6.8.11

Terminal da TWA em JFK, Nova York: asas de gaivota de Saarinen devem virar hotel



Vivemos na era do downsizing aéreo: poltronas na classe econômica cada vez mais apertadas e companhias aéreas oferecendo cada vez menos a bordo, e cobrando até pelo uso de cobertores, travesseiros e até fones de ouvido. Por isso é notável o movimento da americana Jetblue na contramão da mentalidade muquirana. A empresa gastou nada menos que 800 milhões de dólares para construir seu Terminal 5 no aeroporto John F. Kennedy, inaugurado em 2008 – e no processo, consolidou sua imagem eco-consciente e tecnológica.


Luz natural! Wifi grátis! Restaurantes superdescolados! Acabo de voltar de Nova York, voando de Jet Blue, e posso atestar que o terminal tornou minha viagem infinitamente mais tranquila e divertida.
O T5, inaugurado em 2008, foi desenhado com incrível bom gosto e pensado para transmitir uma sensação de calma. Espaço de sobra. Pé-direito altíssimo. Pouco barulho. Detalhes que fazem toda a diferença!

Impressionam a qualidade de seus restaurantes – um espanhol, um bistrô, um japonês – todos com décor e design bacaníssimos – e a abundância de toques hi-tech. As estações para check-in self-serve, cada vez mais comuns em todos os aeroportos, são onipresentes, claro. Mas a computadorização vai muito além daquilo... Há vending machines, por exemplo, que ao invés de conterem batatas chips e refrigerantes, vendem iPhones e iPods. Operadas pela Apple, as máquinas vendem grande variedade de gadgets para macmaníacos, bastando passar o cartão no leitor e alguns cliques na tela sensível ao toque (touchscreen) para levar o brinquedo para casa.

Ainda mais incrível é o restaurante virtual Re:Vive, que consiste em algumas banquetas alto-design de frente para touchscreens mostrando convidativas fotos de pratos e bebidas. Basta tocar a opção escolhida com o dedo, passar o cartão e sentar ali mesmo para ler o jornal. Em dez minutos surgirá um garçom sabe-se lá de onde com a comida, embalada para ser levada a bordo ou aberta ali mesmo.



Quem diria: justo a companhia americana que associa sua imagem a passagens baratas é dona do mais belo e moderno terminal de JFK! Outro grande trunfo: o T5 conecta-se por passarela ao famoso terminal da extinta TWA, hoje fechado ao público mas ainda bem visível a quem chega em Nova York de Jet Blue. Desenhado por Eero Saarinen para lembrar asas de gaivota em voo, o belíssimo TWA Flight Center já apareceu em vários filmes de Hollywood (inclusive o delicioso Prenda-me se for capaz, com Leonardo di Caprio).

Eventualmente o terminal – maior símbolo dos anos dourados da aviação – será reaberto, provavelmente abrigando um hotel butique. Se hoje já dou preferência à Jet Blue ao comprar passagem para Nova York, o dia em que seu terminal de JFK der acesso a um hotel instalado em pleno TWA Flight Center, não tenham dúvida que viajarei um dia antes só para me dar o luxo de dormir sob as asas aerodinâmicas de Saarinen.

1 comment:

  1. Alê!!!! Muito legal esse terminal da Jet Blue eu nao tinha ideia de tudo isso!!! p.s. Amo suas dicas!!!

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...