18.10.11

Food trucks: onda gastronômica que está tomando a América do Norte


A nova GQ está na banca e minha seção, a SABOR, fala de uma onda que ainda não desembarcou no Brasil: os food trucks. Já notaram a explosão deles pela América do Norte? Não falo de food trucks quaisquer, mas sim daqueles em versão turbo-gourmet. É larica com uma pegada gastronômica, preparada com ingredientes de primeira, muitos degraus acima do que imaginamos quando ouvimos o termo  “comida de rua”. Os caminhõezinhos, que surgiram em Los Angeles como uma versão gourmet e turbinada dos tão tradicionais taco trucks tocados por mexicanos, viraram febre que alastrou-se pela América do Norte. Funcionam como restaurantes sobre rodas, geralmente caminhões dos correios daqueles quadradões, customizados e equipados com fogão, coifa, geladeira, caixa e boqueta. Cada qual tem sua especialidade – que pode variar de sanduíches de queijo a carne assada, de saladas a sorvetes artesanais.

A GQ publicou uma seleção dos melhores food trucks, que reproduzo aqui:




Kogi BBQ (@kogi_bbq) - Los Angeles
Não se trata de UM truck, mas sim uma caravana de 5: Azul, Verde, Roja, Naranja e Rosita. Servem “tacos coreanos” e burritos, mixando Coréia e México nas receitas.
Chef: Roy Choi








Grumman ’78 (@grumman78) - Montreal
Caminhão de tacos do casal Hilary McGown (que trabalhou em restaurantes de Toronto) e Marc-André Leclerc, que passou por algumas das melhores cozinhas de Montreal: Toqué!, Au Pied de Cochon, L’Express e McKiernan. A terceira sócia, Gaëlle Cerf (na foto acima), foi gerente do restaurante mais cult de Montreal, o Au Pied de Cochon, por oito anos.  Circulam por Montreal sem endereço fixo.







O Coolhaus original, de Los Angeles    Foto: Coolhaus

Coolhaus
Food truck de duas arquitetas, cujo nome homenageia o starquiteto Rem Koolhas. O menu é tão sacado quanto o visual fofo-kitsch: os sabores incorporam trocadilhos como

Matéria na revista Time sobre os caminhões Coolhaus

Coolhaus de Nova York    Foto: Coolhaus










Ludo Truck (@LudoTruck) -  Los Angeles
O chef francês Ludo Levèbvre trabalhou em grandes restaurantes. Começou aos 14 como aprendiz do lendário Marc Meneau, no L’Esperance, em Vezelay, na Borgonha. Trabalhou em seguida para o também lendário Pierre Gagnaire e Alain Passard, dois dos maiores chefs da França.
Ele sonhava em viver na América e mudou-se para a Califórnia, onde comandou as cozinhas de dois excelentes restaurantes franceses, L’Orangerie e Bastide. Ganhou prêmios, publicou livros e tem hoje um programa de tevê. O Ludo Truck especializa-se em frango frito.





Miho Gastrotruck, San Diego, California
Esse truck especializa-se em gastronomia “farm-to-street”, o que significa ênfase em ingredientes orgânicos e pouco “viajados”, e menus que mudam sempre e incorporam o que há de melhor no mercado naquela semana.




Spencer on the Go!, San Francisco
O chef Laurent Katgely comanda esse bistrô sobre rodas que serve cozinha francesa fina mas a preços super acessíveis. Tem até boeuf bourguignon trufado! Dos poucos que fica em um endereço fixo na maior parte do tempo: a esquina da rua Folsom com a 7th.




Roli Roti, San Francisco
Rôtisserie sobre rodas de Thomas Odermatt, filho de um açougueiro suíço. Formou-se em agronomia orgânica em Zurique, fez mestrado em Berkeley, na Califórnia e nunca mais quis voltar à Europa.










Taïm Mobile (@taimmobile), Nova York
Truck especializado em falafels do chef israelense Einat Admony, do restaurante Taïm, no West Village. Pratos são muito criativos, como a salada de quinoa, grão de bico e cranberry. É dos raros food trucks que servem  jantar.











Gastropod (@gastropod) – Miami
O chef Jeremiah (assim mesmo, sem sobrenome) inspira-se na cozinha tecnoemocional e técnicas ultramodernas aprendidas em restaurantes famosos como Moto (Chicago) e WD-50 (Nova York).

3 comments:

  1. Ótima matéria.Parabéns pela postagem!
    Food truck Brasil no Facegook:
    https://www.facebook.com/FoodTruckBrasil

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...