22.11.11

Gastronomika 2011 em San Sebastian: polaroids do primeiro dia de fórum

Brasileiros no Gastronomika    Foto: Divulgação

Quem me segue lá no Twitter já sabe que estou aqui em San Sebastian, no País Basco, a mil por hora, acompanhando uma tonelada de palestras de chefs importantes. Não vou voltar a explicar do que se trata esse fórum Gastronomika, para não chover no molhado... aqui neste link, meus posts que dão todos os detalhes.

Passei aqui, voando, entre uma palestra e outra, só para fazer um postzinho-momento-Caras. Não terei tempo para contar o que vi e ouvi, por enquanto, já que a correria é grande. Mas, para resumir o primeiro dia, rolou o seguinte: brasileiros subiram ao palco, um de cada vez (o Claude Troisgros não é bem brasileiro, mas de certa forma é sim, concordam?)

Helena Rizzo estava nervosíssima e notava-se. Rodrigo Oliveira do Mocotó abriu os trabalhos mandando cachacinhas para o povo da plateia e explicou suas origens e filosofias através do torresmo, e da mocofava. Alex Atala arrasou ao ilustrar, de forma sucinta e potente, sua atual vertente "roots", em que menos é mais (it's the ingredient, stupid!). Roberta Sudbrack explicou seu famoso caviar de quiabo, e sua cozinha farm-to-table em que o fogo tem muito valor; equipamentos preferidos por chefs vanguardistas, pouco ou nenhum.

Para esta brasileira, foi bonito ver o "team Brazil" na ribalta, e interagindo com grandes chefs internacionais. 

À tarde apresentaram-se três megaestrelas da cena gastronômica espanhola: Quique Dacosta do restaurante homônimo, Andoni Aduriz do Mugaritz e - dando um SHOW - Joan Roca do El Celler de Can Roca. Matou a pau, o Joan, depois mostro aqui uns vídeos que fiz da palestra, a melhor do dia.


E com isso, vamos ao que interessa: fotos!
Chefs Claude Troisgros, Quique Dacosta, Thomas Troisgros


Chefs Roberta Sudbrack, Alex Atala, Claude Troisgros, Helena Rizzo,
nos bastidores do palco logo depois da palestra do Alex

Emoção pós-palestras: brasileiros unidos


Helena e Roberta

Roberta e Claude

Alex dando à chef Carme Ruscalleda sorvete de bacuri para provar

Primeira fila de ouro na palestra do Alex: Raul e Carme Ruscalleda,
Andoni Aduriz, Joxe Mari Aizega, o diretor do Basque Culinary Center,
Pedro Subijana do Akelare,
Juan Mari Arzak fofocando com sua filha Elena, Martin Berasategui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...