23.9.10

Jantar no El Bulli: 40 serviços e 3 horas de conversa com Ferran Adrià

Ferran Adrià, Marie-Claude Lortie e eu


Há duas noites que não durmo. Quer dizer: durmo, mas pouco. Acordo com a cabeça a ferver, transbordando de flashbacks dos últimos dias, um instante mais inacreditável que o outro. Tento, ao trabalhar seriamente, não cair no terreno da "fãzoca" boba, que vai aqui e ali buscando a foto-troféu ou poder gabar-se no Twitter ou no blog que comeu aqui ou ali.



Mas os dias que têm passado - e ainda há mais três pela frente! - são simplesmente algo que a razão desconhece. E não há profissionalismo que resista à pura emoção de um jantar no El Bulli - risadas, olhares incrédulos, momentos de reflexão, momentos de antecipação. Uma vida escrevendo sobre comida para chegar até o momento crucial: aquelas horas absolutamente estranhas e intensas e contundentes e tocantes e perturbadoras e intraduzíveis. Pero... que me pasó?!


Ceci n'est pas un dîner...

Ontem, depois de QUARENTA serviços no El Bulli (e ainda viriam mais, se nossa mesa não fosse tão demorada), eu e minha amiga e companheira de viagem Marie-Claude Lortie, super crítica gastronômica québecoise, tivemos uma conversa de três horas com Ferran Adrià. E digo isso literalmente: quarenta serviços seguidos de três horas de papo aprofundado. Chegamos às 7. Nos fomos às 3h30! E que horas... e que conversa. Hombre!

Não tenho tempo pra contar, e juro que não é por falta de querer: acordei em Roses, fui à praia por uma hora - onde tive outra conversa ótima com outro chef, depois conto - entramos no carro atrasadas e viemos a 160 por hora ao aeroporto, e - UFA! - embarcamos para San Sebastian - UFA! - e largamos as malas, pegamos um táxi e jantamos no Arzak, para depois, claro, passar HORAS falando com ele e sua filha Elena, até que finalmente cheguei aqui ao hotel. São 4 da manhã.


Aqui vai um filmito curtíssimo, só de aperitivo - prometo que assim que recuperar o sono e achar um minuto que seja eu blogo algo de decente contando o que "se pasó". Pero... hombre! Esto no puede ser, me parece, de verdad, un sueño muy loco....



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...