Galleta de macadamia: tenra (à esq.) e tostada: quase uma nuvem! |
Micro camarõezinhos sobre "tortilla", na verdade um wafer levíssimo que dissolvia na boca e tinha gosto de... tortilla |
Mas falemos do El Bulli, que sei que é disso que mais querem saber.
"E aí, tava bom?"
Impossível responder sim ou não. O que é uma boa ida a restaurante para vocês? A comida tem que ser gostosa? O lugar tem que ser acolhedor?
Digo o seguinte: seria impossível descrever o jantar do último 22 de setembro prato-a-prato, tentando destrinchar a, b ou c, mais ou menos como fiz ao relatar o almoço no Celler de Can Roca. Mesmo porque, antes de ir ao Bulli eu pensei longa e seriamente: o que quero tirar da experiência? Como posso viver aquilo sem me auto-sabotar, sem ficar anotando febrilmente cada sussuro do sommelier, cada objeto não-identificado que ponho na boca? Não queria desperdiçar uma noite mágica tomando notas.
Resolvi erguer as mãos ao alto e não querer controlar demais minha noite. Não consultei antes o e-gullet, o fórum onde doidos como eu trocam fotos e comentários de grandes refeições. Não olhei de novo meus livros sobre o El Bulli. Tentei dar uma marcha-ré, bloquear tudo aquilo que já lera sobre o lugar. Pensei nas sábias palavras do grande chef Juan Mari Arzak:
"Há que se ter capacidade de assombro e olhos de menino"
Pois fui ao Bulli com olhos de menina.
E menina até meio abobada pela importância da ocasião, no táxi o coração ia batendo forte, a cada minuto eu soltava um riso nervoso de excitação.
Do mesmo modo que procurei me despir das armas - não procurar analisar quais técnicas poderiam ter sido usadas em cada estágio do banquete - resolvi que aqui também eu não faria isso. Quem quiser detalhes técnicos saberá onde buscá-los.
Aqui, posso lhes contar o que senti. Senti um cheiro intoxicante de pinheiros e maresia ao chegar. A brisa quente do mar, a maciez dos pedriscos do belo pátio ajardinado à entrada.
Senti a eletricidade no olhar dos outros que ali estavam, todos claramente se sentindo especiais, em um lugar especial, vivendo uma noite especial.
À mesa, senti um mixto inexplicável de polimento à la três estrelas Michelin e descontração à espanhola. Serviço de mesa eficiente porém caloroso, o que ajudou a quebrar o nervosismo inicial.
Os pratos, já disse, não serão descritos e comentados um a um. Mesmo porque me pareceram notas de um concerto. Nada de confusão no prato: um sabor, dois sabores. Poucos elementos de cada vez.
Caviar verdadeiro e caviar falso: qual é qual? Avelãs esferificadas sobre molho de caviar. E do outro lado, caviar sobre molho de avelã. |
Elementos dissonantes, sim. Às vezes até desagradáveis. E ainda mais perturbadores por causa do efeito trompe l'oeil (outro fio condutor da noite). Quando vejo algo que parece um tiramisù, meu cérebro já começa a soltar sinais de "eu quero! delícia!". Então a boca leva o dobro do tempo para entender que não, não se trata de tiramisù. Muito pelo contrário. A decepção é inevitável....
"tiramisú" falso de inspiração japa: soja e tofu. Bem ruim... |
Era como se eu estivesse, com a cara a meio palmo da tela, olhando um grande pintor dando suas pinceladas. Umas pinceladas eram mais nítidas, outras menos. Mas nenhuma poderia existir fora daquele contexto. Partes de um todo.
Certas partes achei deliciosas, como os caviares mostrados acima, o incrível crocantezinho de hibisco com recheio de amendoim que parecia papel de seda ao se desintegrar na boca, e, mais tarde, isso aqui:
Endívias cruas e cozidas em papillote (o broto do miolo, não as folhas maiores), e azeite esferificado |
Agora, revendo as fotos, relendo as anotações - ou seja, dando três passos ou cinco para trás, enxergo o quadro completo: belíssimo!
Mas naquela noite, eu via apenas as pinceladas, algumas suaves, mas na maioria das vezes fortes, violentas. Sentimos sabores fortes. Contrastes fortes.
Perceves: rara iguaria da qual não sinto a mínima saudade! |
Alguns elementos funcionavam como elo entre as partes, iam aparecendo aqui e ali de formas diversas.
Elementos que me transportaram para um chalé nas montanhas em algum lugar do mundo. Outono.
- vermelhos, laranjas
- caldos, vapores
- cheiro de lareira, especiarias
- tronco, lascas de madeira, castanhas, pinolis, nozes diversas
Lulo (fruta exótica que lembra um macacujá) na grelha: sabor de fogueira |
Trouxeram uma caixinha com ramos de pinheiros e mandaram que cada um pegasse um pouco e chupasse. As pontas tinham sido mergulhadas em mel. Gostoso e agradavelmente bizarro! Também trouxeram um sachê para cada um de nós, a horas tantas. Só para cheirar, instruíram-nos. E o sachê me levou de novo para aquele chalé de montanha, com a lareira acesa e a espingarda de caça pendurada ao lado da porta. Minha amiga Marie-Claude guardou o dela na bolsa e sacou três dias depois, enquanto comíamos em outro lugar. Peguei, cheirei. E no mesmo instante fui transportada de volta para aquela noite de outono em Roses.
E lado-a-lado com o outono, que não deixa de ser um preparo para a morte que vem a seguir, tivemos também durante o jantar:
- sangue
- pássaros mortos
- sabores de carne madura, por vezes ferrosos
Pombo com molho de pombo, e pombo com molho de amora, cacau e gordura de foie. E gergelim negro. |
E gelo. Gelo, quem diria! Lasquinhas finas sobre um tartare de tomate. E depois, uma crosta, também muito fina, sobre um prato grosso e pesado de vidro, como um lago quando se congela pela primeira vez na chegada do inverno.
Lago congelado: menta e açúcar mascavo sobre finíssima crosta de gelo |
A mais delicada "tortilla" do planeta: quase um nada |
Viajei? Pode ser. Mas notem: Adrià não cria pratos como os outros seres humanos. Ele pensa primeiro em um conceito. Uma ideia, em suma. E dali, o conceito toma forma através do ingrediente x ou y. E sendo o meu um jantar composto de conceitos, acho que eu tenho o direito de interpretá-los como o meu coração mandava naquela noite. Justo?
O mais interessante, para mim, foi ver esses conceitos repetidos em dois, três, quatro "pratos". Como se, para usar de novo analogia artística, se tratassem não de pratos únicos mas sim dípticos ou trípticos. Sequências em que os mesmos ingredientes surgiam em interpretações diferentes.
Senti uma sequência nipônica, outra outonal, outra de cítricos e frutos do mar e "mexicanismos". Que iam alterando o ritmo do jantar e o clima à mesa. O outono, definitivamente, trouxe um quê de peso, de intensidade e reflexão (ou terá sido aquele vinho todo?) ;)
Ao final, uma deslumbrante caixa repleta de maravilhosos chocolates e outras mignardises (ou morphings, como ele prefere chamá-las).
Agora, que ando brincando de fazer filminhos, achei que em vídeo eu poderia trasmitir melhor tudo que vi e senti.
E vocês, que acham disso tudo?
ps: eu sei que tecnicamente, o El Bulli já não é o número um do mundo, e sim o número 2, se tomarmos como medida o ranking da revista Restaurant. Mas ao se aproximar do fim de sua era como restaurante, e ao passar para a história, tenho certeza que ele será lembrado assim mesmo, como o #1.
Bem Alexandra,Lendo sua matéria e vendo as fotos do que vc provou eu também voltei uns passos para traz e lembrei da minha experiência no El Billi e confirmei o que já tinha sentido, ninguém pode ter vontade de comer de novo qualquer um daqueles pratos pois muitos até não são nada gostosos.... então qual o ponto de ir tão longe e pagar essa fortuna???
ReplyDeleteO homem é um bicho curioso e paga qualquer peço ou mico para provar ou ter aquilo que lhe é embalado e apresentado como sendo para poucos privilegiados, será??Vendo aquele pratinho cheio de sangue e outras fotitas a mais do seu relato não sei se são tão privilegiados assim....
Considero no seu caso ossos do oficio, tenho certeza que foi uma "experiência" e não existe melhor definição!!
A propósito tenho sim que fazer justiça ao lugar , é maravilhoso!!
E viva as grandes técnicas culinárias que assim como os remédios podem até matar o paciente mas são curativos de alta tecnologia !!
Como sempre o seu textos são muito bons! adoro ler seus relatos.
Bj
Excelentes post e transmissão dos raciocínios geniais do Ferran.
ReplyDeleteEu acho e não sei se você concorda, que não é um lugar pra se ir sempre. Mas é um lugar pra se ir pelo menos uma vez na vida!
E pelo visto, pelo menos neste formato, não terei esta oportunidade (se bem que eu continuo tentando!! :)
E pior que já recebi a resposta deste ano: não temos mais reservas! rsrs
ReplyDeleteQue esperencia que es comer al Bulli, que spectaculo increible, que PIACERE!!!!!!
ReplyDeleteCiao Alexandra :-))
Belo texto, Alexandra!
ReplyDeleteUma linda homenagem a Adriá. E um presente para nós leitores que não teremos a chance de ir ao El Bulli!
Belo post e que belissima experiencia! Alias, compactuo com o Edu - tambem acho que eh o tipo de lugar pra se ir uma vez na vida e ficar pra sempre na memoria, dos piores aos melhores sabores. Uma pena que eu tambem nao va conhece-lo nesse formato...
ReplyDeleteAlexandra,sem dúvida alguma é uma grande experiência ,onde assisti-se o predomínio da super técnica .Será de fato Adriá um cozinheiro ou um químico?Abs,J.
ReplyDeleteAlexandra,
ReplyDeleteVocê toca nos pontos que eu considero fundamentais. Adrià não deve ser visto como um cozinheiro (que o é e dos bons, embora não seja aí que se destaca do seus pares), antes como um iconoclasta. A experiência no El bulli também não deve ser encarada de forma “convencional”. Mais do que salientar técnicas e a hospitalidade do serviço, deve ser realçado o espírito conceptual da proposta. Nesse campo o Adrià é imbatível. Sem dúvida que o El Bulli continuará a ser o número 1 e ficará nos anais da gastronomia. Quanto ao “sucessor”, você sabe a minha opinião sobre o Noma, mas creio que quem se aproxima mais do “conceito Adrià” e será o mais forte “pretendente ao trono” é o Grant Achatz.
Parabéns por mais um post certeiro (aliás, ultimamente não há para mais ninguém!).
Bj.
Miguel Santos
Mari, Edu, vcs nao irao ao Bulli neste formato, mas nunca se sabe o dia de amanha.... O 'novo' Bulli podera ser visitado, o que devera ser muito curioso, embora de outra maneira. Miguel, sabe q falei mto com Ferran sobre a questao do "sucessor" e ele se irrita bastante qdo se levanta o ponto. Na verdade, ele quer q entendamos q ele nao vai a lugar algum, seguira criando. E portanto ninguem devera sucede-lo. Agora, enquanto restaurante, acho q vc tem razao ao dizer q Achatz eh forte pretendente, mas por outro lado, o Redzepi tem um carisma e uma habilidade c a imprensa q me faz lembrar do Ferran - e nesse mundo como em outro qualquer, isso faz toda a diferença.... abs a todos, A.
ReplyDeleteO acordo com a Telefónica, conhecido hoje, é muito oportuno. Significa que ele vai andar por aí. Como diz o @umlitrodeletras, será que vamos ter um disque-espuma?!Cuidado clientes da Vivo!
ReplyDeleteClaro que não gosta da conversa do sucessor, mas isso é algo de inexorável que nem o grande Adrià conseguirá “esferificar”.
Precisamente as “qualidades” de comunicação que vê no R Redzepi são as que eu encontro no G. Achatz, acrescidas de um carisma mais luminoso e de uma dose de polémica que o RR não costuma gerar.Bj. Miguel Santos
Miguel, concordamos tbem nisso, pelo menos em parte: Grant Achatz sabe, sim, lidar com a midia e fala muito bem (mesmo porque, tem inteligencia, como o Redzepi). E agora, com seu visual novo pos-cancer, tem ares mais diferentes - antes parecia um garoto de 20 anos. Mas ainda acho q o Redzepi tem bem mais carisma, eh mais simpatico c o publico em geral, o Grant, embora genial, tem um ar de estudioso que pode nao cair no gosto "das massas". Nao é uma pessoa de riso solto, muito pelo contrario....
ReplyDeleteNão fui e nem quero ir, vou a um restaurante procurando comida gostosa, se ficar num lugar lindo e for bem decorado tanto melhor, mas não é o mais importante, não busco uma experiência transcedental/perturbadora ou sei lá o que. Talvez eu ainda não tenha "evoluído" a ponto de de apreciar uma experiência como essa, mas este post (muito bem feito) refoçou ainda mais meu desinteresse pelo lugar.
ReplyDeleteO Anônimo aí de cima nao passa de um recluso. A vida se enriquece com o novo e inesperado. Seu desinteresse pelo lugar, é reflexo do seu desinteresse por viver fora do convencional rotineiro. Lamento por ti.
ReplyDeleteMe sinto honrado por ter ajudado a preparar esse jantar a ti, Alexandra! E por ter feito parte dessa tua, e de muitos outros, experiência inesquecível.
Lui Veronese, cozinheiro do elBulli 2010.