14.9.10

Hotel The Surrey, em Nova York: o melhor do Upper East Side

Não preciso explicar o que é o Upper East Side de Nova York, certo? 

Luxo discreto, dinheiro antigo, tradicionalismo. 

Mas nos últimos anos, o que era um pedaço quase careta demais – onde minhas amigas jamais se hospedariam por acharem-se jovens demais para isso – bebeu água da fonte da juventude. O Upper East, de repente – surpresa! – é hype! Fica ali a única loja do übergalerista Larry Gagosian, a Gagosian Shop. E também a primeira perfumaria em solo americano do Fréderic Malle, a Éditions de Parfums Fréderic Malle, em plena Madison Avenue. 

Gagosian Shop


Outros exemplos não faltam.

 Na hotelaria sente-se o mesmo vento novo soprando: os clássicos The Pierre e The Mark foram reformados dos pés à cabeça e ressurgiram com ares adolescentes, quase. Mas de tudo o que vem surgindo no Upper East nada se iguala ao The Surrey, que era um quatro estrelas bem cansadinho e transformou-se no mais encantador hotel do bairro, quiçá da cidade. Decorado lindamente em tons de cinza, prata, grafite e branco, com alusões Art Déco, tem impressionante coleção de arte contemporânea exposta nas áreas comuns e nas suítes mais caras (instalações de vídeo, mosaico de mármore, fotografias, telas de feltro cortado na navalha, etc).


lobby do The Surrey


Atrevo-me até a dizer que está dando um banho no vizinho famoso, o chiquérrimo The Carlyle onde Sarkozy e La Bruni costumam se hospedar. O Carlyle, que adoro por motivos sentimentais, vai precisar arregaçar as manguinhas e fazer uma reforma para acompanhar a nova concorrência (os chuveiros-banheira, sem ducha separada, por exemplo, estão totalmente ultrapassados). 

Banheiro no hotel Carlyle



Se o spa do Carlyle espreme-se no cavernoso subsolo, o do Surrey esbanja espaço: incríveis as poltronas de relaxamento separadas por cortinas, por exemplo. Se no Carlyle faz falta algum espaço ao ar-livre, o Surrey tem, simplesmente, um terraço na cobertura com uma super vista onde servem brunches assinados por Daniel Boulud. Sim, ele mesmo, o top chef dono do Daniel, do DBGB e tantos outros. Boulud é quem comanda o bar Pleiades (cuja parede de couro capitonê branco alude a uma bolsa Chanel), o restaurante – Café Boulud, que dispensa apresentações – e até o room service.

bar do hotel The Surrey

Além de ter Boulud como trunfo, como é que o The Surrey consegue destacar-se entre tantos outros cinco estrelas de estirpe? Simples: seguindo a filosofia more is more.  

Os quartos têm, ao invés daquelas garrafinhas bregas de "minibar",  um "macrobar" com garrafas tamanho adulto (e ainda oferecem de mandar um barman com rodelas de limão, tônica, o que for preciso).  

"macrobar" em um quarto do Surrey


Banheiros são espaçosos, chinelos, incrivelmente fofos, escrivaninhas, vastas e com espelho, para servirem também de penteadeira. 

Só me falta, agora, ganhar na loteria para eu me mudar para lá.


Hotel The Surrey: rua East 76th, quase esquina com Madison, tel. (212) 772-2600


Gagosian Shop: Avenida Madison, 988, tel. (212) 744-9200


Les Éditions de Parfums Frederic Malle: Avenida Madison, 898, tel. (212) 249-7941, http://www.editionsdeparfums.com/


Me voy a Barcelona! Dos Palillos, Moments, Commerç24 e... EL BULLI!



A vida passa como ondas, cheia de altos e baixos. E este mês, graças a Deus, me sinto flutuando na mais alta das ondas. Só viagens gostosas, conversas gostosas, pessoas do bem. Mal cheguei da Finlândia e já estou fazendo as malas de novo. Sábado, embarco para Barthelona! (Adoro chegar lá e falar meu portunhol meia-boca athín, parethe até que thou fluente....)

E como isto aqui é blog participativo, vou pedir ajuda. A viagem vai ser uma loucura completa. Basicamente, uma maratona. Eu vou pra lá com uma super crítica gastronômica de Montréal, a Marie-Claude Lortie, e temos que trabalhar - daí a correria.... Pretendemos investigar lugares que tenham alguma ligação com Ferran Adrià, porque decidimos que seria esse o tema do nosso roteiro. Sendo assim, montamos a seguinte agenda, que, no entanto, pode ser ajustada aqui e ali caso vocês tenham outras dicas....

Por exemplo: Edgard, qual era mesmo o nome daquele bar que você amou, que faz um martini impecável? Dri, você que é Barcelona master expert... help! Que faço no domingo, sem sair do tema?


DOMINGO
Péssimo, mas não marquei nada. Estou louca ou NADA abre em Barthelona aos domingos?
Adendo: acabo de achar um bom: o Bravo24 recomendado pela Dri e pela Anya von Bremzen, vejam lá ao final do post.  :)

SEGUNDA-FEIRA

Drolma, um restaurante tendendo para o careta, de alta cozinha, recomendado pelo Luiz Horta
Hotel Majestic. Passeig de Gracia, 70.  T: +34 93 496 77 10.  info@drolmarestaurant.cat

ou.....

Tapaç24, a versão tapas do Commerç24, abaixo. Sei que é ótimo, mas três restaurantes do mesmo chef numa só viagem é meio over, né? A ver....


TERÇA-FEIRA

Almoço - Commerç24
Commerç 24

Depois de trabalhar no El Bulli por 7 anos, o chef Carles Abellan, abriu o Commerç24, um restaurante da moda, badalado, servindo excelente comida contemporânea. O prato mais famoso do Commerç24 é o Kinder Ovo, que leva ovo mole, espuma de batatas e trufas.
Commerç24: Calle del Commerç, 24, Ciutat Vella, tel. 93 319-2102




ou.....

 Dos Palillos


Albert Raurich ralou por 9 anos no El Bulli, até que um dia cansou, se mudou pra Barcelona e abriu o  Dos Palillos.  Trata-se de um restaurantezinho bem pequeno e descontraído com cozinha aberta, em que come-se no balcão, à japonesa. No menu, "tapas" asiáticas (a mulher de Raurich, Tamae Imachi, é japonesa). Fica na rua Elisabets, anexo ao moderninho hotel Casa Camper, no bairro de Raval, perto do mercado Boqueria.
Dos PalillosAddress:‎: C/ ELISABETS, 9 (veja no Google Maps)
tel. (34-93) 3 040 513
Foto: Ricardo Freire












JANTAR

Carme Ruscalleda no Mandarin Oriental



A chef Carme Ruscalleda, única mulher espanhola com 3 estrelas no Guia Michelin, agora tem um restaurante também em Barcelona, no lindo (e novo) Mandarin Oriental hotel, chamado Moments.
Serve pratos catalães como fricandó, canelons e sopa de galets. A chef escalou seu filho  Raul Balam para cuidar da cozinha.

Mandarin Oriental: Passeig de Gracia, 38-40, tel. (34-93) 151-8888



QUARTA-FEIRA

Caímos na estrada para jantar no.... El Bulli!!!!!!!!!!


QUINTA-FEIRA

"Pit stop" no Arzak, em San Sebastian



SEXTA-FEIRA
Descanso dos bravos, com jantarzinho no japs favorito do Ferran. E não, eu não vou contar qual é! Só depois...  :)


SABADO

El Celler de can Roca

Vamos pegar uma hora de trem até Girona, ao Norte. O Celler vale muito o desvio: trata-sa do QG tri-estrelado dos famosos irmãos Roca.


Joan, o mais velho (à esq.), manda nos “salgados”. Jordi, o caçula (agachado), bola as sobremesas, e Josep, o sommelier. Nem tenho palavras pra dizer o quanto gostei de meu último jantar lá. Foi ge-ni-al.
Esses meninos, pra mim, vão herdar o manto do Ferran – amigo próximo deles – quando o El Bulli fechar. Baita responsa….
Em Barcelona eles cuidam do Moo (na foto abaixo), no hotel Omm. Serve pratos do Celler de estações passadas e, apesar de menos elaborado, o menu dá uma boa idéia do que fazem los hermanos Roca...



E a seguir, links para belas dicas de gente que entende de Barcelona:


Bar Velódromo, para o café da manhã: também do Carles Abellan! O cara tá em todas!
Jamonísimo
Bravo 24 a Dri recomenda o bar ao ar-livre, a Anya recomenda ir pra jantar: os bifes, diz ela, são grelhados "to uncanny perfection" sobre brasas de carvalho.
 Casa Gispert
Bubó  iPâtisserie ultramoderna do pâtissier Carles Mampel no El Born.
Porta Gaig  restaurante no aeroporto, do chef Carles Gaig, do Gaig


ADENDO:

Venho recebendo lá no Twitter algumas ótimas dicas, que devem ser úteis a vocês também.... por isso reproduzo-as aqui, vejam:


  1. Constance Escobar consescobar
    Vila Viniteca é outro lugar obrigatório. Não me esqueço da minha passagem por lá: http://tinyurl.com/2v7d5os 
    À loja do Enric Rovira acrescentaria a do Oriol Balaguer, mestre do açúcar.
    Queria MUITO ter ido ao Alkimia ano passado, mas peguei um fim de semana + feriado, estava fechado...
    •  
  2. Luiz Horta Luiz_Horta 
    Alkimia, e o irmao do comerç, o Tapaç e a Vila Viniteca, se vc quiser os melhores queijos, jamon, vinhos de barcelona. Na alta gastro tem o drolma, que é muito bom.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...