30.7.12

Os 10 restaurantes onde eu sonho em ir comer

Frosted rain: imagens projetadas sobre tiras de cristal no 41 Grados, em Barcelona

Outro dia, conversando com minha amiga Marie-Claude Lortie, crítica gastronômica do jornal La Presse, de Montreal, disse a ela que nada faz mais sucesso na mídia impressa e em sites do que listas. As pessoas amam ler listas, debater listas, imprimir listas para levar em suas viagens de férias.

Ela ouviu, achou curioso e resolveu escrever no blog dela um post com a lista dos 10 restaurantes que ela sonha em conhecer. Resultado? Choveram comentários, estações de rádio chamaram-na para dar entrevista sobre a (controvertida) lista, e chefs do mundo inteiro tomaram nota do auê via Twitter. Agora, resolvi imitá-la.

41 Grados
Hoje, ao ver um vídeo recém-postado da nova encarnação do restaurante 41 Grados (que já era algo totalmente incrível, conforme mostrei, prato-a-prato, nesse post musical), resolvi que não há nada que eu queira mais, hoje, do que jantar lá de novo. O Albert Adrià reformou o espaço, transformando radicalmente o look. Do teto ele pendurou, com a ajuda de um artista multimídia, montes de tiras de cristal que servem de tela assimétrica e amorfa para uma série de imagens que projetam durante o jantar. Ao mesmo tempo, a trilha sonora acompanha o fluxo dos minipratos e das imagens, formando, em seu todo, uma experiência maluca e multisensorial que vai muito além do simples ato de comer. Este é, portanto, o número 1 na minha lista de restaurantes que sonho em conhecer (neste caso, re-conhecer). Vejam o vídeo:




Vamos aos outros 9:

2- Calima, Marbella
Há muitos anos acompanho o trabalho do chef Dani Garcia, um dos grandes talentos de sua geração. Mas ainda falta ir até Marbella provar seu menu....

3- Osteria Francescana, Modena
Massimo Bottura não chegou à terceira estrela Michelin ou ao topo do ranking dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo à toa.... Sou fã da filosofia dele, e adoro como ele insere sua sensibilidade artística no que cozinha. 

4- Faviken Magasinet, Suécia
Já escrevi montes sobre o jovem Magnus Nilsson, aqui e também na Folha. Admiro enormemente o trabalho dele, e tenho fascínio pelo domínio que ele tem sobre o processo de putrefação de carnes e legumes. O rei das conservas.

5- Enoteca Pinchiori, Florença
Dos grandes clássicos, o que mais tenho vontade de conhecer. Talvez por causa dos elogios rasgados que ouço, há anos, de parentes e amigos.

6- Jiro, Tóquio
Sim, sei que o Jiro-San não é flor que se cheire. Sim, sei que custa uma fortuna comer lá, sendo que o ambiente é bem pobrinho. Mas também sei que o sushi é de virar os olhos, inesquecível. Desde que vi o trailer sobre o filme que fizeram sobre esse japonês tinhoso e seríssimo tenho curiosidade em conhecê-lo ao vivo.


NOZAWA from CITY ROOM CREATIVE


7- Remanso do Bosque, Belém
A verdade verdadeira: envergonho-me de nunca ter ido a Belém. Já li tanto a respeito, já vi tantas fotos, mas, até hoje não peguei um avião até lá. Quando o dia chegar, minha primeira parada será o mercado Ver-o-Peso. E a segunda, o Remanso do Bosque, restaurante dos irmãos Thiago e Felipe Castanho.

8- Next, Chicago
Segundo restaurante do Grant Achatz, que segue um conceito genial e inédito: vendem ingresso ao invés de mandar contas para as mesas, e os menus temáticos viram o estilo da cozinha de cabeça para baixo regularmente.

9- The Bazaar, Miami
Pode ser que nem seja tão bom - sempre corre-se esse risco instalando-se em um hotel da moda, como é o SLS Miami - mas essa novíssima filial do The Bazaar de Los Angeles tem o carimbo de um dos chefs mais talentosos dos Estados Unidos, o espanhol José Andrés. Aqui, eu explico porque acho ele incrível.

10 - Bras, Laguiole
O restaurante do chef francês Michel Bras é uma peça que falta no meu repertório. Ele inspirou tantos chefs, ensinou e inovou tanto que será para sempre referência. Até para poder fazer o meu trabalho direito, acho importantíssimo ir lá e tentar entender o fascínio que ele exerce sobre seus colegas de profissão.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...