27.11.10

Chef Josean Martínez Alija anuncia: novo restaurante em início de 2011

Chef Josean Martínez-Alija, do Guggenheim Bilbao


Isso aqui não vai ter o menor interesse para os não-foodies, eu sei. Mas é grande notícia no mundo dos chefs. Ontem, durante o fórum gastronômico Gastronomika, o chef Josean Martínez Alija, do restaurante Guggenheim Bilbao, anunciou que abrirá um novo restaurante, cujo nome ainda está em segredo.



O projeto não será um espaço novo qualquer, mas sim um lugar que pretende mudar as regras do jogo, fazendo o serviço de mesa interagir mais com cada prato servido. Ou seja: não esperem pratos e talheres normais, mas sim modos de servir totalmente inesperados. O salão vai virar peça-chave do processo criativo.



A revista de alta gastronomia APICIUS já tinha revelado mais detalhes, mesmo antes do congresso. O maître Urko Mugartegui, que está bolando com o chef aquilo que os dois já chamam de "o restaurante do futuro", disse à revista que "O essencial dessa filosofia se interpreta no salão mediante a uma mise-en-scène que busca a cumplicidade do comensal no jogo de provocação".

Maiores detalhes, ele não quis dar, usando a tática Ferran Adrià de criar suspense deixando para contar tudo só mais pra frente. Não revela o nome nem a localização exata do restaurante, mas já se sabe que ficará pegado ao do Guggenheim.

Vamos ver no que vai dar. Eu sou muito desconfiada de ideias que envolvam a participação dos clientes, porque eles, afinal de contas, chegam ali com níveis de conhecimento e interesse muito díspares e por isso podem criar situações de descontrole, em que chef e maître perdem as rédeas.

Democracia no desenrolar de jantares em grandes restaurantes costuma dar errado..... Esperemos que seja mais uma aventura de aumentar a participação dos garçons no que se passa à mesa, e não os clientes...

E uma curiosidade: sabiam que o chefe do Josean é o Andoni Aduriz? Sim, o restaurante do Guggenheim pertence ao grupo comandado pelo chef-proprietário do Mugaritz, o IXO.

Aqui, a parte da apresentação do Josean em que ele falou do novo restaurante - que deve ser inaugurado em fevereiro de 2011 - e mostrou umas imagens computadorizadas do novo espaço.
Atenção: eu filmei com meu iPhone o vídeo que era mostrado, então a qualidade é péssima. Para enxergarem o tour virtual, aumentem a janela do vídeo abaixo para tela cheia.



E mais Gastronomika e San Sebastian no Boa Vida:

Abertura do Gastronomika 2010: noitada no Museo del Whisky

Palestra de Ferran Adrià no Gastronomika: vídeo mostrando os pratos de 2010

Gastronomika: programa completo inclui grandes nomes como Adrià, Andoni, Arzak, Anthony Bourdain e Daniel Boulud

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...