23.8.10

Grant Achatz do Alinea - top restaurante das Américas - lança o Next



Para mim, um dos chefs mais geniais das Américas é Grant Achatz. Seu  restaurante Alinea, em Chicago (na foto abaixo), é atualmente cotado como número 1 dos Estados Unidos e sétimo no mundo segundo o prêmio 50 Best.



As mesas largas de mogno, os sofás de veludo, as taças Spiegelau, os impecáveis garçons e sommelier vestidos por Ermenegildo Zegna, tudo exala um refinamento austero. Mas o que faz o Alinea lotar toda noite é a comida, que tem elementos em comum com o avantgardismo à la Ferran Adrià, mas estilo e brilho próprios. Hoje considerada uma das maiores cozinhas do mundo, sua excelência deve-se ao talento e à disciplina ferrenha de Achatz.

Achatz é o Ferran Adrià dos Estados Unidos: o mais bem-sucedido e admirado chef americano alinhado com a chamada cozinha tecnoemocional. E ele recentemente anunciou uma grande novidade: vai abrir um novo restaurante, também em Chicago, chamado Next, que promete virar de ponta-cabeça nosso conceito de como um restaurante deve funcionar.

Ele vai vender entradas pela internet, como se um jantar no Next fosse um show da Lady Gaga!

Ou seja: não haverá contas a pagar depois do cafezinho, nem reservas de mesa. A pessoa chega lá de entrada em mãos, come e pronto: tudo está incluído no preço, desde os vinhos à gorjeta! E como acontece com entradas para um show, os preços podem variar conforme a data e o horário. Será que vai rolar comprar ingresso de cambista?

Outra ideia revolucionária: em vez de menu, Achatz irá servir pratos inspirados por épocas da história e cidades do mundo. Em dezembro podem servir pratos de Paris em 1912, enquanto em março tudo poderá ter mudado e a cozinha irá se inspirar na São Paulo de 1968.

Parece maluquice, mas pelo que eu conheço de Achatz o conceito será muito bem amarrado até a inauguração, ainda este ano (não há uma data específica confirmada). Só o vídeo em que o Next é "explicado", por si só, já é uma viagem:






Next Restaurant - site oficial


E aqui, uma entrevista de rádio com o chef, em inglês, meio superficial mas.... informativa. Pra quem nunca ouviu o chef falando....

Castadiva: novo resort em Como de alto luxo com megaspa e piscina flutuante




O lago de Como, no noroeste da Itália, tem como âncora o vilarejo de Como (melhor lugar do mundo para comprar gravatas!) e reúne ao seu redor casas deslumbrantes que exalam “old money”. Ao invés de mansões à moda dos novos-ricos, avista-se do lago muitos palacetes em tons desbotados de amarelo ouro e rosa claro, entremeados por escadarias de pedra e jardins minuciosamente cuidados. O único hotel conhecido mundialmente é o famoso Villa d’Este, que mantém a pompa e os rococós do passado. Trata-se, em suma, de um lugar de férias bastante elegante, onde pouco mudou nos últimos séculos.





Daí minha surpresa ao descobrir que acabam de inaugurar um “resort” chamado CastaDiva (nas fotos acima), na margem leste do lago, em um palacete do século totalmente reformado. O Castadiva tem um dos terraços mais românticos que eu já vi, onde hóspedes podem jantar debruçados sobre o lago, enquanto o salão principal do restaurante, o L’Orangerie, ocupa um jardim de inverno inteiramente envidraçado.






As suítes ficam espalhadas pela vasta propriedade, em diferentes “villas” (casas de hóspedes), enquanto o spa é do tipo arrasa-quarteirão: imenso hamman revestido de mosaico de pastilhas, imensa sauna, duchas multicoloridas e salas e mais salas de massagens e tratamentos corporais.



CastaDiva Resort: Via Caronti 69, Blevio, Lago di Como tel. 39 031 3251 1, www.castadivaresort.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...