Crédito: site Jim Denevan |
A primeira vez que vi um vídeo do chef-surfista californiano Jim Denevan, tocou-me sua estranha arte. Depois que a mãe foi diagnosticada com Alzheimer’s, nos anos 90, começou a desenhar na areia com um rastelo ou galho, por até seis horas sem parar. De tão colossais, os desenhos (caracois, círculos, losangos, etc.) podiam ser vistos por quem sobrevoasse a praia – até desaparecerem com o subir da maré.
Crédito: site Jim Denevan |
Crédito: site Jim Denevan |
A efemeridade da onda perfeita ou de um mosaico de riscos levado pelo mar fascina Denevan, que depois de surfar resolveu cozinhar profissionalmente. Daí a naturalidade com que ele cria os cultuados jantares-performance ao ar livre que organiza, chamados Outstanding in the Field. Começaram na Califórnia, espalharam-se a galope pela América do Norte e chegam em março ao Brasil. Funcionam assim: Denevan viaja e vai buscando lugares de beleza espetacular em alguma fazenda orgânica ou arredores. O fazendeiro e um conhecido chef local bolam juntos um menu enquanto Denevan imagina como e onde botar a mesa, seja ela circular ou reta e quilométrica: pode ser uma praia, horta ou até caverna.
Lá fora os mágicos jantares começam cedo, para os convidados verem o entorno enquanto há luz. Aqui, brasileiro nenhum sairia para jantar com o sol ainda à vista: será almoço, portanto. Helena Rizzo do Maní, ninguém menos, cozinhará. Quatro serviços, incluindo talharim de pupunha e arroz de galinha caipira, com vinhos Miolo, a 490 reais por pessoa (incluindo o transporte). O ‘fazendeiro’ escolhido? Pedro Paulo Diniz. A regra de todos os Outstandings: usar só produtos da fazenda ou de produtores próximos.
Denevan receberá os convivas no interior paulista – no máximo 100 – neste domingo, 4 de março. Logo seguirá para Florianópolis, para um segundo almoço uma semana mais tarde, e, no dia seguinte, encerrará a passagem pelo Brasil com um terceiro almoço, no Vale dos Vinhedos, no terreno da vinícola Miolo, tocado pelo chef Carlos Kriestensen do restaurante Hashi Art Cuisine de Porto Alegre.
Gosto da ideia de uma figura tão interessante vir alardear seu entusiasmado credo pró-fazendeiros orgânicos. Apenas torço para que a coisa, até hoje sempre meio hippie-chic, e que Denevan diz ser arte, aqui não se torne mais comercial do que convivial.
Maiores informações:
Domingo, 4 de março
Interior de São Paulo, Helena Rizzo cozinhando
Sábado, 10 de março
Mosteiro Vila Fátima, Morro das Pedras, Florianópolis-SC
HOST: André Theiss do criadouro Blueshell
CHEF: Giuseppe Marino
HORÁRIO: 13:00 hs
INGRESSO: R$ 400,00
INCLUI: Tour pelo local, coquetel, almoço de 4 pratos com vinhos e espumantes da Vinícola Pericó.
Domingo, 11 de março
Vinícola Miolo, Vale dos Vinhedos / RSBento Gonçalves, RSHOST: Enólogo da vinícola
CHEF: Carlos Kristensen do Restaurante Hashi Art Cuisine de Porto Alegre
HORÁRIO: 13:00 hs
INGRESSO: R$450,00
Inclui: Transporte ida e volta desde Porto Alegre, coquetel, tour pela vinícola e almoço de 4 pratos com vinhos e espumantes.
Ingressos à venda no site oficial
No comments:
Post a Comment