25.7.12

Paco Torreblanca e sua grande influência na gastronomia espanhola

Paco Torreblanca com o chef Quique Dacosta no restaurante Elias

Ano passado tive o privilégio de passar um dia com o chef pastelero Paco Torreblanca, que, por brega que possa soar, é um verdadeiro artista. Ele me levou a fazer um tour por seu QG - um imenso galpão onde são produzidos os doces que ele depois manda para suas confeitarias, chamadas Pastelería Totel (a de Valencia fica no endereço Calle del Conde de Salvatierra de Alava, 35, tel. 963 941 249).

Em seguida, Paco convidou eu e o chef Quique Dacosta para almoçarmos em um restaurante aparentemente perdido no meio do nada, mas onde comi espetacularmente bem.

Diria até que ali, no Restaurante Elias em Xinorlet, provei o melhor arroz da minha vida. Feito à moda local, na paella, em fogo a lenha e super alto, e servido com o fundo pegando, o arroz meio queimadinho e caramelado, e, por cima, caracois e nacos de coelho. Deus do ceu. Aos que algum dia estiverem rodando pelo Alicante, recomendo muito - aqui, a localização exata no mapa:



Mas o objetivo do post era contar que acaba de sair um documentário sobre a vida e a carreira do Paco, feito pela televisão espanhola. No Brasil poucos sabem, mas vêm de Paco muitas das técnicas usadas em cozinhas de vanguarda por toda a Espanha. Generoso, ele sempre dividiu suas receitas e descobertas com chefs amigos, que, por sua vez, acabaram influenciados por ele.

No documentário várias figuras importantes do mundo da gastronomia dão seus depoimentos, a começar, claro, por Ferran Adrià. Felizmente, descobri que está na internet na íntegra. Ei-lo...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...