O que FAZ um chef nem sempre restringe-se ao que ele serve no prato. Para alguém chegar ao Olimpo é preciso boa dose de carisma, bons relacionamentos, talento para falar em público e, principalmente, coragem para ir onde outros não foram. Estar ahead of the curve, como se diz em inglês.
Nem preciso dizer que o cara que mais se encaixa na definição acima é o Ferran Adrià – que ainda vai revolucionar muita coisa com seu think tank El Bulli Foundation, com data de estreia marcada para daqui a dois ou três anos.
Mas eu colocaria David Chang nessa mesma categoria, de chefs sem medo de ousar e, portanto, pontos de referência para os que vêm na cola.
Exemplo: enquanto outros fazem livros - nada contra, claro, mas algo bem déjà vu -, ele resolveu bolar um app super completo, uma espécie de livro digital e multi-facetado. E acompanhado de uma revista! A dupla app+revista (journal), chamado Lucky Peach, terá quatro edições por ano. Cada edição irá focar em um prato. A primeira, por exemplo, irá explorar o riquíssimo universo do ramen, o macarrão que é a comidinha de rua favorita de milhões de japoneses, e que virou tema e prato principal do primeiro restaurante de seu crescente impérico, o Momofuku Noodle Bar.
No app a pessoa poderá não só ver Chang preparando um ramen como também mil e uma variações de ramen (50 receitas, na verdade), entrevistas com experts como o químico cult Harold McGee, filminho de uma visita a uma fábrica de ramem em Tóquio, ilustrações, o diabo.
Para Chang, o app parece um quadro de Escher, em que se descobre algo novo a cada vez que se olha.
Ele disse ao Diner’s Journal, o blog do The New York Times, que preferiu fazer isso a um programa de televisão por ter mais liberdade criativa e mais chance de fazer experiências que podem render frutos (e novas ideias de pratos) para seus restaurantes.
Para quem quiser maiores detalhes, saiu aqui uma matéria, em inglês, explicando quem está por trás do projeto e como surgiu a idéia.
Ele disse ao Diner’s Journal, o blog do The New York Times, que preferiu fazer isso a um programa de televisão por ter mais liberdade criativa e mais chance de fazer experiências que podem render frutos (e novas ideias de pratos) para seus restaurantes.
Para quem quiser maiores detalhes, saiu aqui uma matéria, em inglês, explicando quem está por trás do projeto e como surgiu a idéia.