15.3.11

É hora de ir para a cabane à sucre aqui no Québec: a primavera chegou!



Muitos costumes dos québecois ficam Lost in Translation. Quem é de fora simplesmente nunca ouviu falar. Exemplo: a mania de correr para as cabanes à sucre tão logo comece a primavera.

Como dá para adivinhar pelo nome, são, literalmente, cabanas de açúcar, ou cabanas no meio de florestas onde eles recolhem a água das érablières (ou maple trees), depois fervem e fervem e fervem até reduzir aquilo a um xarope, o famoso maple syrup.

Tradicionalmente, nesta época do ano, a família vai a uma cabane (hoje há muitas, virou programão turístico) e come até explodir. Porco, feijão com maple syrup, torta de carne de veado, torta de nozes, torta de maple syrup, sopa de ervilha com bacon... uma coisa assim super light! :)

Hoje em dia, há duas cabanes hype, que renovaram completamente a tradição. Uma, que é a top de todas, é a do chef cult Martin Picard - mas essa só vou mostrar depois, em vídeo. A outra é uma pseudo-cabane que de cabane não tem nada, em pleno bairro antigo de Montréal, o Vieux Montréal.

Chama-se La Cabane. Na verdade, um hangar onde puseram um  monte de arte inspirada nas florestas daqui e servem pratos inspirados nos clássicos das cabanes, mas em versão totalmente 2011.



Fui a essa cabane "hype" semana passada, quando caiu uma linda nevasca, e fiz um vídeo, para quem tiver curiosidade.... (e aqui, link para meu report prato-a-prato do jantar na La Cabane)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...