29.6.12

Passeando pela Borgonha: a linda Beaune, o Hospice de Beaune e os Corton-Charlemagnes da Louis Latour

Degustando vinhaços na sede da Louis Latour....


Sempre tive vontade de conhecer a Borgonha. Via aqueles catálogos lindamente fotografados de firmas como a Butterfield&Robinson e babava. Pequenos grupos passeando de bicicleta por estradinhas que cruzam vinhedos, ao por-do-sol. Casarões de pedras, igrejas milenares, queijos de fazer suspirar.

A fantasmagórica e incrível adega da vinícola Louis Latour


Pois não vim à Borgonha comme il faut - como turista, para passar pelo menos uma semana passeando sem muito rumo - mas sim a trabalho. Vim para beber, para degustar na Louis Latour, na Simonnet-Febvre, etc, grandes Corton-Charlemagnes, Chablis e Beaujolais (sim, todas essas apelações ficam dentro da "grande Borgonha". (O maior de todos? Corton Charlemagne Grand Cru 2010 do Latour, es-pe-ta-cu-lar).

Amanhã já tenho que ir embora - uma outra aventura me espera - mas deu para ter uma boa ideia das paisagens, dos vilarejos e dos "castelos".

Isto aqui não é aquela belezura que eu via no catálogo da Butterfield & Robinson. Para ser muito sincera, já vi vinhedos bem mais belos, no vale do Mosel (Alemanha) e no Douro (norte de Portugal). Mas ainda assim, a pequena amostra de Borgonha que eu conheci tem pedacinhos absolutamente estonteantes.

Centrinho da encantadora Beaune, na Borgonha


Meus favoritos:


Hospice de Beaune, cujo telhado eu só conhecia de ver em etiquetas de vinho


- o centrinho de Beaune, coração daquele miolo da Borgonha que produz os vinhos mais top

- o Hospice de Beaune, nesse mesmo centrinho, das construções mais impactantes que alguém pode visitar na França, que, além do mais, à noite, vira tela de um incrível show de imagens projetadas que contam a sua história

Hospice de Beaune

Logo atrás das roseiras está o riozinhho que corta o centro de Chablis
Chablis



- os vilarejos minúsculos que fui passando, sem parar, um mais fofo que o outro



- e o riozinho que corta Chablis, outra cidadezinha de cartão postal

Vinícola Louis Latour

Vinícola Louis Latour

Feirinha de Beaune, em frente ao Hospice


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...