12.8.11

Restaurante Manish: um bom árabe no Itaim, da familia Abbud

Fotos: divulgação e Alexandra Forbes


Não sou nenhuma expert, mas adoro comida árabe. Por isso resolvi experimentar o novo Manish, na rua Horácio Lafer, no Itaim, São Paulo. E sabem que foi uma feliz surpresa atrás da outra?



Amei a fachada. Eles chamam aquela treliça de muxarabiê (não sei explicar o porquê), e o efeito é super bacana, por causa do como a "renda" recorta a luz natural. Lá dentro, o espaço dá show de beleza. Pequenas árvores dividem o salão em dois, e uma vasta parede de vidro deixa à vista uma bela parede coberta de trepadeiras, do vizinho, que passa agradável sensação de paz.


O press release explica o seguinte: "Apesar de novo, o restaurante carrega consigo a tradição da família Abbud no ramo de restaurantes árabes. Emílio Abbud, fundador do extinto Flamingo, deu início a essa tradição, em 1957. Hoje, seu filho, Paulo Abbud, conduz o Farabbud, em Moema, e seu neto, Paulo Abbud Filho, ao lado do sócio Ricardo Castanho Pinho, comanda o Saj, na Vila Madalena.

Com essa “expertise” na bagagem, os herdeiros de Emílio, ao lado de Ricardo, apostam numa cozinha árabe tradicional reforçada pelo uso de ingredientes orgânicos. Em respeito a essas tradições, pesquisadas em uma viagem de campo ao Líbano, temperos ou outros ingredientes industrializados não têm vez por ali."

De cara, senti firmeza. Provei o pão (de um tipo chamado saj, que, quando temperado com azeite e zaatar, chama-se maeaneesh (daí o nome da casa) - e as pastas - babaganoush, coalhada, etc - e fiquei querendo repeteco...


Ótimo também o kibe cru (bem melhor do que os kibes assados de carne e peixe, este último, seco e adocicado demais):


Mas o que impressionou a valer foram as esfihas de carne, a massa, deliciosamente tostada e fofa nas bordas, aberta e assada na hora, de recheio bem molhadinho e temperadinho.


Digo o mesmo do prato de arroz com lentilhas, kafta e salada. Nham!


Falafels crocantes, charutinhos de folha de uva e de repolho com tempero super caprichado....


Ah, e já falei que o lugar é lindo? Cadeiras elegantíssimas, do Studio Bola.



Projeto arquitetônico de Carol Kaphan Zullo e Omar Dalank. Piso de ladrilho hidráulico.

Luminárias-bola encomendadas a um serralheiro.  




Cobrindo uma das paredes, painel bolado pela equipe de criação de estamparia da Ellus. 

Bom gosto absoluto.



Manish: R. Horácio Lafer, 491, Itaim Bibi  (São Paulo)
Tel.: (11) 4301- 5928


1 comment:

  1. De todos os detalhes aí citados, ficou de fora foi o logotipo. Essa mandala possui uma força muito grande e,além disso, compõe muito bem a fachada, contrastando suas formas arredondadas com os traços geométricos do muxarabie

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...