24.1.11

Chef Ferran Adrià anuncia o novo nome do El Bulli dia 26 no Madrid Fusión

  

“Minha guerra agora é outra”, me disse em setembro Ferran Adrià, ao explicar porque e como está transformando o El Bulli em um laboratório de idéias. Em longa e franca conversa, o chef descreveu como irá funcionar “el nuevo proyecto”, cujo nome ele vai revelar esta semana, no fórum gastronômico Madrid Fusión. “Não há plataforma melhor, você tem ali 600 ou 700 jornalistas do mundo todo, qualquer coisa que se diga tem difusão imediata” explicou.

Mesmo não podendo divulgar com antecedência o nome do “El Bulli versão 2011”, Adrià falou  abertamente sobre vários tópicos, desde os prêmios como o ranking anual The World’s 50 Best Restaurants a como ele vê a experiência de se sentar para comer no El Bulli; de quem será seu sucessor como chef-restaurateur mais copiado do mundo à criatividade dos chefs brasileiros.

A entrevista completa saiu na revista Prazeres da Mesa, mas divido com vocês aqui uma das perguntas que eu fiz, sobre um tema muito em pauta hoje em dia.

O que acha do movimento de alguns chefs nórdicos, liderados por René Redzepi do Noma, de redescoberta do terroir deles e da busca por uma cozinha feita com ingredientes próprios da Escandinávia?  Da valorização de uma cozinha deles em uma parte do mundo onde sempre fizeram mais sucesso os restaurantes de comida francesa ou italiana?
Essa coisa de terroir não é nada nova.  Você sabe que foi a primeira coisa que Michel Guérard fez na época da Nouvelle Cuisine, valorizar os produtos locais, a fazenda, etc, os franceses seguem isso desde sempre. E de todo modo, o que é um produto local? O que é o quilômetro zero? O mundo é grande, hein? Na Suíça, que é pequena, é uma coisa. Em um país enorme como o Canadá, outra. Então quantos quilômetros definem um ingrediente como “local”? Essa conversa é importante mas para mim o que importa mesmo é cozinha criativa. Quantas coisas um chef criou a cada ano? Isso que falta: um controle anual do que se cria. Eu, sem criatividade, estaria morto.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...