31.8.10

Lendário chef Pierre Koffmann volta à ativa com bistrô no The Berkeley Hotel



Definitivamente, o allure dos restaurantes em hotéis, depois de anos de decadência, voltou com tudo em Londres. Mais especificamente, há dois cinco estrelas de peso – o Mandarin Oriental, em Knightsbridge (na foto acima), e o The Berkeley, em Mayfair – investindo pesadamente em chefs estrelados. O último a entrar em cena é o grande Pierre Koffmann, cujo novo bistrô no hotel The Berkeley alçou-o de medalhão semi-aposentado a assunto de todas as rodas gastronômicas.





Já falei aqui neste espaço do Bar Boulud, delicioso restaurante francês do chef Daniel Boulud, inaugurado em maio no Mandarin Oriental. Dia 1º de dezembro, o celeb-chef Heston Blumenthal também aportará no Mandarin, com o que, eu aposto, será o acontecimento gastronômico de 2010.

O restô de Heston irá se chamar Dinner by Heston Blumenthal. Ele vai basear o menu numa pesquisa dos últimos 500 ou 600 anos de história gastronômica inglesa – ou seja, versões contemporâneas de pratos antiquíssimos.

O novo restaurante será o oposto de seu famoso The Fat Duck. Ou seja: esperem uma brasserie ruidosa, com muitas carnes assadas no espeto como na antiguidade, e alusões estéticas à passagem do tempo. Terá 158 lugares e irá incorporar muito couro e madeira ao décor.



Bar Boulud e Dinner by Heston Blumenthal
Mandarin Oriental Hyde Park, 66 Knightsbridge,
Tel. + 44 20 7235 2000


Por mais impressionante que seja o atual dream team do Mandarin, o The Berkeley não fica muito atrás.... Já faz algum tempo que o hotel sedia um dos melhores restaurantes da cidade – o Marcus Wareing at The Berkeley.

Para quem não sabe, Marcus Wareing já foi o mais querido e prestigiado dos protegidos do überchef Gordon Ramsay, até o dia em que brigaram.

Marcus Wareing


O restaurante no The Berkeley, aliás, era do seu ex-chefe Ramsay e chamava-se Pétrus. Pouco antes de romperem,  segundo Ramsay, “Marcus queria ser diferente, sublinhar sua própria identidade profissional, mas, ao fazer isso, ele talvez tenha mostrado ainda mais claramente a necessidade de ser guiado pela firma Gordon Ramsay Holdings. Os menus foram repensados e reimpressos, mas, mesmo assim, ainda se passaram três anos até que o guia Michelin se dignasse a dar ao Pétrus sua segunda estrela”.

Com comentários do tipo sendo feitos publicamente, não me causou nenhuma surpresa o rompimento dos dois. No fim das contas, Wareing perdeu o nome Pétrus e rebatizou o restaurante com seu próprio nome. E os prêmios, desde então, só aumentaram. Por exemplo, conquistou o título de melhor restaurante londrino segundo o guia Harden`s (uma espécie de Zagat da Inglaterra, popularíssimo).

E agora, Wareing tem um nobilíssimo vizinho no Berkeley: o francês Pierre Koffman.



Verdadeira lenda no mundo gastronômico inglês, já foi patrão e mentor (no extinto La Tante Claire) de grandes chefs como Marco Pierre White e.... os próprios Ramsay e Wareing!

Koffman estava há anos semi-aposentado, fazendo consultorias aqui e ali - e agora volta à ativa com um simpático bistrô chamado Koffman’s. Ironicamente, seu La Tante Claire funcionou, de 1998 a 2004, justamente no The Berkeley.

Agora, Koffman faz uma segunda parceria com o mesmo hotel. A proposta, desta vez, é  bem mais simples, resgatando velhos clássicos: presunto cru de Bayonne com melão, sole meunière, pied de cochon com cogumelos morilles, plateau de charcuteries, coelho com molho de mostarda, etc.



Koffmann's


Koffman’s e Marcus Wareing
The Berkeley Hotel, Wilton Place
Tel. + 44 20 7235-1010
www.the-berkeley.co.uk

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...