6.8.11

Enotria por Joachim Koerper: restaurante novo na Barra da Tijuca

chef Joachim Koerper         Foto: Divulgação

Antes de mais nada, deixem explicar o vago "europeu" do título: o chef Joachim Koerper, alemão, já morou em diversas partes da Europa e hoje comanda o restaurante lisboeta Eleven, ao lado da mulher brasileira, a também chef Cíntia Paiva Koerper. Fala um português perfeito, apesar do sotaque.

O Eleven, membro da associação Relais & Châteaux, está entre as melhores mesas de Lisboa, embora alguns o considerem irregular e tenha perdido há alguns meses sua estrela Michelin. Quando almoçei lá, em 2010, estava simplesmente maravilhoso - mas devo dizer que sentavam-se à minha mesa ninguém menos que os próprios Joachim e Cíntia... :) Pareceu-me uma cozinha clássica perfeitamente executada e felizmente rejuvenescida pelas influências que Koerper integrou ao seu repertório ultimamente – principalmente ingredientes brasileiros como o feijão de Santarém, apresentado por Cíntia, que é paraense.

Restaurante Eleven        Foto: Divulgação
Além de Koerper, Lisboa não tem muitos chefs de projeção internacional. Eu diria que os mais famosos são José Avillez (protegido de Ferran Adrià), Leonel Pereira (do restaurante Panorama, no Hotel Sheraton) e Vítor Sobral, proprietário da Tasca da Esquina (que acaba de ganhar filial paulistana) e quiçá o mais famoso dentre os tugas para o público leigo.


Chefs Ferran Adrià e José Avillez, no El Bulli, em 2010

Fazendo grossas comparações para ilustrar mais facilmente o ponto, eu definiria os principais chefs trabalhando hoje em Lisboa  assim: Avillez e Lujbomir Stanisic (100 Maneiras) fazem alta cozinha tecnoemocional com referências emotivas de Portugal; Leonel Pereira (Panorama), um pouco mais conservador, moderniza sabores portugueses e às vezes os salpica com pitadas de Brasil, país onde já viveu e pelo qual tem paixão; Luís Baena (Manifesto) provoca e faz rir clientes com pratos servidos de modo ultrainusitado, como um Ferran Adrià não tão minucioso e em versão bistrô. Menos vanguardista, porém com uma pegada absolutamente 2010, Henrique Sá Pessoa (Alma) cozinha seguindo a escola clássica-with-a-twist dos chefs que mais admira, Gordon Ramsay e Marco Pierre White, incorporando ingredientes portugueses. Koerper está para os outros como Laurent para a gastronomia paulistana, a grosso modo.


Agora, Koerper tentará a sorte no Rio. Sonho antigo desse apaixonado pelo Brasil (e sua brasileira!), o chef chegará timidamente, assumindo o comando do já existente Enotria, agora rebatizado de Enotria por Joachim Koerper, no Casashopping da Barra. Ele trará quase toda a aquipe da Europa, inclusive somelier e cozinheiro. Aguarda as louças e equipamentos e liberação do visto de trabalho de todos para poder inaugurar, o que acontecerá provalvemente em setembro.


E ele já tem um segundo projeto na manga, que se chamará A Cozinha de JK. Deverá abrir no ano que vem. Esperemos que não na Barra, e não em shopping center!!



O blog português Mesa Marcada disse o seguinte sobre esse assunto:
"O Eleven é a minha casa", garantiu Joachim Koerper ao Mesa Marcada, "e é lá que estarei na maior parte do tempo". Por falar em Eleven, há também mudanças importantes na equipa, com o chefe permanente, Gonçalo Costa, a rumar também ao Brasil, para trabalhar em São Paulo, não sabemos ainda onde. Para o seu lugar, Koerper foi buscar o espanhol Pedro González, com quem já tinha trabalhado na Posada de la Abad, em Palencia (Castela e Leão), e que agora estava no Hangar 7, em Salzburgo, famoso restaurante da Red Bull. Vamos ver se traz nova energia a este óptimo restaurante, que, com estrela ou sem estrela Michelin (não é provável que a reconquiste este ano, para mais com estas mexidas na equipa) continua a ser uma referência em Lisboa e em Portugal.

Eleven: Rua Marquês de Fronteira, Jardim Amália Rodrigues, Lisboa, Tel. 21 3862211 
Enotria por Joachim Koerper:  Casashopping, Bloco G - Segundo Piso, Av. Ayrton Senna, 2.150, telefone:  (21) 2431-9119

1 comment:

  1. Considero o chef Jochim Koerper um dos melhores do mundo. Tive a grata oportunidade de passar um Reveillon inesquecível saboreando receitas do Chef a quem envio meus melhores cumprimentos.
    Felipe Sertã

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...