Quando uma moda pega, sai de baixo. E a última moda é… bar de tapas. O famosíssimo chef catalão Ferran Adrià vai abrir o dele, o Tickets, em Barcelona em janeiro. O Quique Dacosta, outro super chef espanhol, cortou a fita do Mercatbar, “bar de tapas” com pegada vanguardista em Valência, há poucas semanas. Até medalhões como Raymond Blanc estão brincando de abrir lugares de comidinhas inventivas… o dele, especificamente, vai se chamar London Cocktail Bar e vai ser um bar com menu de tapas.

E em São Paulo quem carrega a bandeira das “haute tapas” é Marcelo Fernandes. O homem que pouca gente conhece mas que foi quem bancou o D.O.M. quando Alex Atala ainda não era quem ele é hoje. Sócio-investidor, vendeu sua parte no D.O.M. e partiu para outra tacada certeira: o Kinoshita.
E agora, o businessman que “glamurizou” o Kinoshita está pra abrir, adivinhem: um bar de tapas! O Clos de Tapas diz a que veio já pelo nome. Clos é uma alusão aos pequenos terrenos que valem caminhões de euros que produzem, na França, as melhores uvas das melhores maisons. Exemplo: Clos de Mesnil, um microscópico vinhedo da Krug. E tapas…. bem, são tapas mesmo, só que mais modernas e criativas do que as clássicas que a gente vê nos botecos espanhóis.

O Clos de Tapas vai ser um bar de tapas numas. Na verdade, trata-se, pelo que vi nas fotos, de um restaurante dos mais elegantes, que tem, em uma das laterais, um alto paredão de pedra bruta, e se parece com um cubo inundado de luz. As calçadas foram revestidas de mármore travertino, e o paisagismo leva a grife Gilberto Elkis. Ou seja: “bar” dos mais chiques.

O casal de chefs foi “importado” da Espanha.



Ligia Karazawa, brasileira, e Raúl Jiménez, espanhol, conheceram-se quando cozinhavam no Mugaritz, um dos maiores restaurantes de vanguarda europeus (em San Sebastian). Ela trabalhou em restaurantes do primeiro time, como Can Fabes, El Bulli e El Celer de Can Roca. Ele tem no currículo passagens por: Café de Oriente, Casa Marcial, El Celler de Can Roca e Quique Dacosta.

Dizem que vai abrir ainda este mês, quase ao lado do Kinoshita, na Vila Nova Conceição…. a ver.

www.closdetapas.com.br