Só quem nunca veio a Montreal é que pergunta porque eu moro aqui. Quem já veio, entende muito bem: esta cidade é show, dá de dez a zero em Toronto.

Show de restaurantes BBB (bons, bonitos e baratos), show de gente bonita, show de festas boas. Eu até gostaria de passar MAIS tempo em Montreal -- é a vida corrida de jornalista globetrotter que me faz ficar dando voltas pelo mundo ao invés de curtir o bom daqui. Mas nos últimos dez dias, em que pude aproveitar este delicioso fim de outono, eu notei que tem muita novidade boa que merece ser anunciada. As duas melhores são.....

1- O Toqué, o “Fasano canadense”, desafrescalhou-se.

Comer em ambiente muito formal anda fora de moda. Ainda mais aqui. O Toqué, conhecido como o lugar mais chique e caro de Montreal, resolveu abrir para o almoço mas eliminando as toalhas de mesa e outras frescuras. Menu super em conta, climinha relax. E à noite, outra ótima novidade: um “bar gastronômico” (abaixo) onde qualquer um pode chegar, sentar e comer (muito bem), à la Atelier de Joel Robuchon, por 40 ou 50 dólares canadenses. Recomendo sem medo.

Aqui, link para meu post completo sobre as novidades do Toqué, com fotos dos pratos e menu do almoço, no Montreal for Insiders.
Toqué! 900 Pl Jean-Paul-Riopelle
tel. 514-499-2084
www.restaurant-toque.com

 

2- Le Hangar, a melhor novidade do outono

O chef famosinho daqui chama-se Louis-François Marcotte. Não chega nem perto de um Alex Atala - tem apenas 28 anos e só foi querer aprender a cozinhar aos 17, quando largou o curso de... mecânica. Hoje, sai em capa de revista de fofoca o tempo todo (caso com uma famosete), faz tevê, cria hype. O restaurante principal dele, o Le Local, eu acho uma fraude total pra ser sincera. Badalado, mas.... comi mal nas quatro vezes em que estive lá.

Mas agora ele abriu um segundo que eu adorei, chamado Le Hangar. E o melhor: perto do Downtown, uns 5 minutinhos de táxi de qualquer dos melhores hotéis. Ambiente cool, em velho galpão: paredes de tijolinho, pé-direito duplo, e uma viga trazida…. do Ground Zero de Nova York!

polenta com tomate defumado do Le Hangar

Bruschetta maravilhosa (cada dia mudam as coberturas), fininha, ultra-crocante, polentas maravilhosas também (a que eu provei era com tomate defumado). Comidinha com pegada italiana, zero criativa, porém bem-feita. Até o pudim de pão estava bom, pouco doce, firme porém sedoso, com sorvete de passas e rum bem alcóolico. Quem diria… eu não esperava tanto, confesso!

Aqui, link para meu post completo sobre o Le Hangar, no Montreal for Insiders.


Le Hangar: rua Wellington, 1011, tel. (1-514) 878-2112