12.2.11

Os dez melhores restaurantes de Nova York: minhas dicas para Isa e Marco



Atenção: já há uma versão atualizada deste post, que inclui meus novos favoritos (Franny's, no Brooklyn, e The Dutch, principalmente). E outra: o Le Bernardin está de décor novo e perdeu o ar antigão/careta, é hora de voltar lá.... Aqui, o link das dicas de Nova York atualizadas.

Meus amigos Marco Antônio e Monica estão em Nova York, e Isabella vai em breve, e eles me fizeram a pergunta que todo mundo me faz: “estou indo pra Nova York, que restaurantes você indica?”

Vamos simplificar? Resolvi botar “na roda” minha resposta, porque sei que deverá ser útil não só para o Marco, a Mônica e a Isabella, mas para qualquer pessoa que esteja planejando ir a Nova York nos próximos meses….

Essa lista é pra lá de subjetiva, claro, e reflete os gostos muito peculiares de uma comilã insaciável. E atenção: não estão em ordem de preferência!




Momofuku Ssam Bar


1 – Momofuku Ssam Bar – animado, barulhento, sempre lotado, comida de-li-ci-o-sa focada em porco e sabores asiáticos. Conforto, há pouco: os bancos são toras de madeira cortadas em cubo ou retângulo. Come-se no balcão. A espera é na doceria e padaria anexa.
Esse David Chang…. tiro meu chapéu. Eu comi tão bem no Ssäm  Bar que até perdoei a existência daquele sistema de reservas online IN-SU-POR-TA-VEL que ele impõe em quem quiser ir comer no Momofuku Ko, o outro restaurante dele. Sabem do que mais? Que se lixem o Ko e seu 12 lugares impossíveis de reservar: depois de ir ao Ssäm Bar concluí que não preciso de mais nada na vida.
O menu é legal, diferentão. Divide-se em capítulos: crus, presuntos, da estação/da região, miúdos, etc. E as porções, pequenas, permitem que se peçam vários pratinhos pra experimentar.
Imprescindível experimentar o sanduichinho de barriga de porco no steamed bun (pãozinho feito no vapor, quase uma panqueca gorducha). Pra dar um contraste, julienne de pepino e scallions. Maciozinho e quentinho, a carne uma manteiga, cada bocada um pedacinho do céu.








Não fazem reserva….
Momofuku Ssäm Bar: 207 2nd Avenue, esquina com rua 13, sem telefone.




Minetta Tavern


2- Minetta Tavern – em uma ruela no Village, pequeno, apertadinho, ultrabadalado, sempre lotado, difícil de reservar, super bife, super hambúrguer, comida pendendo para francesa deliciosa. Meses foram gastos no restauro dessa velha taverna do Village de modo que quase não se diferencia o novo do original. Fica numa viela, rodeado de barzinhos encardidos, neons, lojas furrecas, uma coisa assim bem alternativa. Mas sua clientela bem-vestida e ruidosa não tem nada de alternativa: famosos, aspirantes a famosos e boa parte do who’s who de Nova York. Reservar com muita antecedência é primordial.
  Nunca comi algo lá que não estivesse excelente. Gosto bastante do trio de tartares, por exemplo: vitela com trufa preta, cordeiro com menta e azeitona e carne com mostarda e picles. Carnes cortadas na faca com cuidado, os cubinhos todos idênticos, de um rosa e um vermelho intensos, e claramente de uma qualidade e frescura bem superiores à média. Outro de meus favoritos é o tutano de boi servido ainda no osso, aquela gordura rica e explodindo de sabor, salpicada de salsinha e tomilho picados e, pra acompanhar, fatias tostadas de baguete. Mas verdade seja dita: quase todo mundo que vai comer lá pede a carne (maturada, perfeita) ou o Minetta Burger (com queijo cheddar e cebola caramelada).

Minetta Tavern: Rua MacDougal esquina com Minetta Lane, tel. 212-475-3850


Standard Grill: super hambúrguer no Meatpacking


3- The Standard Grill – no térreo do hotel Standard, no Meatpacking, especializado em carnes e hambúrgueres, ambiente super charmoso, muito badalado. Em geral, ótima comida.
Rua Washington , 846, esquina com rua 13.
Tel. (212) 645-4646




Daniel: a cara do Upper East Side (chic e caro)



4- Daniel – caro, chique, clientela mais velha, formal, lá no Upper East Side. Três estrelas Michelin mais do que merecidas para o famoso chef Daniel Boulud. Se é para comer also super fino (e caro), para ter uma noite mais formal, então que seja no Daniel. Os concorrentes principais são ótimos, claro – Jean-Georges, Del Posto, Le Bernardin, Per Se – mas de todos acho o Daniel o mais acolhedor e bonito (muito melhorado depois da reforma assinada pelo celeb-designer Adam Tihany). Talvez seja por estarem acostumados a receberem muitos brasileiros, mas o serviço lá sempre é super caloroso. E quanto à comida, em minha opinião nunca esteve melhor.
Restaurante Daniel: 60 E 65th St, tel. (212) 288-0033
Link para meu post aqui no boa Vida



DBGB, na Bowery, do Daniel Boulud


5- DBGB – lugar casual do mesmo chef Boulud, na Bowery (Downtown, perto de Nolita). Escurinho, hambúrgueres deliciosos, barulhento, badalado. Fachadinha apagada, de vidro, sem graça nenhuma. Mas uma vez lá dentro a gente vê que na verdade o décor é lindo: salão principal tem uma cara bem diferentona, com sofás cinza-granito de espalda alta formam “booths” e as mesas ficam meio engaioladas no centro de um cercado de prateleiras, onde ficam expostas panelas de cobres presenteadas por chefs famosos, conservas e garrafas de vinho. O hambúrguer chamado “the piggie” tem por cima da carne de hambúrguer um montinho de carne de porco barbecue desfiada; pão feito com cheddar e milho, e uma maionese de pimenta jalapeño pra dar um coice leve. Ma-ra-vi-lho-so, gostinho bem defumado, irresistível contraste de doce, salgado e picante. E macio como colo de babá. Costuma vir com fritas mas pedi uma salada de alface bib – pecado, eu sei… O cachorro quente da casa é outra maravilha: o pão, tostado; a salsicha, gorda e levemente defumada.
DBGB: Rua Bowery, 299, tel. (212) 933-5300


 
Eleven Madison Park





6- Eleven Madison Park – lindo, lindo, lindo, pra ir com a namorada ou mulher, muito elegante e bastante caro mas a comida vale cada dólar. Fica de frente para o parque que lhe dá nome.
Eleven Madison Park: Av. Madison, 11, tel. (212) 889-0905



7 – Pulino’s – o novo do Keith McNally dono do Balthazar, Pastis, Morandi, Minetta Tavern, na Bowery, que tornou-se verdadeiro corredor gastronômico. Lugar sempre ultra-lotado (reservem sem falta!) pra comer pizza bem-feita, e carnes assadas também em forno à lenha.



282 Bowery, tel. (212) 226-1966, www.pulinosny.com

8- Sushi Yasuda – japa pra quem leva sushi a sério, no Midtown. Não serve quase nada além de sushi, e o melhor lugar é no balcão de frente para o próprio Yasuda. Bem caro.
204 East 43rd Street tel (212) 972.1001, www.sushiyasuda.com/

9 – Peixes e frutos do mar? Querendo gastar, sempre há o excelente Le Bernardin – caro, careta, formal, clientela business, salão meio anos 80 mas mesmo assim um dos meus favoritíssimos porque os peixes são simplesmente maravilhosos. Quem nunca foi tem que ir, nem que seja uma vez na vida.
155 West 51st Street . tel. (212)-554-1515

Mas, atualmente, se é para comer em um bom restaurante de peixes e frutos do mar, prefiro o Esca. Simples, com toalhas brancas nas mesas e paredes pintadas de creme. Em um endereço ermo, no bairro Hell’s Kitchen e perto da megaloja de fotografia B+H, brilha pelo que traz no prato: delícias recém-tiradas do mar, sempre com a maior qualidade possível.

Crudo de vieiras do Esca, o melhor que já comi



Os crudos são impecáveis, idem os peixes servidos inteiros, trazidos à mesa em frigideira funda de cobre. Até a sopa de pescados e mariscos merece aplausos. O chef e entendido no assunto chama-se Dave Pasternak, mas por trás dele há a mão onipresente de Mario Batali, sócio-proprietário do negócio. Este é para anotar, sem falta, no caderninho…
Esca: 402 West 43rd Street, tel. 212 564-7272, www.esca-nyc.com
Del Posto, o super italino do Mario Batali no Meatpacking

10 – Del Posto – o italiano do Mario Batali no Meatpacking que acaba de receber a cotação máxima do crítico do The New York Times. Lindo, chique e… delicioso.
Saiba mais sobre o Del Posto, aqui.

Esca, meu restaurante de peixes favorito em Nova York



Andam falando ( escrevendo) muito sobre o Marea, na Central Park South. Eu, pessoalmente, acho o lugar sem charme e caro demais. O Le Bernardin é muito melhor, mas.... bem careta e corporativo e caríssimo.

Se é para comer em um bom restaurante de peixes e frutos do mar, sem gastar uma fortuna, prefiro o Esca. Simples, com toalhas brancas nas mesas e paredes pintadas de creme. Em um endereço ermo, no bairro Hell’s Kitchen e perto da megaloja de fotografia B+H, brilha pelo que traz no prato: delícias recém-tiradas do mar, sempre com a maior qualidade possível. 

Crudo de vieiras do Esca, o melhor que já comi



Os crudos são impecáveis, idem os peixes servidos inteiros, trazidos à mesa em frigideira funda de cobre. Até a sopa de pescados e mariscos merece aplausos. O chef e entendido no assunto chama-se Dave Pasternak, mas por trás dele há a mão onipresente de Mario Batali, sócio-proprietário do negócio. Este é para anotar, sem falta, no caderninho…

Esca: 402 West 43rd Street, tel. 212 564-7272, www.esca-nyc.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...