14.9.10

Hotel The Surrey, em Nova York: o melhor do Upper East Side

Não preciso explicar o que é o Upper East Side de Nova York, certo? 

Luxo discreto, dinheiro antigo, tradicionalismo. 

Mas nos últimos anos, o que era um pedaço quase careta demais – onde minhas amigas jamais se hospedariam por acharem-se jovens demais para isso – bebeu água da fonte da juventude. O Upper East, de repente – surpresa! – é hype! Fica ali a única loja do übergalerista Larry Gagosian, a Gagosian Shop. E também a primeira perfumaria em solo americano do Fréderic Malle, a Éditions de Parfums Fréderic Malle, em plena Madison Avenue. 

Gagosian Shop


Outros exemplos não faltam.

 Na hotelaria sente-se o mesmo vento novo soprando: os clássicos The Pierre e The Mark foram reformados dos pés à cabeça e ressurgiram com ares adolescentes, quase. Mas de tudo o que vem surgindo no Upper East nada se iguala ao The Surrey, que era um quatro estrelas bem cansadinho e transformou-se no mais encantador hotel do bairro, quiçá da cidade. Decorado lindamente em tons de cinza, prata, grafite e branco, com alusões Art Déco, tem impressionante coleção de arte contemporânea exposta nas áreas comuns e nas suítes mais caras (instalações de vídeo, mosaico de mármore, fotografias, telas de feltro cortado na navalha, etc).


lobby do The Surrey


Atrevo-me até a dizer que está dando um banho no vizinho famoso, o chiquérrimo The Carlyle onde Sarkozy e La Bruni costumam se hospedar. O Carlyle, que adoro por motivos sentimentais, vai precisar arregaçar as manguinhas e fazer uma reforma para acompanhar a nova concorrência (os chuveiros-banheira, sem ducha separada, por exemplo, estão totalmente ultrapassados). 

Banheiro no hotel Carlyle



Se o spa do Carlyle espreme-se no cavernoso subsolo, o do Surrey esbanja espaço: incríveis as poltronas de relaxamento separadas por cortinas, por exemplo. Se no Carlyle faz falta algum espaço ao ar-livre, o Surrey tem, simplesmente, um terraço na cobertura com uma super vista onde servem brunches assinados por Daniel Boulud. Sim, ele mesmo, o top chef dono do Daniel, do DBGB e tantos outros. Boulud é quem comanda o bar Pleiades (cuja parede de couro capitonê branco alude a uma bolsa Chanel), o restaurante – Café Boulud, que dispensa apresentações – e até o room service.

bar do hotel The Surrey

Além de ter Boulud como trunfo, como é que o The Surrey consegue destacar-se entre tantos outros cinco estrelas de estirpe? Simples: seguindo a filosofia more is more.  

Os quartos têm, ao invés daquelas garrafinhas bregas de "minibar",  um "macrobar" com garrafas tamanho adulto (e ainda oferecem de mandar um barman com rodelas de limão, tônica, o que for preciso).  

"macrobar" em um quarto do Surrey


Banheiros são espaçosos, chinelos, incrivelmente fofos, escrivaninhas, vastas e com espelho, para servirem também de penteadeira. 

Só me falta, agora, ganhar na loteria para eu me mudar para lá.


Hotel The Surrey: rua East 76th, quase esquina com Madison, tel. (212) 772-2600


Gagosian Shop: Avenida Madison, 988, tel. (212) 744-9200


Les Éditions de Parfums Frederic Malle: Avenida Madison, 898, tel. (212) 249-7941, http://www.editionsdeparfums.com/


No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...