14.9.10

Me voy a Barcelona! Dos Palillos, Moments, Commerç24 e... EL BULLI!



A vida passa como ondas, cheia de altos e baixos. E este mês, graças a Deus, me sinto flutuando na mais alta das ondas. Só viagens gostosas, conversas gostosas, pessoas do bem. Mal cheguei da Finlândia e já estou fazendo as malas de novo. Sábado, embarco para Barthelona! (Adoro chegar lá e falar meu portunhol meia-boca athín, parethe até que thou fluente....)

E como isto aqui é blog participativo, vou pedir ajuda. A viagem vai ser uma loucura completa. Basicamente, uma maratona. Eu vou pra lá com uma super crítica gastronômica de Montréal, a Marie-Claude Lortie, e temos que trabalhar - daí a correria.... Pretendemos investigar lugares que tenham alguma ligação com Ferran Adrià, porque decidimos que seria esse o tema do nosso roteiro. Sendo assim, montamos a seguinte agenda, que, no entanto, pode ser ajustada aqui e ali caso vocês tenham outras dicas....

Por exemplo: Edgard, qual era mesmo o nome daquele bar que você amou, que faz um martini impecável? Dri, você que é Barcelona master expert... help! Que faço no domingo, sem sair do tema?


DOMINGO
Péssimo, mas não marquei nada. Estou louca ou NADA abre em Barthelona aos domingos?
Adendo: acabo de achar um bom: o Bravo24 recomendado pela Dri e pela Anya von Bremzen, vejam lá ao final do post.  :)

SEGUNDA-FEIRA

Drolma, um restaurante tendendo para o careta, de alta cozinha, recomendado pelo Luiz Horta
Hotel Majestic. Passeig de Gracia, 70.  T: +34 93 496 77 10.  info@drolmarestaurant.cat

ou.....

Tapaç24, a versão tapas do Commerç24, abaixo. Sei que é ótimo, mas três restaurantes do mesmo chef numa só viagem é meio over, né? A ver....


TERÇA-FEIRA

Almoço - Commerç24
Commerç 24

Depois de trabalhar no El Bulli por 7 anos, o chef Carles Abellan, abriu o Commerç24, um restaurante da moda, badalado, servindo excelente comida contemporânea. O prato mais famoso do Commerç24 é o Kinder Ovo, que leva ovo mole, espuma de batatas e trufas.
Commerç24: Calle del Commerç, 24, Ciutat Vella, tel. 93 319-2102




ou.....

 Dos Palillos


Albert Raurich ralou por 9 anos no El Bulli, até que um dia cansou, se mudou pra Barcelona e abriu o  Dos Palillos.  Trata-se de um restaurantezinho bem pequeno e descontraído com cozinha aberta, em que come-se no balcão, à japonesa. No menu, "tapas" asiáticas (a mulher de Raurich, Tamae Imachi, é japonesa). Fica na rua Elisabets, anexo ao moderninho hotel Casa Camper, no bairro de Raval, perto do mercado Boqueria.
Dos PalillosAddress:‎: C/ ELISABETS, 9 (veja no Google Maps)
tel. (34-93) 3 040 513
Foto: Ricardo Freire












JANTAR

Carme Ruscalleda no Mandarin Oriental



A chef Carme Ruscalleda, única mulher espanhola com 3 estrelas no Guia Michelin, agora tem um restaurante também em Barcelona, no lindo (e novo) Mandarin Oriental hotel, chamado Moments.
Serve pratos catalães como fricandó, canelons e sopa de galets. A chef escalou seu filho  Raul Balam para cuidar da cozinha.

Mandarin Oriental: Passeig de Gracia, 38-40, tel. (34-93) 151-8888



QUARTA-FEIRA

Caímos na estrada para jantar no.... El Bulli!!!!!!!!!!


QUINTA-FEIRA

"Pit stop" no Arzak, em San Sebastian



SEXTA-FEIRA
Descanso dos bravos, com jantarzinho no japs favorito do Ferran. E não, eu não vou contar qual é! Só depois...  :)


SABADO

El Celler de can Roca

Vamos pegar uma hora de trem até Girona, ao Norte. O Celler vale muito o desvio: trata-sa do QG tri-estrelado dos famosos irmãos Roca.


Joan, o mais velho (à esq.), manda nos “salgados”. Jordi, o caçula (agachado), bola as sobremesas, e Josep, o sommelier. Nem tenho palavras pra dizer o quanto gostei de meu último jantar lá. Foi ge-ni-al.
Esses meninos, pra mim, vão herdar o manto do Ferran – amigo próximo deles – quando o El Bulli fechar. Baita responsa….
Em Barcelona eles cuidam do Moo (na foto abaixo), no hotel Omm. Serve pratos do Celler de estações passadas e, apesar de menos elaborado, o menu dá uma boa idéia do que fazem los hermanos Roca...



E a seguir, links para belas dicas de gente que entende de Barcelona:


Bar Velódromo, para o café da manhã: também do Carles Abellan! O cara tá em todas!
Jamonísimo
Bravo 24 a Dri recomenda o bar ao ar-livre, a Anya recomenda ir pra jantar: os bifes, diz ela, são grelhados "to uncanny perfection" sobre brasas de carvalho.
 Casa Gispert
Bubó  iPâtisserie ultramoderna do pâtissier Carles Mampel no El Born.
Porta Gaig  restaurante no aeroporto, do chef Carles Gaig, do Gaig


ADENDO:

Venho recebendo lá no Twitter algumas ótimas dicas, que devem ser úteis a vocês também.... por isso reproduzo-as aqui, vejam:


  1. Constance Escobar consescobar
    Vila Viniteca é outro lugar obrigatório. Não me esqueço da minha passagem por lá: http://tinyurl.com/2v7d5os 
    À loja do Enric Rovira acrescentaria a do Oriol Balaguer, mestre do açúcar.
    Queria MUITO ter ido ao Alkimia ano passado, mas peguei um fim de semana + feriado, estava fechado...
    •  
  2. Luiz Horta Luiz_Horta 
    Alkimia, e o irmao do comerç, o Tapaç e a Vila Viniteca, se vc quiser os melhores queijos, jamon, vinhos de barcelona. Na alta gastro tem o drolma, que é muito bom.



8 comments:

  1. Me gusta el programa de este viaje :-))
    Necesita a un driver ?

    ReplyDelete
  2. Alquimia, Cinc Sentis, Espai Sucre... O Velodromo nao esta mais com C.A (ele so fez a consulting, mas saiu)... o lugar e gostoso, lembra Sampa...so nao sei se vale tanto a pena a comida, adoro outro bar de tapas que chama La Bodegueta... ou ja que é pra ir fundo no C.Abellan vai no Tapas 24... se bem que acho vc conhece...
    Fiquei sabendo que o Albert Adria vai abrir um bar novo do lado de onde era o Inopia...

    ReplyDelete
  3. outra coisa, logicamente nao gostaria de me meter no roteiro de barna, but... pq ao inves de vcs irem no BRAVO e no Comerç...que sao do mesmo cozinheiro, nao vao no Espai Sucre (eu considero importante se o tema é Adriá, nao sei se sabe a base teorica e a mesma entre o Albert e Jordi Butrón, que sao muito amigos), ou mesmo no Dos Cielos que deve ser interesante (sao dois gemeos com estrela)...
    outra dica que eu tb quero muito ir, sao as Batatas bravas do Bohemic, dizem que é a melhor de BArcelona, nao que bravas seja algo tao especial, mas parece que o lugar sim tem muito boa cozinha...(ja sei que o tempo e curto!)...
    uma pergunta: pq vcs nao vao no Mugaritz????????? :O
    ...bom, nao sou uma experta, mas umas dicas sempre devem ser benvindas, beijo!

    ReplyDelete
  4. Alex, se o japa favorito for o SHUNKA, eu já fui e na altura diziam que era o favorito do Adriá... É top! Sei que ele abriu uma nova casa em Barcelona, mas fui na original... vale a pena! O inópia era um grande bar de tapas, adorei também, mas pelo que li no teu post do cook it raw fechou! Uma pena! Acho que vc não vai fcar deslumbrada com o Commerç24... pra quem veio agora da Lapónia vai parecer assim meio ok...

    ReplyDelete
  5. Paulo, Marina, obrigada pelas dicas. Ma, o Dos Cielos tava na lista de prioridades, mas...sei la... nao sinto firmeza nesses gemeos, que no Brasil sao bem instaveis na cozinha. Pra dizer o minimo. Quanto ao Espai Sucre, acho o lugar incrivel, o conceito incrivel, mas... ja existe ha tantos anos... eu ja escrevi.... sei la, leitores querem novidades, ne? Mugaritz seria um must, porem so temos 1 noite em SS, portanto, Arzak it is... Ah, so little time, so much to eat! :)

    ReplyDelete
  6. Ola!

    Ja que o tema eh Ferran Adria, eu sugeriria vc passar no Arts Santa Monica, um espaco de arte nas Ramblas numero 7, que esta com uma exposicao (dentre outras muito boas tbm) da Fundacio Alicia (ALImentacio i cienCIA, do Ferran Adria www.alicia.cat), dedicada a mistura da ciencia e com a cozinha, bem legal... ao menos para um leigo como eu que nao tem ideia de onde fica o Bohemic, e come as bravas do Thomas, essas sim as melhores!

    Bom, o lugar eh de graca, e abre aos domingos:
    La Rambla, 7 08002 Barcelona
    Tel. informació general: 93 567 11 10
    Tel. oficines: 93.316.28.10
    Fax. 93.316.28.17
    info_artssantamonica@gencat.cat

    Ps: todos os museus municipais sao gratis no domingo tbm (ja saindo do tema... mas valem muito a pena...)

    ReplyDelete
  7. Fabio, que SUPER dica, eu sei bem o que é a Fundacio Alicia, ja escrevi sobre isso na Prazeres da Mesa, vou adorar ver esta mostra, obrigada!

    ReplyDelete
  8. Olá Alexandra, vc tem dicas ou postagens de Tokyo??

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...