10.2.12

Chef José Andrés, do Bazaar e Minibar: o meu favorito nos Estados Unidos

chef José Andrés  Foto: Divulgação


Esses dias minha amiga Mariella me perguntou de chefs americanos. Falamos um pouco daqueles de sempre: Keller, Achatz, Chang.

Mas a verdade verdadeira é que para mim, na hora de comer muitíssimo bem, eu penso de cara no José Andrés. Esse americano de adoção, que fala um inglês com sotaque espanhol fortíssimo, é, acima de tudo, um showman que adora aparecer e fazer TV. Mas Deusdocéu, como cozinha este homem!
 
Mesmo tendo chegado nos States como imigrante, ele miraculosamente construiu brilhante carreira sem ser descoberto pelo resto do mundo – até há pouco.

Eu nunca entendi muito bem porque o nome dele não tinha “caído” no mainstream, já que para mim Andrés é simplesmente o chef mais talentoso trabalhando hoje nos Estados Unidos. O mini restaurante que o alçou à fama, o Minibar, é exatamente o que o nome indica: um mini bar com seis banquetas.



Atrás do balcão, dois chef passam três horas cortando, injetando, misturando, esquentando. E a cada cinco minutos, pumba! Depositam um pratinho na frente de cada cliente. Tudo muito estranho, no bom sentido, e o mais importante: delicioso. Já experimentei muitos menus degustação, mas poucos assim, com 26 coisinhas diferentes, todas de comer de joelhos – talvez meu melhor jantar EVER nos Estados Unidos!

Quando estive lá o Minibar ocupava um cantinho no segundo andar de um outro restaurante, bem maior, chamado Café Atlantico,  um esquema meio esquisito, pra ser sincera. Mas embora se escondesse dentro de outro restaurante, e não fosse super conhecido, fazia um sucesso tremendo entre foodies. Com razão: era uma experiência tão incrível quanto um jantar no famoso El Bulli do chef Ferran Adrià, na Espanha, mas custava bem menos e era mais acessível pra quem mora nos Estados Unidos.

America Eats Tavern, em foto tirada do site do José Andrés


Sobre o Café Atlantico: ele hoje virou outra coisa, mais interessante. Em 2010 e 2011 Andrés mergulhou em estudos sobre o que comiam os americanos em décadas passadas. A instituição National Archives o nomeou “chief culinary advisor” da mostra “What’s Cooking, Uncle Sam”, que analisa hábitos alimentares ao longo da história dos Estados Unidos. Retribuiu o gesto abrindo dia 4 de julho de 2011 um restaurante pop-up no espaço antes ocupado pelo Café Atlantico, que durará mais algum tempinho e revisita pratos americanos de diferentes eras, chamado America Eats Tavern
 
 
É no mínimo curioso ver um chef espanhol alinhado com a vanguarda de Ferran Adrià do hoje fechado El Bulli (seu mentor) recriando ostras Rockefeller, sopa New England Clam Chowder e outras receitas típicas de sua terra adotiva...


Voltando ao Minibar, quando fiz a reserva lá, muitos achavam que eu tinha enlouquecido. Minha única noite livre em Washington, e eu tinha escolhido jantar sozinha em um balcãozinho sei-lá-qual?! Pois sim.

Meu banquete solitário começou com uma “caipirinha nitro” servida em taça de martini e soltando fumaça, e terminou com uma bala de açafrão cujo papel era comestível. Comi como uma rainha. Meu prato favorito? Um tal de “zuchini em texturas”, uma espécie de sopinha de sementes de abobrinha estranhamente deliciosa (o chef contou que eles tiram as sementinhas a mão, uma por uma). Estive no Minibar há um bom tempo, mas mesmo assim acho que as fotos ainda são fieis ao que ele é capaz de fazer.... Vejam:




Macarron de bolo de cenoura, no alto, e chocolate aerado

Desde esse jantar, Andrés expandiu para Los Angeles. Foi convidado a abrir um restaurante no badalado hotel SLS de Sammy Nazarian. Nazarian é dono e C.E.O. do grupo SBE, abreviação de “Sammy Boy Entertainment”, que engloba vários hotéis e restaurantes hypados nas duas costas dos Estados Unidos. Para decorar o SLS ele escalou o celeb-designer Philippe Starck e o resultado ficou uma coisa assim.... starckiana, bem doida.

 Andrés abriou no SLS o restaurante The Bazaar, que simplesmente revolucionou a cena gastronômica de L.A. (só pra provocar, uma cidade que sempre esteve para Nova York como Rio para São Paulo, em termos de gastronomia). Vejam o que escrevi sobre isso na revista WISH (clicando nas imagens elas aparecem full size e dá pra ler direitinho): 



Em poucos meses, o Bazaar recebeu cotação máxima de quatro estrelas do jornal The Los Angeles Times e foi aclamado o melhor da cidade (cliquem aqui para ler a crítica na íntegra).

No Bazaar servem algumas das especialidades de Andrés, como o algodão doce com foie gras no miolo, “caipirinha” sólida, feita com nitrogênio líquido, e bala embrulhada em papel comestível. O mais divertido:  o restaurante é um dois em um. No Rojo, o menu tem tapas tradicionais. No Blanco, o menu solta as rédeas e viaja longe (que tal uma colherada de “azeitona líquida”?). No bar Centro, escuro e sedutor, circula um carrinho de caviar. E por todo lado, bizarrices saídas da fértil imaginação de Starck, como uma poltrona de pelúcia rosa-vovó e candelabros deliberadamente desengonçados e tortos dão ao lugar um ar lúdico, meio Alice no País das Maravilhas. Imperdível.



South La Cienega Boulevard, 465, Los Angeles, tel. (1-310) 246-5555

Tamanho foi o sucesso do Bazaar que pouco depois de inaugurado elegeram o chef Man of the Year na revista GQ. E o Bazaar foi escolhido o Restaurant of the Year pela Esquire. E Andrés eleito o chef do ano de 2011 pela fundação James Beard. UFA!

Andrés, hoje muito mais famoso e fortalecido do que quando jantei no Minibar, abriu até dois restaurantes em Las Vegas. O primeiro é uma filial do Jaleo, restaurante informal de tapas espanholas que Andrés abriu em Washington em 1993.

O segundo restaurante, o China Poblano, serve cozinha inventiva. Segundo o press release, o menu faz uma releitura “andresiana” das cozinhas chinesa e mexicana. Hãn? Ambos fazem parte do novo hotel e cassino The Cosmopolitan of Las Vegas (2.995 quartos, três piscinas, duas torres de 50 andares!)

Enfim, Mari, aqui tens: José Andres is the man!



E mais José Andrés:

Restaurante Bazaar no You Tube
José Andrés no programa 60 Minutes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...