24.3.11

O grande Angelo Gaja dá super jantar no hotel Emiliano dia 31



Passei muitos anos frequentando super degustações de vinhos. Bebia muita coisa boa. Um privilégio, admito. Desde meus 20 anos foi assim: lautos almoços, conversas com super enólogos, uma escola em companhia de grandes entendedores e bebedores, que me serve até hoje.

Mas desses anos todos, lembro-me claramente de pouquíssimos encontros, pouquíssimos vinicultores.

Lembro-me, sim, de quão impressionada fiquei com Robert Mondavi (e a mulher dele, que tinha um paladar apuradíssimo). O casal recebeu pequeno grupo para um almoço estupendo no velho Fasano da Haddock Lobo. Assim como lembro-me da revelação que foi meu primeiro gole de Krug Clos de Mesnil, em companhia de monsieur Krug em pessoa, no La Tambouille.

Diria que a terceira grande experiência inesquecível foi ouvir falar, por uma hora, o incrível Angelo Gaja, em almoço no Pomodori uns três anos atrás. Que histórias! Que carisma! Que vinhos! Que homem!

Pois ele vai a São Paulo de novo semana que vem. Comemora 50 anos de carreira com um jantar de estourar a boca do balão. Se eu recomendo? Ora, ora.....  que pergunta!




Aqui, maiores informações, do press release:

Verdadeira lenda do vinho e maior nome da Itália, o produtor Angelo Gaja comemora 50 anos de carreira com um jantar exclusivo no Hotel Emiliano no dia 31 de março, quinta-feira, às 20h30. A convite de Ciro Lilla, o carismático italiano – eleito diversas vezes o “Homem do Ano” por revistas como Decanter e Wine Spectator – vem ao Brasil para falar ao público de sua trajetória e do que mudou no mundo do vinho nas últimas cinco décadas. No evento, ele também apresentará algumas de suas melhores criações, seis grandes vinhos, especialmente selecionados para a noite.

Angelo Gaja assumiu a prestigiosa propriedade familiar em 1961, aos 21 anos. Percebeu que os principais problemas da região eram a má qualidade das uvas e as técnicas rudimentares de vinificação utilizadas até então. Deu início a uma grande revolução no panorama do vinho italiano e, com genialidade e perfeccionismo, conseguiu talhar vinhos finíssimos e repletos de elegância, e colocar o Barbaresco entre os grandes vinhos do planeta.

Gaja é único produtor a receber as “quattro stelle” do guia Gambero Rosso, para o qual o produtor, “rei do vinho piemontês, e do vinho italiano em geral”, “construiu um verdadeiro mito enológico”. Mesma opinião tem a Wine Spectator, que afirmou que “em pouco menos de vinte anos, Gaja conseguiu fazer o que não havia sido feito em mil anos”.

Os vinhos de Gaja “são verdadeiras ‘obras de arte’, que valem cada centavo que custam”, segundo o crítico Robert Parker. Seu emblemático Barbaresco é um dos maiores ícones do vinho italiano, com uma assinatura única, apresentando enorme elegância e complexidade e longo potencial de envelhecimento. Prestígio equivalente têm seus maravilhosos Nebbiolo de vinhedo: Sorì San Lorenzo, Sorì Tildin e Costa Russi, em Barbaresco, e Conteisa e Sperss, em Barolo. Darmagi é o grande Cabernet Sauvignon de Gaja, enquanto o Sito Moresco é um classudo corte de Nebbiolo, Merlot e Cabernet. Seus brancos piemonteses têm grande classe e complexidade, em especial o Gaia&Rey, um fantástico Chardonnay.

O produtor também possui duas reputadas propriedades na Toscana, elaborando tintos tão elegantes como seus piemonteses. Em Pieve S Restituta, produz dois excelentes Brunello di Montalcino e em Ca’ Marcanda, na região de Bolgheri, faz três ótimos supertoscanos.

No jantar, serão servidos os seguintes vinhos de Gaja:

Alteni di Brassica Langhe Sauvignon Blanc 2008
Ca'Marcanda DOC Bolgheri 2006
Barbaresco 2005
Sperss Langhe Nebbiolo 2005
Conteisa Langhe Nebbiolo  2001
Brunello di Montalcino Sugarille 2000

Os vinhos serão acompanhados por um menu especial composto por:

- Vieiras marinadas com limão siciliano e amêndoas tostadas
- Polenta mantecata com ragú de cogumelos e trufas
- Carré de cordeiro com brasato de feijão branco
- Tartine de manga gratinado com zabaglione de vinho pasito

Todos os participantes ganharão um exemplar do livro “A arte de fazer um grande vinho”, de Edward Steinberg.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...