26.11.10

Estrelas Michelin Espanha 2011: sobem os chefs Dani Garcia e irmãos Torres



Acabei de chegar da cerimônia de entrega das estrelas Michelin 2011 para Espanha e Portugal. Surreal, a cena. À minha volta, muitos dos chefs multi-estrelados da Espanha - Andoni Aduriz, Quique Dacosta (elegantíssimo, de terno e colete), Joan Roca, e o trio de ouro de San Sebastian: Juan Mari Arzak, Pedro Subijana, e Martin Berasategui.

Também estranhei muito que o caro e chique hotel Hotel Maria Cristina de San Sebastián não oferecesse um mínimo de conforto: os chefs e vários jornalistas se amontoavam, de pé, passando calor, em uma sala de conferência. Se estivesse o Michelin a ser julgado, levaria meia estrela pelo set-up.... :)


Quique Dacosta, logo antes de saber que não receberia a terceira estrela


Enquanto câmeras filmavam as reações deles, algum oficial do Michelin ia lendo os novos - e poucos - ganhadores de estrelas. Os três estrelas continuam os mesmos: ninguém entrou pro clubinho de ouro composto de El BulliArzakMartin BerasateguiAkelareSant Pau, Can Fabes e El Celler de Can Roca.



Dani García, do Calima, que anda impressionando muita gente com o que sai de sua cozinha, foi de uma pra duas. Justíssimo. E logo os chefs todos davam brados de alegria e confraternização, e abraçavam Dani. Javier Torres, um dos dois gêmeos do Dos Cielos, celebrou, na mesma rodinha, a conquista da primeira estrela (na verdade trata-se de um dois ou até três estrelas, mas é novo então só por isso tem apenas a primeira....).

Joan Roca, do El Celler de Can Roca, e Javier Torres, feliz
com a primeira estrela para seu Dos Cielos


Confesso que nunca tinha imaginado como seria, para esses chefs, estar em tal evento. Cinegrafistas filmando suas reações, incomodando, quase, todos ali querendo saber deles como se sentem com os resultados. Um pouco cruel, para ser sincera. Não gostaria de estar na pele deles.


A lista completa segue abaixo mas contém poucas novidades. A verdadeira notícia foi a não-notícia: Quique Dacosta, que do ponto de vista de todos os que comeram em seu restaurante recentemente já está mais do que no ponto de receber a terceira estrela, foi "castigado" com a não-ascensão. Idem Andoni Luiz Aduriz, do Mugaritz, que também tem que se contentar com duas estrelas por mais um ano pelo menos.

Portugal foi solenemente ignorado durante a festa - sequer citou-se quaisquer um de seus chefs - mas os observadores notaram que a grande - e triste - novidade foi a queda do Eleven, em Lisboa, que perdeu sua estrela.

Restaurante Eleven, em Lisboa, perde sua única estrela Michelin

Outra grande vergonha? Perdeu sua estrela o El Castell de Ciutat, que pertence a ninguém menos que o presidente mundial da associação Relais & Châteaux, Jaume Tapiès, que vive viajando pelo mundo afora. É o que sempre digo: o olho do dono engorda o boi....


O recado do Michelin é simples: chefs, estejam em suas cozinhas. Os mais viajantes foram castigados. E o guia fez bem em "promover" o Dani Garcia, que está de fato em ótima forma. Só me incomodou ver que Quique Dacosta ainda não levou a merecida terceira estrela: querem fazê-lo pastar mais um pouco, pelo visto...

O chef Juan Mari Arzak servindo um de seus "menires" de mandioca, huitlacloche,
cebola e foie ao José Carlos Capel, um dos maiores críticos gastronômicos da Espanha.


Depois do anúncio oficial passamos a outra sala onde tinham montado um cocktail dinatoire. O melhor "estande", sem dúvida, era o do Akelarè, onde estavam preparando a famosa "lagosta na cafeteira" do chef Pedro Subijana, entre outras coisas. Que de tão maravilhosa merece um post por si só, já já edito o filme...



E mais sobre os estrelados no Guia Michelin:

Meu jantar no El Bulli: fotos prato-a-prato e vídeo 

El Celler de Can Roca, em Girona, o melhor da Espanha, quicá do mundo

Almoço no Akelarè com Daniel Boulud, Drew Nieporent e Colman Andrews (biógrafo de Adrià) 

Quique Dacosta fecha de novembro a abril e abre o bar de tapas MercatBar em Valência 

Almoço no excelente Dos Cielos, em Barcelona (1 estrela Michelin) 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...