24.8.10

Starquitetos Herzog & de Meuron em São Paulo: sede da Cia. de Dança no Centro!



Quem diria: se até cinco anos atrás contávamos nos dedos das mãos quantos museus ou edifícios públicos sul-americanos com o carimbo de starquitetos internacionais, agora o cenário está mudando a passo rápido. O lindíssimo projeto do escritório Diller, Scofidio + Renfro para o novo MIS carioca (acima) é apenas um de vários museus que estão sendo planejados e que devem sair do papel nos próximos anos – e um deles trará a grife Herzog & de Meuron.

A empresa do duo de arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre De Meuron assina projetos icônicos como o Tate Modern, em Londres, e o belo estádio Allianz Arena, em Munique, e o museu CaixaForum, em Madri. O prêmio Pritzker (passe para o panteão dos grandes) veio em 2001. O mais celebrado projeto deles talvez seja o de Young Museum, em San Francisco (nas fotos abaixo), que consegue ter perfeita harmonia entre entorno e acervo.




A arte transborda para fora, com esculturas espalhadas ao seu redor, e o parque que o circunda, o Golden Gate, foi levado para o interior, em forma de jardins de inverno triangulares de samambaias e blocos de ardósia. Como de costume, escolheram um material inusual e impactante – nesse caso, painéis de cobre ora martelado, ora perfurado – para revestir as paredes externas. O tom terroso e o formato irregular, cheio de recortes e arrematado por uma larga torre em formato de trapézio invertido, evocam um templo asteca. Faz muito sentido, já que o de Young, inaugurado em 2005, especializa-se em arte e artefatos indígenas.

Agora, Herzog & de Meuron está prestes a fincar bandeira em São Paulo (até escritório eles pretendem abrir!).  O Governo do Estado contratou a dupla para projetar a sede da "São Paulo Companhia de Dança" que será erguida no Centro, onde funcionava a antiga rodoviária, quase ao lado da Sala São Paulo. Deverá ter três salas de espetáculos (1.750 lugares, 600 e 450), salas de ensaio, escola de dança e biblioteca. A inauguração está prevista para este ano, embora provavelmente só aconteça mesmo em 2011.

São Paulo Companhia de Dança


Pelo visto, os suíços estão vindo com tudo: também contei, uns meses atrás, que eles foram selecionados para projetar o novo museu de arte contemporânea em Guadalajara, no México – este, encarapitado no alto de uma montanha verde, uma série de quadrados e retângulos de concreto interligados, como blocos de brinquedo, com vista deslumbrante para um vale:

Museu de Arte Contemporânea em Guadalajara




Os melhores rooftop bars de Nova York, segundo Frank Bruni do New York Times



Frank Bruni, para quem não sabe, é o ex-crítico de restaurantes do The New York Times, que hoje escreve deliciosas matérias de gastronomia e viagem para o mesmo jornal.

Uma excelente, publicada recentemente, foi sobre o  Noma e o René Redzepi, mas há várias outras ótimas: Douro (onde ele esteve este ano), litoral da Toscana (2009), etc.

Uma das últimas foi esta "vídeomatéria" divertida sobre os rooftop bars de Nova York. Eis o link.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...