Cada vez que eu chego em Nova York tenho uma listinha de lugares-tem-que-ver, que por um motivo ou outro eu sei que não posso deixar de experimentar.


Desta vez, cheguei aqui doida pra ir ao John Dory Oyster Bar (restaurante focado em peixes e frutos do mar com um grande bar de ostras e moluscos), que fica anexo ao lobby do Ace, o mais bacana dos hoteis BBB de Nova York (bons, bonitos e baratos). Eu já tinha contado a novidade aqui, mas agora eu fui, comi e comprovei.





No The Breslin, da mesma chef April Bloomsfield, servem comida é supercarnívora: salsichas, miúdos e peças inteiras de boi ou cordeiro. E até um leitão inteiro, servido para grupos em uma mesa que fica defronte à cozinha aberta.


O menu do John Dory Oyster Bar é o oposto: “bar” de ostras, lagostas, camarões, crudos, sopas de peixe, etc.








Foi uma feliz surpresa quando percebi, no sábado,  que meu hotel, o Gansevoort Park Avenue, fica a DUAS QUADRAS do Ace! Adivinhem o que eu fiz? Depois de uma manhã inteira passada no quarto do hotel, trabalhando (ARGH!) saí andando direto até lá. E foi ótima ideia: nem metade das mesas estavam ocupadas, então deu pra me sentar no bar de ostras tranquilamente e ser servida civilizadamente. Maravilha!





Tinha que pedir ostras, lógico. Escolhi umas miudinhas da costa Oeste (kushis?) que me lembraram muito as kumamotos que eu amo, e umas outras cujo nome me escapa, menos boas. Vieram com mignonette (totalmente dispensável neste caso) e raiz forte ralada na hora.





Em seguida, fui de crudo de um peixe chamado hiramasa (não sei a tradução…)






Dos melhores crudos que já comi! O peixe em bocados perfeitos que enchiam a boca. Por cima, fino gengibre confitado e pedacinhos ultra crocantes da pele do mesmo peixe, como se fossem croutonzinhos do mar. Ah sim, e uma pitada de flor de sal. Maravilha!

Terminei com um chowder de-li-ci-o-so, com gordos nacos de lagosta, cubos de batata bem molinha e de bacon, e por cima salsinha fresca e picada grosseiramente, de propósito. Delícia.





O garçon insistiu que eu pedisse uns “potato buns” pra acompanhar. Bastou dar a primeira mordida pra entender porquê: que maravilha! Pãozinho super macio e amanteigado, com crosta crocante, textura lembrando a de um brioche, com sal marinho salpicado por cima. Viciante!





O chopp que eu pedi casou esplendidamente com meu singelo almocinho de sábado. Saí caminhando pela tarde fria e cinzenta como se levasse um sol dentro de mim. Impressionante como comer bem me põe feliz!




John Dory Oyster Bar: 1196 Broadway, tel. (212) 792 9000
The Breslin: Rua 29, 16, tel. +(646) 214 5788
Nenhum dos dois faz reserva....