3.12.10

Hotel Gansevoort Park Avenue em Nova York: baladinha...



Vou dar uma sumida nos próximos dias porque acabo de chegar em.... New York! A agenda tá cheia, vou correr feito louca mas mesmo assim tô bem animada. Vim testar vários hoteis novos pra revista ALFA. Revista, aliás, que tá show, vocês têm visto?

Nova York tá cheia de gente e cheia de hoteis novos. Vou visitar o The Chatwal, o The Surrey, o novo Intercontinental do Times Square, etc. Hoje, o hotel da vez é o Gansevoort Park Avenue (irmão caçula do Gansevoort do Meatpacking). Primeiras impressões? Não enxergo nada neste quarto escuro, que mania chata essa dos hoteis da moda de forçarem a gente a ficar na penumbra! :)

Não vi quase nada além do lobby, bem bonitão e negro, com candelabros coloridos e poltronas tamanho-gigante à la Philippe Starck, e do meu quarto, com vista pra Park Avenue. Mas pela musiquinha lounge e pelo aviso que me mandaram assinar, dizendo algo do tipo "eu certifico que não vou trazer mais de 4 pessoas pro meu quarto", já deu pra sentir que isto aqui é hotel-baladinha...

Aliás, quem tiver dicas boas, por favor avise aqui na caixa de comentários (e não vale dar dicas que já saíram aqui, hein? Tipo Eately, Lincoln, John Dory Oyster Bar, etc). :)

Tenho jantar marcado, já tá na hora sair voando, mas assim que der eu conto mais. Fui!

Chef Martin Berasategui agora tem sete estrelas no Guia Michelin


Minha semaninha em San Sebastian foi intensa. Quase intensa demais: havia momentos em que eu não sabia se aguentaria de pé até o final, de tanto que bati perna, fotografei, entrevistei, comi e bebi.

Felizmente, consegui experimentar vários restaurantes que estavam na minha lista: Elkano (peixes e frutos do mar na grelha), Akelarè (três estrelas Michelin), Mugaritz (ultra vanguardista, duas estrelas Michelin) e o mítico Extxebarri ("asador" quiçá mais refinado do mundo, de altíssima qualidade), etc.

Mas não deu pra voltar ao Martin Berasategui, onde jantei uma vez com meu pai, anos atrás. Pena.....

Restaurante Martin Berasategui, nos arredores de San Sebastian


Só que nem por isso vou deixar de falar desse chef que, esta semana, está jubilante por ter ganho mais uma estrela Michelin, totalizando sete - só Santi Santamaria conseguiu tal façanha na Espanha.

Um crítico gastronômico que respeito muito, o espanhol Carlos Maribona, esteve há pouco no segundo restaurante dele, o Lasarte, em Barcelona, e gostou muito. Vejam o que ele escreveu a respeito:


Hacía casi dos años que no pasaba por Lasarte. Y tengo que decir que el restaurante está aún mejor que entonces. El nivel de cocina es altísimo; la sala, dirigida con mano firme por Oneka, la mujer de Martín, funciona como un reloj; y la bodega sigue siendo espléndida, con un trato más directo por parte del nuevo sumiller, cuyo nombre siento no tener controlado. Sigue siendo un espectáculo la enorme cocina donde se forman muchos de los que serán grandes nombres de la gastronomía española de los próximos años. Porque Martín es un magnífico maestro. Por poner sólo dos ejemplos, discípulos suyos son dos de los recién ascendidos a dos estrellas Michelin: Dani García y Eneko Atxa. Esa capacidad formativa es la que le permite tener restaurantes de alto nivel repartidos por España e incluso por el mundo. LASARTE, en Barcelona; MB, en Tenerife; SANTO, en Sevilla; o MARTÍN, en Shangai. Al frente de cada uno de ellos, un cocinero de altura formado junto a Berasategui en Lasarte. Así es este personaje, cariñoso como pocos y al mismo tiempo mal enemigo.

Aqui, o texto de Maribona na íntegra.

Martín Berasategui: Loidi Kalea 4. 20160 Lasarte-Oria (Gipuzkoa)
Tel. (34-943) 366 471 / (34-943) 943 361 599

E mais Gastronomika e San Sebastian:



Richard Gere tem um Relais et Chateaux perto de Nova York, sabiam?


Quem diria.... o ator Richard Gere é hoteleiro! Ele comprou, com a mulher, um pequeno hotel chamado Bedford Post Inn, de apenas oito quartos. “Quando foi posto à venda, eu, minha mulher Carey Lowell e nosso sócio Russell sentimos que era uma grande responsabilidade trazê-lo de volta à vida (ou melhor, minha mulher achou que eu era louco mas no final acabou mergulhando no projeto e ajudando no design)”, conta Gere. “Achávamos que poderia se tornar, um dia, o foco de nossa comunidade, com um club house, e, claro, ótimos comes e bebes”. 

Gere é conhecidamente budista, então o lugar tem todo um vibe espiritual: o lugar perfeito para prarticar meditação, ioga (há aulas diárias) e tai chi. O hotelzinho, que faz parte da associação Relais & Châteaux, fica a pouco mais de uma hora de Manhattan, na chiquíssima região de Westchester (onde vivem muitos banqueiros e milionários dot.com): dá para ir passar dois dias de relax antes ou depois de suas férias novaiorquinas. Não se engane pelo nome e look “fazendinha” do restaurante, chamado The Farmhouse: a cozinha é levada super a sério, e vem gente de longe provar o ambicioso menu “chef’s tasting”.

Bedfort Post Inn:
Bedford, New York,
Tel. +1 914 234 7800
http://bedfordpostinn.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...