16.11.10

Pedro Baptista, enólogo do Pêra Manca, e um Barca Velha excepcional


O Mario Ciccone, editor da Wish, falou há pouco com o Pedro Baptista do Pêra Manca. Nenhuma grande revelação, mas achei divertido este trechinho:

"Ouvi dizer que o Pêra Manca é o Château Margaux de Portugal. O senhor concorda?

Comparar o Pêra-Manca a uma incontestável referência mundial da viticultura é para nós um motivo de orgulho, mas também uma grande responsabilidade que assumimos safra após safra tentando sempre chegar mais longe fazendo melhor. O Pêra-Manca é sem qualquer dúvida uma das grandes marcas de referência do panorama nacional. E também já internacional. Pensamos que qualquer produto que, como o Pêra-Manca, dignifique a viticultura portuguesa, é de muita importância para a divulgação dos seus vinhos."



Faz tempo que não bebo um Pêra Manca - o último foi no Antiquarius paulistano há alguns anos - mas em compensação semana passada me abriram um Barca Velha que.... minhanossasenhora. Quase verti lágrimas de tão bom, fui dando golinhos cada vez menores pra prolongar o prazer. Era um 2000 e estava, simplesmente, em seu auge.

Nova H&M na Champs Elysées, em Paris: design de Jean Nouvel e moda by Lanvin



Com festa de arromba e convidados do high local como Patrick Demarchelier, Tatiana Santo Domingo, Nathalie Rykiel e Andrea Casiraghi, a H&M inaugurou uma flagship de 3 andares e 2800 metros quadrados no dia 6 de outubro em plena avenida Champs-Elysées, em Paris.

O design da loja, assinado pelo starquiteto Jean Nouvel tem um quê de industrial-noir, e destaca-se pelo paredão de 11 telões que cobre a fachada. E a melhor hora para ir conhecer a nova megaloja é o próximo dia 23, quando estreia a capsule collection da Lanvin, que certamente irá se esgotar em um abrir-e-fechar de olhos. Aqui, o link pra ver o look book da coleção.



O cult designer Alber Elbaz, que assina a moda da Lanvin desde 2001, tem uma legião de seguidores e a possibilidade raríssima de comprar peças dele a preços de H&M é imperdível.




A H&M, embora seja uma loja relativamente barata e popular, faz parte do circuito de compras de todo fashionista bem-informado, justamente pela alta qualidade de suas capsule collections. Antes de Elbaz, a H&M já fez parcerias semelhantes Karl Lagerfeld, Stella McCartney, Comme des Garçons e Sonia Rykiel.

Uma dica: não deixem de ver o curta que a loja postou em sua homepage sobre a nova coleção by Lanvin: www.hm.com.

H&M Champs-Elysées: 88 avenue des Champs-Elysées: www.hmchampselysees.com

E mais Paris no Boa Vida, neste link.

Chef Gordon Ramsay investe na bodega Rotisserie Laurier, em Montreal




Click here to read the English version of this post.


Bodega, como título, é modo de dizer. Mas a Rotisserie Laurier, aqui em Montreal, não passa de a um restaurante familiar, de bairro, bem simples, com cara de lanchonete. Por isso levei um susto, pra dizer o mínimo, quando li no jornal daqui, o The Gazette, que o Gordon Ramsay está assumindo as rédeas do lugar, que deve reabrir em fevereiro devidamente repaginado.

Strange, very strange. Pra que o homem precisa disso, com todas as dores de cabeça que tem tido?! As dívidas pesam, o casamento vai mal, a chef e ex-fiel escudeira Angela Hartnett pediu as contas, o sogro também saiu da empresa (ele era C.E.O. da Gordon Ramsay Holdings)....  Achei que ele estaria ocupado demais cuidando de seus perrengues pra querer se meter a botar seu nome na porta de uma churrascaria de bairro.

Mas que sei eu do que passa pela cabeça do homem?

Quem deu o furo foi a crítica gastronômica  Lesley Chesterman, no jornal The Gazette:
 
 
“It could only be described as the most unexpected foodie news of 2010. Celebrity chef Gordon Ramsay is taking over Montreal’s Rotisserie Laurier BBQ. With restaurants in New York, Los Angeles and Florida, Ramsay, 44, already has a foothold in North America. Yet this unpretentious, family-style eatery will be his first foray into the Canadian restaurant scene.
The London-based Ramsay, whose empire now counts 25 establishments worldwide, visited the Laurier BBQ kitchens three weeks ago and is “so excited, you can’t imagine,” says his partner and the owner of the building, Danny Lavy. “This is not going to be a Michelin-starred restaurant project, but a platform for something to roll out.” Plans to expand the restaurant cross-country are already being discussed."



A matéria foi febrilmente tuitada e postada no Facebook de mil pessoas, porque o povo daqui está, simplesmente, perplexo. Diz o jornal que a nova e turbinada versão da rotisserie vai ter até um biergarten na cobertura. E saladas, costelinhas e hambúrgueres no menu.

Strange, very strange.

O Ramsay tá cutucando um belo vespeiro: toda cidade tem aqueles restaurantes caidões porém adorados por velhos clientes, que guardam boas memórias de refeições em família. Minha amiga Marie-Claude Lortie, outra crítica gastronômica daqui, me disse, incrédula:

“Você viu que loucura?!?!  A Rotisserie Laurier é o MEU restaurante, da MINHA INFANCIA, tantas partes da minha vida aconteceram lá!! E agora, o Gordon Ramsay tá assumindo as rédeas?!?!"




Sócio no negócio, Danny Lavy disse ao The Gazette que embora eles não queiram mudar um lugar que tem tanta história, pretendem deixá-lo mais "hip" (cool).

Céus.

Da última vez que senhor Ramsay tentou meter o dedo em um clássico - o chiquíssimo Grill do hotel Connaught, em Mayfair - foi um desastre. Pôs Angela Hartnett pra mandar na cozinha, italianizou o menu, pintou as paredes de roxo. Fui lá com meu pai, velho frequentador, e ele praticamente soltava fumaça pelas ventas de tão desapontado! 
 
Resumindo, não tenho ideia do que pode ser a motivação de Ramsay com essa jogada. Fonte segura me contou hoje que na verdade Ramsay não comprou nada, simplesmente aceitou emprestar seu nome ao negócio em troca de uma bela grana, e que a verdadeira dona é uma mulher riquíssima, daqui mesmo. Seja como for, essa eu vou pagar pra ver!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...