21.9.10

A Barcelona de Robert Llimós: viagem às entranhas catalãs

Rua Sant Per Mes Alt, na Ciutat Vella,
onde estou hospedada


Toda cidade é uma de dia, outra à noite; uma debaixo de chuva, outra pintada pelos raios suaves de um belo entardecer; uma quando a vemos de mãos dadas com um novo amor, outra quando fazemos o check-in no hotel de jetlag e com um marido emburrado ao lado.

A minha Barcelona de hoje é catalã de raiz, tão diferente da primeira Barcelona que conheci. Da última vez, hospedei-me em simpático hotel no Born com J e O. Era casada, fazia frio, a praia estava deserta.

Desta vez, vim só, e de alma aberta e fiz algo que não fazia há anos: pedi a uma amiga que me recebesse na casa dela - coisa que muda completamente o olhar sobre uma cidade. O verão ainda se arrasta, aquecendo as ruas pela hora do almoço, embora vez ou outra caia uma garoa fina e úmida. Hospedo-me em um predinho antigo de cinco andares em uma ruela da Ciutat Vella, a passos do Palau de la Música.



Lá embaixo passam os turistas, o passo dos saltos ecoando pelos paredões altos enquanto eu adormeço protegida pela cortina de palha.

Este predinho é onde vive minha amiga Marina, pâtissière de mão cheia, e o pintor e escultor Robert Llimós, catalão da gema, e "namorido" dela.


Na cobertura, há um pequeno apartamento que o casal emprestou pra outra brasileira , a Claudia, professora de ioga. No quarto andar, o ateliê de Robert:



Meu quarto de visitas fica no quarto andar, uma senhora escalada por escadaria que ladeia um vão escuro. Haja fôlego para tantos degraus depois de almoços de 12 serviços!

Robert, como todo bom artista, dá suas viajadas, e delas tira sua arte. Quinta-feira, abriu expo em um centro cultural aqui pertinho, que fui visitar hoje. Belo, estranho, e profundamente catalão aquilo o que vi.
 



Das obras mais famosas de Robert, o joão-bobo Miraestels aparece tanto na entrada da expo, abaixo, como também boia no Porto de Barcelona, olhos erguidos para o céu.




Este vídeo explica melhor a história desse menino a olhar estrelas. Com isso digo meu adeus: já vou a outro grande restaurante, depois descanso, para amanhã seguir viagem até.... ROSAS. Estou contando as horas....








Robert Llimós na Fundació Vila Casas: até 21 de dezembro.
Espai Volart
Carrer Ausiàs Marc, 22
Tel. 93 481 79 85
3a-6a: 17.00 h a 20.30 h
sáb.: 11.00 h a 14.00 h e 17.00 h
a 20.30 h
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...