19.11.10

Novos hoteis no Rio: Glória, Nacional, Windsor Atlântica



Que o Rio está em ascensão, ninguém duvida: a recente injeção de dinheiro tem feito maravilhas pela cidade - e a coisa só tende a melhorar, com a chegada de mais e mais investidores estrangeiros. Acho que a Copa e as Olimpíadas estão dando o impulso que faltava pra cena hoteleira carioca melhorar. O Rio estava precisadíssimo de mais hoteis de luxo, porque não faz o menor sentido um destino turístico tão famoso mundo afora ter tão poucos cinco estrelas. Copa, Fasano e... que mais? Casar Park, sei não.... Santa Teresa, o Relais & Châteaux no alto do morro, é lindo mas fora de mão....

Então que ótimo que vem aí muita coisa nova! Pra mim, as duas melhores novidades são o super aguardado Glória, do Eike, e o Windsor Atlântica, ex-Méridien. E vocês, sabem de algum outro hotel novo?

Hotel Glória


Hotel Glória


Já saiu muito na imprensa, e até neste blog, a notícia da compra do velho Glória pelo bilionário Eike Batista. O que eu não sabia era que o hotel, devidamente reformado e modernizado, vai abrir em poucos meses.
Matéria publicada no Portal Exame diz o seguinte:
”Hoje em dia pouca coisa de qualidade é feita no Rio de Janeiro. O conjunto Marina da Glória, Hotel Glória Palace e o iate Pink Fleet é para trazer qualidade à cidade e matar os paulistas de inveja”, diz Eduardo Sardinha, gerente de entretenimento do grupo EBX, holding de Eike Batista que controla esses três locais. Os investimentos fazem jus às intenções do empresário. Ele arrematou o antigo hotel em 2008 por 80 milhões de reais e deve gastar ainda outros 120 milhões nas reformas.
“O hotel Glória quer tirar do Copacabana Palace o posto de hotel mais glamouroso do Rio de Janeiro”, diz o diretor da área de hotéis da consultoria imobiliária Jones Lang LaSalle, Ricardo Mader. Além da restauração da fachada, as obras promoverão a completa remodelação do interior. Nas últimas décadas, na medida em que a popularidade do Glória aumentava, várias pequenas reformas eram feitas para atender a demanda por mais quartos. Entretanto, nesse processo, as áreas operacionais, restaurantes, bares e espaços de lazer não acompanharam a lógica do crescimento. O resultado foi um imóvel repleto de anexos em que o hóspede tinha de enfrentar um verdadeiro labirinto se quisesse apenas ir do quarto à piscina.
“Tudo vai ser refeito para que haja um conforto muito superior”, garante Sardinha. Por questões de segurança, o número de quartos deve diminuir em 63%. Dos atuais 621 dormitórios, serão mantidos apenas 194 apartamentos e 37 suítes. Um dos destaques será a suíte presidencial, de 188 metros quadrados que podem ser expandidos para mais de 220 metros quadrados. A estimativa é que a diária nessa suíte custe ao hóspede mais de 6.000 reais. Nas demais suítes o preço deve variar entre 800 e 1.200 reais.”


Hotel Windsor Atlântica


Hotel Windsor Atlântica, em Copacabana


O Copacabana Palace que se cuide: será inaugurado ainda este ano o Windsor Atlântica, um outro cinco estrelas em plena Avenida Atlântica, em Copacabana. Trata-se, na verdade, do velho Le Méridien, agora de roupa nova. Depois de reforma extensa e multimilionária (com custo estimado em mais de 50 milhões de reais), o hotel está prestes a reestrear. Passará a ter 540 quartos, 45 a mais do que tinha o Le Méridien.

Pelas imagens já divulgadas dá para ver que o ex-Méridien ficou irreconhecível, no bom sentido. As janelas dando para o mar foram clareadas e os interiores ganharam uma ambientação mil vezes mais elegante. Foi-se o look empoeirado e totalmente anos 80, substituído por ambientes em tons de bege e marfim, muito mármore e madeira clarinha.

O Windsor Atlântica terá um restaurante enorme no quarto andar, e outro no térreo, além de um bar no lobby, outro na piscina e um terceiro na piscina “número dois”, no 39o andar.  O spa do 38o andar irá oferecer banhos a vapor by Vichy, sauna finlandesa, estúdio de pilates, salas de massagem e até um salão de beleza.

Hotel Windsor Atlântica: Avenida Atlântica, 1020, Copacabana, tel. (21) 3873-8888, www.windsorhoteis.com.br




Hotel Nacional


O prédio cilíndrico em São Conrado, desenhado por Oscar Niemeyer e concluído em 1972 para abrigar o Hotel Nacional, está desativado e abandonado desde 1995. Diz a revista Wallpaper que há gente querendo transformá-lo em alojamos para os jogadores durante a Copa. Será?

O Portal Exame tem outra teoria:
“Foi arrematado em dezembro de 2009 pelo empresário Marcelo Gonçalves, ex-sócio do laboratório farmacêutico Neo Química e atual diretor da divisão de medicamentos da Hypermarcas. A aquisição, que levou Gonçalves a desembolsar 85 milhões de reais, era considerada improvável, segundo o consultor Ricardo Mader, da Jones Lang LaSalle. “Todos esperavam que o preço teria que ser novamente reduzido para algum interessado se apresentar”, diz.

A reforma e reativação do hotel representariam o importante ganho de 500 quartos para a rede hoteleira do Rio de Janeiro. Entretanto, Mader lembra que o prédio é tombado pelo Conselho Municipal de Proteção Ambiental da Secretaria da Cultura, o que dificulta remodelações e obriga a preservação da fachada. A intenção do comprador ainda é uma incógnita. “O futuro do Nacional era uma dúvida, e continua assim. O esqueleto foi comprado. Não se sabe o que vai ser feito lá dentro, se continuará sendo um hotel”, diz Ernesto Marino, presidente da consultoria especializada em hotéis BSH International.”

The Montreal Buzz: MAIS UM blog pra tocar!



Mesmo nesta era Twitter-blog-Facebook, ainda tem gente que não entende muito bem o que eu faço. Basta eu sair à noite e conhecer fulano ou cicrano que logo vem a pergunta:

- "O que você faz?"
- "Como, bebo, viajo e escrevo matérias e blogs"
- "Blogs?!"

E logo segue uma cara de total perplexidade.

Pois é.... não só sou fiel crente no futuro dos blogs como arranjei tempo pra tocar mais um, agora em inglês. Chama-se The Montreal Buzz e na verdade é uma espécie de portal que agrega posts de vários "especialistas": Daniel Baylis, o gay estiloso; Patricia Gajo, a fashionista, Veronica Redgrave, a entendida das artes.... e euzinha falando daquilo de que nunca me canso: restaurantes, chefs e hotéis.

Pra quem lê inglês, aqui os links para meus primeiros posts no The Montreal Buzz:

1- Os novos restaurantes Les 400 Coups (chef pâtissier Patrice Demers) e Le Hangar (Louis-François Marcotte)


2- O pacote "girls' getaway no hotel Delta Montreal, com um vídeo hilário.


3- A passagem-relâmpago de Charlie Trotter por Montreal, com um vídeo meio péssimo.


4- Uma comparação entre os novos-e-bacanas F Bar e Brasserie T!, ambos no Quartier des Spectacles


5- Meu último jantar no Europea: relato prato-a-prato
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...