24.6.11

Restaurante Tre Bicchieri, em São Paulo: topo da lista do tem-que-ver





Em breve vou chegar em São Paulo e como sempre, vou sair experimentando os restaurantes que eu ainda não conheço. Aliás, se alguém souber de alguma novidade das boas... pufavô, deixe a dica na caixa de comentários. O curioso é que toda vez que estou em São Paulo eu penso: "Desta vez, tenho que ir conhecer, finalmente, o o Tre Bicchieri".

Aí surge alguma ideia que me parece melhor, algum restaurante que me dá mais água na boca, e pronto: acabo deixando o Tre Bicchieri para uma outra, como sempre.

Por que será? Tem a ver com o fato de que já ouvi muitos comentários negativos de gente em cujo gosto confio.... Embora tenha lido críticas mais-que-elogiosas, e visto fotos mais-que-apetitosas, como neste post de Alessandra Blanco. Mas de todo modo, está mais do que na hora de ter minha própria opinião, né?

A história, todo mundo já conhece. Marquinho e Rodrigo Queiroz, maître-sommelier e chef do restaurante Gero, respectivamente, e Cid Simão (ex-gerente de outro restaurante do grupo, o Nonno Ruggero) saíram debaixo da asa do chefe para alçar voo. Marquinho, de quem Rogério gostava muito, tinha 19 anos de casa… Rodrigo trabalhou no Enoteca Pinchiorri, famoso três estrelas Michelin florentino.



O restaurante (que fica na rua General Mena Barreto, na fronteira do Jardim Paulista com o Itaim) tem um nome que é clara homenagem ao reputado guia italiano Gambero Rosso, que premia com bicchieri (taças) ao invés de estrelas. Quem está por trás? Ninguém menos que outra dupla da pesada saída do grupo Fasano: Juscelino Pereira (Piselli, Zena Caffé, Ministro 1153) e Ricardo Trevisani (ex-gerente do Gero), hoje consultores.


Trevisani, mais conhecido dos habitués do Gero como Ricardinho, foi braço-direito de Rogério na expansão do grupo Fasano. Tem hoje duas casas de sucesso na Riviera de São Lourenço mas quer muito mais. Quer abrir uma sequencia de casas italianadas pelo Brasil afora e para isso se associou ao Juscelino.


Eles têm a consultoria Trevisani & Pereira, que segundo me contou Juscelino, "estará atuando em todo Brasil na área de gastronomia."


E o que acha Rogerio Fasano disso tudo? Não perguntei, mas esse trecho de uma entrevista que ele deu à Veja já revela um pouco do que ele pensa:

"Diversos ex-funcionários do Fasano abriram restaurantes que são muito parecidos com os seus. O senhor considera isso uma cópia? 
Eu fico orgulhoso por saber que o Fasano é uma grande escola, mas acho que muitos desses ex-funcionários poderiam ter dado um toque pessoal às suas casas. O sujeito se apropria até do meu passado, chega a falar "buon giorno", 'buona sera", como se tivesse origem italiana! Uma coisa é você ter tido uma escola, outra é sair de lá e copiar até a cestinha de pão. Tem proprietário por aí que apresenta o restaurante dele dizendo que é um "Gero 30% mais barato" (um dos restaurantes de Fasano). O que é isso? Inclusive porque ninguém faz nada 30% mais barato impunemente. "

Ora, no Brasil faz-se muita coisa impunemente. E com grande sucesso. Inclusive, copiar restaurantes…

 Rua General Mena Barreto, 765
Tel.: (011) 3885-4004

1 comment:

  1. Esse restaurante é uma tremenda armadilha. Pretensioso, cobra caro por uma cozinha de terceira categoria. Nunca mais volto. Alias, não existe mais critica gastronômica será em São Paulo.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...