18.7.10

Restaurante Daniel, em Nova York, 3 estrelas Michelin: na crista da onda


   Se há um chef de quem se pode dizer que está navegando na crista da onda, é Daniel Boulud. Em 2009, foram muitas as vitórias, do estrondoso sucesso do DBGB, seu primeiro “burger joint”, na badalada rua Bowery, à tão almejada terceira estrela Michelin que consquistou para a matriz de seu império, o Daniel, no Upper East Side ambos em Nova York.






   Estive no Daniel há duas semanas e vi com os próprios olhos o que ele tem feito para ser merecedor das três estrelas Michelin. Casa lotada. Salão caloroso, muito melhorado depois da reforma assinada pelo celeb-designer Adam Tihany, as mesas montadas em dois níveis, com o centro rebaixado alguns degraus.






   Achei o serviço impecável exceto pela insistência em anotar nosso pedido de vinho sem que tivéssemos recebido menus para escolher os pratos. Estávamos no auge da primavera, por isso pedi uma salada de caranguejo do Maine, com salsão, molho de maça Granny Smith para trazer uma bem-vinda acidez, e gotas de óleo de noz. Perfeita.  Ainda melhor era o mignon de cordeiro, maravilhosamente tenro e suculento, com erva-doce confitada e polenta. Sobremesas não só deslumbrantes, mas maravilhosas: a minha, musse de iogurte grego com ruibarbo e baunilha. As mignardises eram outro espetáculo. E, no final, um sinal que sempre me inspira confiança: o próprio chef se despedia dos clientes à porta (demos sorte).



Daniel: 60 East 56th St, Nova York, tel. 1-212 288-0033, www.danielny.com

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...