11.9.11

O chef Gastón Acurio no Mistura: grito em prol da proteção da própria cultura e do meio ambiente


Já nem lembro mais de quantos textos escrevi e li sobre Gaston Acúrio. Muitos. Mas como tudo na vida, saber é uma coisa, ver com os próprios olhos, outra.

Meninos, eu vi.

Vi um homem que por onde passa leva um rastro de gente em seu encalço, flashes espocando. Um superstar idolatrado pelo povo, como um Pelé de 20 anos atrás. Isso não é um cozinheiro, é um homem com poder e carisma suficientes para mudar algo em seu país, alguém que já ultrapassou, há muito, quaisquer barreiras que a profissão de chef pudesse lhe impor.

Ao subir ao palco ontem, no evento gastronômico Mistura, comoveu a todos com seu discurso.

Não me alongarei em pensatas sobre o que foi dito, principalmente porque o ritmo aqui em Lima está intenso e a feira me espera (tenho postado boletins frequentes no Twitter, meu username é aleforbes) . Mas fiz questão de editar um primeiro trecho da palestra de Gaston e postar no YouTube, para dar a vocês um gostinho do que foi.

Impressionei-me, principalmente, com os paralelos entre o que aconteceu aqui e o que está acontecendo no Brasil. Eles, como nós, eram deslumbrados por tudo o que vinha de fora, e achavam a própria cozinha coisa de pobre ou de comer em casa. Um dia, enxergaram o óbvio. Nós também, já enxergamos bem melhor, mas ainda há um looongo caminho a percorrer.

Algumas frases de efeito:

"Quando saíamos de casa encontrávamos cozinha francesa, italiana. (...)
Nosso sangue, nosso sentimento, tinham um freio mental, pensávamos que estávamos destinados a comprar Hollywood, moda europeia. Não tínhamos identidade."

"Antes, tínhamos produtos que nosso olhos n podiam ver. Éramos representantes de uma cultura que não era a nossa. (...) Ocorreu uma revolução interna entre nós, descobrimos a exuberância de nossos ingredientes."

"Finalmente descobrimos que o que haviam nos contado era mentira, que nossa cultura era bonita, que nossos sabores eram intensos e sofisticados."

"Detrás dessa diversidade cultural estava a oportunidade de dar um grito de liberdade, mas para fazê-lo, primeiro, tínhamos que nos unirmos como cozinheiros."

Assistam....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...