso, em matéria da jornalista Roberta Malta, com várias fotos.

P.S.2  Mais sobre o movimento Brasil à Mesa no Boa Vida, neste link.

P.S.3  - Nada como um lugar belíssimo para tornar o trabalho gostoso. Eu tinha me esquecido o quão bela é aquela serra, com cheirinho bom de pinheiros e mato, cavalos pastando à beira da estrada e comidinha de fogão a lenha. Um deleite....
















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...