15.2.12

Kosushi: o melhor restaurante japonês de São Paulo?





Aqui neste Boa Vida, novidade sempre tem prioridade: as pessoas querem saber como é este ou aquele lugar que acabou de abrir. Não precisam de mim na hora de marcar mesa num Gero ou Varanda, certo?

Pois bem, eu tinha outros japoneses “na fila”: preciso contar minhas impressões do novo Aze Sushi (no geral muito boas), tocado pelo sushiman favorito de tantos foodies blogueiros, o Edson Yamashita, ex-Shin Zuhi, assim como tenho belas fotos da última ida ao Hikeki, umas semanas atrás, bem bom. Ah, e andei experimentando também o Momotaro e o Sto. Bentô.

Só que hoje vou falar do velho e bom Kosuhi. Até hesito um pouco em escrever estas linhas, talvez porque meus jantares no Kosushi sejam uma porta de entrada para a minha intimidade, ali passo meus melhores momentos quando estou “off”, de folga. Um ritual que sigo religiosamente desde meu primeiro emprego, no Estadão, e lá se vão os anos…..

Chego, sento-me em frente ao George e nem preciso falar nada. Ele já sabe.


Desembarquei em São Paulo depois de longa temporada baiana e logo liguei lá. George estava de folga, me informaram. Esperei, pacientemente, ele voltar. E lá fui eu jantar com um velho amigo - esplendidamente, como sempre - e nos matamos de comer buri, que estava, naquela noite, matador.

Sempre que chego, vou direto para o canto direito do balcão, para me sentar de frente para o George. Sim, todos atrás do balcão do Kosushi mandam muito bem – mas há certas coisas na vida que vão além de uma simples saída para jantar fora. Questão – e aqui, perdoem a pieguice – puramente emocional. Para mim, aquele lugar só tem graça com George fazendo os meus sushis, logo à minha frente.

Em abril passado, escrevi algo que ainda vale hoje:

"Não costumo falar desse meu “refúgio”, mas desta vez, não deu. Acordei, neste domingo, com os dedos e a cabeça fervilhando, relembrando cada bocada de ontem à noite e com uma vontade indomável de reviver o jantar por escrito.

Meninos, eu vi. Vi como um chu toro (na foto abaixo) pode ter um tom quase puxando para o burro-quando-foge, uma textura carnuda, uma consistência amanteigada, e como pode ter outro tom e outro gosto se tirado de outra peça. Dois pedaços de céu incrivelmente tenros e gostosos que respondem pelo nome de toro mas que, naquele caso, eram dois mundos à parte.

O olhete também estava um “petáculo”, como diria minha amiga M.

Que dizer do buri? Não muito gordo, mas agradavelmente rijo e sedoso, um sonho.

Duplinha de Djô, sim, só para matar a saudade – sabiam que foi o George que inventou esse sushi de salmão batido envolto em tira de salmão? A necessidade é a mãe da invenção, e naquela época alga seca era coisa cara e rara…





E por falar em alga, a do Kosushi sempre chega à boca sequinha e crocante: não passam-se mais do que 20 segundos entre o momento em que o George arremata um sushi ou rolinho e entrega-os.

Se alguém estivesse me espiando ontem, teria se assustado: eu juntava as palmas da mão como em prece, suspirava, fechava os olhos, ia gozando de cada bocado lentamente, atentamente.
Sim, sim, eu sei que sushiman a rala o wasabi na hora e tem um arroz especialíssimo, que sushiman b vai toda madrugada ao Ceasa.

Sei também que pega bem dizer que sushi bom mesmo é no Sushi Yasuda ou no Masa, em Nova York. Ou, em São Paulo, Shin Zushi, Ban, Hideki. Ah, claro, isso para não falar dos dois japoneses mais finos, Kinoshita e Jun (adoro ambos, mas não $$ervem para um jantarzinho descompromissado e não-planejado na saída da redação....).

Para mim, no meu mundo, o jogo é outro.

O japa do Yasuda já pediu as contas e serve uns sushizinhos pequenos demais para o meu gosto. O Masa cobra muito mais do que vale. O sushi de São Paulo, no geral, me agrada mais do que tudo o que já vi e provei em Nova York.

E o George San do Kosushi, que toda vez serve e-xa-ta-men-te o que eu tenho vontade de comer, me faz feliz como nenhum outro sushiman do mundo.

Pronto, falei.




Kosushi: Rua Viradouro, 139 – Itaim Bibi
Tel:(11) 3167-7272

11 comments:

  1. Sushi bom mesmo não é em NYC, mas em Tóquio. Coma em qualquer sushi-ya high end lá e nunca mais terá vontade de comer sushi fora do Japão na vida. É como comparar fast food com três estrelas Michelin - e não estou exagerando muito.

    ReplyDelete
  2. Imagino, mesmo, que o melhor sushi do mundo esteja no Japao. é o q se esperaria, afinal, e já li bastante a respeito. O problema é q nunca fui ao Japao, entao só posso comparar sushis do mundo ocidental....

    ReplyDelete
  3. Alexandra,

    Ótimo blog e obrigado pelas dicas. Na próxima vez que você estiver em NYC vá ao NOBU, o ambiente e a comida são de se apaixonar.

    Abs,

    ReplyDelete
  4. Alexandra,

    Ótimo blog e obrigado pelas dicas. Na próxima vez que você estiver em NYC vá ao NOBU, a comida e o ambiente são de se apaixonar.

    http://www.noburestaurants.com/fifty-seven/experience/introduction/

    Recomendo a unidade localizada na 40 West 57th Street.

    Abs,

    ReplyDelete
  5. Concordo que Tokyo tem o melhor sushi do mundo... mas o Kuruma Zushi de NY nao deixa nada a desejar. Peixes saborosos como em qualquer sushi de Ginza.

    ReplyDelete
  6. Ran Sushi (Real Parque / Morumbi): CUIDADO COM "ERROS" NA CONTA!

    Acabei de retornar de um jantar no Ran. FATOS: Ao recebe a conta, verifiquei que haviam cobrado uma dose a mais de saque do que eu realmente consumi (3 em vez de 2). Pedi uma correção. Veio então a conta corrigida. Foi quando constatei que estavam cobrando uma água a mais do que havíamos pedido. 2 erros em uma conta de 5 itens. Exigi a correção. O gerente do estabelecimento veio se desculpar, alegando que haviam tido um problema no sistema. Antes de sair, curiosamente presenciei o gerente se desculpando a outro casal por erro do sistema. Imagino que, também neste caso, não tenha sido porque "o sistema" cobrou menos do que devia. Falha de sistema? Incompetência? Má fé? Não tenho como afirmar o que foi. Só sei que prefiro voltar a restaurantes onde, mesmo que cometam erros, as evidências não me deixem com a clara impressão de que tentaram me enganar. Se você quiser indicações de restaurantes japoneses, tenho pelo menos uma dúzia a dar: Momotaro do grande Adriano Kanashiro, Kinu do Grand Hyatt, Sushi Gen, Sushi Yassu, Hideki, Shintori, Kosaka, RAS em Moema, com yakitori, temaki e oniguiri fenomenais, ou o Sapporo (Moema e Itaim), por exemplo. Sou descendente de japoneses, louco por comida oriental e conheço um pouco do assunto. O Ran Sushi, no Real Parque / Morumbi, próximo à fantástica A Pizzaria, não posso recomendar. E isso, não exagtamente pela comida, mas pelo que parece ser o caráter do estabelecimento. A comida até que seria ok, se cobrassem o preço correto. Lá "o sistema" me parece estar bem errado...

    ReplyDelete
  7. Ran Sushi (Real Parque / Morumbi): CUIDADO COM "ERROS" NA CONTA!

    Acabei de retornar de um jantar no Ran. FATOS: Ao recebe a conta, verifiquei que haviam cobrado uma dose a mais de saque do que eu realmente consumi (3 em vez de 2). Pedi uma correção. Veio então a conta corrigida. Foi quando constatei que estavam cobrando uma água a mais do que havíamos pedido. 2 erros em uma conta de 5 itens. Exigi a correção. O gerente do estabelecimento veio se desculpar, alegando que haviam tido um problema no sistema. Antes de sair, curiosamente presenciei o gerente se desculpando a outro casal por erro do sistema. Imagino que, também neste caso, não tenha sido porque "o sistema" cobrou menos do que devia. Falha de sistema? Incompetência? Má fé? Não tenho como afirmar o que foi. Só sei que prefiro voltar a restaurantes onde, mesmo que cometam erros, as evidências não me deixem com a clara impressão de que tentaram me enganar. Se você quiser indicações de restaurantes japoneses, tenho pelo menos uma dúzia a dar: Momotaro do grande Adriano Kanashiro, Kinu do Grand Hyatt, Sushi Gen, Sushi Yassu, Hideki, Shintori, Kosaka, RAS em Moema, com yakitori, temaki e oniguiri fenomenais, ou o Sapporo (Moema e Itaim), por exemplo. Sou descendente de japoneses, louco por culinária e valorizador de justiça, valores e princípios considerados corretos. O Ran Sushi, no Real Parque / Morumbi, próximo à fantástica A Pizzaria, não posso recomendar. A comida até que seria ok, se cobrassem o preço correto. Lá "o sistema" me parece estar bem errado...

    ReplyDelete
  8. Alexandra,

    Vá ao Lika, sente no balcão e peça pra ser atendida pelo próprio Lika. Verás que o Kosushi é apenas um sushi mediano.

    Te garanto.

    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. boa dica, kosushi é bom, bem feito mas acho que os precos estao altos pela quantidade que servem.

      Delete
  9. Acredito que em São Paulo estamos muito bem servidos de comida japonesa. Um restaurante melhor que o outro, milhares de opções de cardapio e etc. Acabei descobrindo um perto decasa que chama kodai sushi (http://www.locamob.com.br/kodai-cozinha-japonesa/details ) adorei o local, bem amplo, com comida deliciosa. Val muito a pena ir lá.

    ReplyDelete
  10. Acredito que em SP estamos muito bem servidos de restaurante japonês. São muitos restaurantes e muitas opções no cardápio. Recentemente descobri um muito bom perto de casa, que chama Kodai Sushi. ( http://www.locamob.com.br/kodai-cozinha-japonesa/details ). Vale a pena.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...