Embarco no sábado para Barcelona, então estou a mil fazendo os últimos planos e pesquisas. Pedi dicas lá no Twitter e o crítico de vinhos Luiz Horta e a querida Constance Escobar responderam de pronto: vá à Vila Viniteca!
Anotadíssimo, portanto.
Resumo de uma noite perfeita em Barcelona
por Constance Escobar
por Constance Escobar
Estou em Barcelona. E minha segunda noite por aqui foi uma sucessão daqueles momentos em que a vida sorri pra gente. Ao fim de uma deliciosa tarde de andanças pelo Born, fui fazer umas comprinhas na Vila Viniteca – um paraíso pra apreciadores de comida e vinho. São duas lojas independentes, uma em frente à outra: a primeira dedicada aos vinhos e a segunda a produtos que levam qualquer gourmet à loucura. Entrei direto na segunda. E pra meu delírio, descobri que há umas poucas mesinhas onde se servem todos os queijos e embutidos vendidos ali.
Sentei-me, claro! Não tinha muito tempo, pois iria a um concerto em seguida. Mas a felicidade não precisou de muitos minutos pra se instalar. E veio sob a forma de uma primorosa seleção de queijos espanhóis. E de um chorizo e uma longaniza (ambos de Bellota Joselito) que estão entre as formas mais delicadas e prazerosas de se destruir o colesterol de um mortal. Tudo escoltado por pan con tomate.
Como se tudo isso não bastasse pra nos fazer felizes, terminamos a noite no Palau de La Musica Catalana, pérola da arquitetura modernista catalã, ao som do Concierto de Aranjuez , obra-prima da música espanhola.
Desculpem-me por misturar alhos com bugalhos, e trazer música prum blog de gastronomia. É que são meus dois maiores prazeres na vida e, muitas vezes, não consigo dissociá-los. E, de fato, senti como se todo o sabor e o som de um país se revelasse a mim numa única noite.
Vila Viniteca – Carrer Agullers 07 – Born
www.vilaviniteca.es
Aqui, o post com o roteiro completo de restaurantes que pretendo experimentar semana que vem.