11.9.11

O chef Gastón Acurio no Mistura: grito em prol da proteção da própria cultura e do meio ambiente


Já nem lembro mais de quantos textos escrevi e li sobre Gaston Acúrio. Muitos. Mas como tudo na vida, saber é uma coisa, ver com os próprios olhos, outra.

Meninos, eu vi.

Vi um homem que por onde passa leva um rastro de gente em seu encalço, flashes espocando. Um superstar idolatrado pelo povo, como um Pelé de 20 anos atrás. Isso não é um cozinheiro, é um homem com poder e carisma suficientes para mudar algo em seu país, alguém que já ultrapassou, há muito, quaisquer barreiras que a profissão de chef pudesse lhe impor.

Ao subir ao palco ontem, no evento gastronômico Mistura, comoveu a todos com seu discurso.

Não me alongarei em pensatas sobre o que foi dito, principalmente porque o ritmo aqui em Lima está intenso e a feira me espera (tenho postado boletins frequentes no Twitter, meu username é aleforbes) . Mas fiz questão de editar um primeiro trecho da palestra de Gaston e postar no YouTube, para dar a vocês um gostinho do que foi.

Impressionei-me, principalmente, com os paralelos entre o que aconteceu aqui e o que está acontecendo no Brasil. Eles, como nós, eram deslumbrados por tudo o que vinha de fora, e achavam a própria cozinha coisa de pobre ou de comer em casa. Um dia, enxergaram o óbvio. Nós também, já enxergamos bem melhor, mas ainda há um looongo caminho a percorrer.

Algumas frases de efeito:

"Quando saíamos de casa encontrávamos cozinha francesa, italiana. (...)
Nosso sangue, nosso sentimento, tinham um freio mental, pensávamos que estávamos destinados a comprar Hollywood, moda europeia. Não tínhamos identidade."

"Antes, tínhamos produtos que nosso olhos n podiam ver. Éramos representantes de uma cultura que não era a nossa. (...) Ocorreu uma revolução interna entre nós, descobrimos a exuberância de nossos ingredientes."

"Finalmente descobrimos que o que haviam nos contado era mentira, que nossa cultura era bonita, que nossos sabores eram intensos e sofisticados."

"Detrás dessa diversidade cultural estava a oportunidade de dar um grito de liberdade, mas para fazê-lo, primeiro, tínhamos que nos unirmos como cozinheiros."

Assistam....

18 comments:

  1. Pois é senhora Alexandra, você que em seu articulo do dia 18/08/2011 do jornal Folha de São Paulo referiu-se ao Peru em forma pejorativa como “paiseco”, parece que agora que esta em Perú vai ter muitas coisas para aprender , e em vez de estar criticando e fazendo comparações odiosas entre países, deveria se- dedicar a estudar e difundir mais a gastronomia brasileira, muito boa e deliciosa por certo.

    Trecho do artigo:
    O Peru, paiseco de menos de 30 milhões de habitantes, parece para muitos ter mais gastronomia do que o Brasil. O überchef Gaston Acúrio, espécie de ministro extraordinário para assuntos da mesa, conseguiu vender uma imagem de seu país como pomar inexplorado e porta de entrada para a Amazônia.
    A Amazônia é mais nossa do que deles: temos 6,5 vezes o território peruano, 61% dele tomado pela Amazônia Legal. Ganhamos em diversidade de flora e fauna? De longe. Nossos chefs hoje estudam e exploram as diferentes cozinhas regionais deste país? Sim! São Paulo e Rio oferecem mais bons restaurantes do que Lima? E como!
    ALEXANDRA FORBES é jornalista gastronômica, “foodtrotter” e autora de “Jantares de Mesa e Cama”

    ReplyDelete
  2. Nenhum comentário dona Alexandra, sobre o comentário despetivo que você fez do Perú?????

    ReplyDelete
  3. Alexandra,
    a sua materia na Folha de São Paulo deixa muito a desejar sobre seu profissionalismo e cultura. Senti vergonha dessa materia.

    ReplyDelete
  4. Alexandra,
    Como tudo na vida também, quando erramos devemos reconhecer, e caso esses erros ofendam pessoas, devemos pedir desculpas.

    O Peru é um pais que sofreu muito e ainda sofre com diversos problemas, mas que está retomando a força ao reconhecer e aceitar que o que é feito no país é tão bom ou melhor que o que vêm de fora.

    Não há como dizer que os restaurantes de Sampa ou Rio são melhores que os de Lima ou viceversa, mas não devemos desmerecer uns aos outros com comentários como o de seu artigo do dia 18/08.

    Espero que tenha disfrutado o Mistura...

    ReplyDelete
  5. Prezada Alexandra Forbes,

    Voce teria que se informar melhor, o pais com maior diversidade floristica e animal é o Peru. Isso esta em artigos cientificos escritos por pesquisadores Brasileros.

    Tem que ler muito mais antes de escrever bobagens!!!!!!!!!

    ReplyDelete
  6. Concordo com o discurso de Gaston, mas penso que não precisamos gritar sobre nossa cultura/culinária. Os franceses e italianos têm mais tempo na história em jantares/experiências com reis e rainhas e muito foi aprimorado nesta época. Começamos depois e nem por isto somos menos, só temos menos experiências. Agora, com mais dedicação e maior poder aquisitivo podemos aprimorar e mostrarmos o que temos de bom!

    ReplyDelete
  7. Se acha que porque escreveu se contradizendo toda a caca que fez já pasou!!! vc tá errada mesmo... Já ganhou seu convite para ir ao MISTURA??? Deveria de pagar o preço 3 vezes mais... garanto que agora está BABANDO pela NOSSA GASTRONOMIA!!!
    Vc demonstrou a A SUA TOTAL FALTA DE CULTURA e de conhecimento de própria área que diz ser conhecedora...

    PEÇA DESCULPAS A TODA A NAÇÃO QUE VOCÊ SE ATREVEU A INSULTAR!!!

    AQUI O LINK DA FOLHA.................
    http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fcolunas%2Falexandraforbes%2F961295-o-peru-ganhou-de-nos.shtml&h=HAQAWy99nAQCtvuBpsbBz-NPi3cuk5xPbY9tIr1q2ThP1Nw

    ReplyDelete
  8. INDIGNANTE E PRECONCEITUOSO COMENTARIO DE JORNALISTA DA FOLHA SOBRE O PERU
    de Paulina Alzamora Leyton, el Domingo, 11 de septiembre de 2011, 16:57

    Só este ano já fui para o Perú 2 vezes, Amo esse pais como a poucos,moro no Brasil a 22 anos e “posso” falar com toda propriedade tanto daqui como de lá,é o cúmulo uma jornalista se expressar com tanta inveja a respeito de um País,e muito mais triste de um “Tema”específico, infelizmente aqui se da uma Mega importância a os Estados Unidos e não se respeita em nada a America do Sul,O Perú tem sim do que se orgulhar,pela sua geografia e um dos poucos países no MUNDO que ostentam a possibilidade de ter todas a frutas e legumes do mundo inteiro o ano todo,pela imensa variedade de climas simultâneos dentro do país,e a “louca” geografia, cheia de costa, serra, florestas, vales e muito mais,e é esse um dos motivos que fez com que a Culinária se tornasse tão importante, se um pais seja qual for decide se dedicar incrementar algo para tornar-lo o melhor qual é o problema??? Acredito isso seja sempre melhor do que não fazer nada e ficar numa mesmice sem fim, eu não digo que isso acontece aqui no Brasil, ainda mais aqui em São Paulo, onde sim, efetivamente tem uma variedade imensa de Restaurantes, mais falo de uma forma geral,e ela falou que “Taxistas e lojistas conhecem a herança à mesa e orgulham-se dela”, É VERDADE!!!! Eu adoro subir nos taxis e ter “altos papos” com os taxistas, pessoas que tem uma linda cultura, eu estive agora na festa nacional e centenário de Machu Pichu,e conversei muito com eles, e eles sabem muito da sua historia, e na verdade muito de tudo, e sinceramente, alguém teria que ir viajar por aquele “divino”país e provar a maravilhosa culinária para assim ter coragem de escrever uma matéria a respeito,nota-se a TOTAL ignorância desta jornalista,que como a grande maioria dos “críticos”de alguma coisa são pessoas extremamente FRUSTRADAS!! por não ter conseguido algum destaque naquilo que “criticam”(vai saber se ela mesma nem cozinhar sabe...)Só tenho a lamentar,faço aqui um apelo à Folha de São Paulo,de retratação e pedido de desculpas, por chamar um pais (ou na verdade qualquer pais) de “Paiseco”..sugiro uma viagem “gastronômico-Cultural” a essa jornalista ignorante,na verdade sugiro isso a TODO MUNDO!!!



    Paulina Alzamora,Artista Plástica Chilena,Educadora Social e Viajante empedernida pelo mundo afora, amante do Peru.

    ReplyDelete
  9. Estima Alexandra Forbes, senti uma enorme vergonha ao leer o seu artigo "O Peru Ganho de Nos" publicado na folha no dia 18-08-2011. Mas pode ter certeza que foi a ultima coisa que li do que voce escreve. Tambem nao vou renovar a minha assinatura da Folha de Sao Paulo, porque a Folha nao evitou esta vergonha nacional.

    ReplyDelete
  10. Brasil no se compara a Peru . Peru es un pais con historia con identidad. No es como Brasil que tiene que buscar su historia e identidad en los barcos llenos de mierda donde llegaron sus ancestros depues de la primera y segunda guerra mundial. Alexandra estas orgullosa de eso de como llegaron tus ancestros al Brasil? Si estudias tu historia y ves como llegaron tus abuelos o bisabuelos a Brasil se te va a caer la cara de verguenza

    ReplyDelete
  11. Esta periodista es una envidiosa, en vez de difundir la gastronomia brasilena, se dedica a ofender y minimizar la gastronomia peruana.

    Saludos de una peruana desde Berlin
    Anita

    ReplyDelete
  12. A sua nota na folha de são Paulo é completamente ofensiva sim! eu sou peruano e estou muito, mas muito ofendido e enjoado. Além de serem falsas muitas das afirmativas feitas por você, elas estão cheias de inveja, preconceito e sentimento de inferioridade. A gastronomía do Perú não tem nehuma comparação com a brasileira, os insumos e qualidade dos produtos são infinitamente superiores no Perú, as variedades de batatas, de pimentas, de peixes, é incomparável, isto sempre foi assim, e o povo peruano sempre sentiu-se identificado com a sua gastronomía, não é de agora não. É melhor se informar bem antes de escrever papagaida. NUNCA SERÃO minha querida.

    ReplyDelete
  13. Como as formigas que, para não prejudicar os outros, se afastam do grupo quando adoecem, era bom dar um passo ao lado e, simplesmente, não falar mais nada do nosso país. Apenas, uma nota pedindo desculpas; é uma obrigação profissional.

    ReplyDelete
  14. Como lo dicen sus propios compatriotas, debería darle verguenza lo que ha escrito sin documentarse. Porque su país tenga más área de Amazonía no significa que tenga la mayor variedad. Como la han corredigo anteriormente, el Perú tiene la mayor variedad de flora y fauna. No solo por la amazonía, sino también por la costa y sierra y todos los microlimas existentes aquí. Tenemos alrededor del 90% de microclimas posibles que hace que casi cualquier especie pueda crecer en nuestro territorio.

    Documentese bien, piense antes de escribir en lugar de decir que no quiso decir lo que DIJO.

    ReplyDelete
  15. Brasil: paiseco sem a cultura milenária que tem o Peru, pais de los incas, que seus conhecimentos e desenvolvimento ainda surprenden o mundo.

    Säo Paulo tem melhores restaurantes que Lima??? já foi para Lima? já confiriu? confiriu a diversidade também?? produto de uma geografia, que, acredite, Brasil nao tem!!

    Gostou do Brasil ser chamado de paiseco?, com certeza que NAO.. Peça desculpas

    Juan

    ReplyDelete
  16. La única palabra que cabe para el artículo de ésta periodista es la envidia. Yo vivo en Venezuela y quisiera que hubieran leido con que pasión y admiración se expresaron los chefs venezolanos de tan grande evento gastronómico como el de Mistura donde se pudo reunir el G-9 de los cocineros más importantes del mundo. Es vergonzoso expresarse de manera tan despectiva de un evento catalogado por todos como el más importante de Latinoamérica en su género.

    ReplyDelete
  17. Sou peruano, moro no interior de São Paulo, acabei de ler com tristeza o seu atigo a respeito do Festival Mistura. Seguramente seu intuito foi chamar a atenção a respeito da gastronomia brasileira, mas isso não da direito a você a se expressar de esse jeito do meu pais, e de nenhum outro. Tem outras formas de "cobrar" mais atenção para este tema no Brasil (que tem também uma gastronomia muito boa). Penso que o "tamanho" de um pais esta diretamente relacionado com a qualidade de seus habitantes e tenha certeza que a grande maioria de meus compatriotas são gente boa e orgulhosa de suas tradições, uma delas a gastronomia. Para que tenha um aideia, a proximo Mistura quer atrair a 1'000,000 de pesooas!! (Nada mal para um "paiseco", ne?) Tenho certeza de que Brasil tambem esta cheio de pessoas de bem, a pesar de comentários infelices como o seu. Lamento profundamente que um jornal com a Folha haja permitido esse tratamento pejorativo. Em todo caso, para que esteja informada, cada pais tem sua propia cultura e nos temos uma cultura que muito paises, incluindo este, gostariam de ter.

    ReplyDelete
  18. Los peruanos admiramos muchas cosas de Brasil. Nos encanta su carnaval, siempre comentamos bien de sus playas a pesar de tener las propias, miramos su fútbol con mucho respeto. Esta ofensa sobre nuestro país y sobre tocar nuestra comida nunca, lee bien, nunca te lo vamos a perdonar porque es evidente que lo que quieres es emular a Gastón en tu país y que todos jueguen para tu equipo pero nunca lo vas a lograr porque no tienes el carisma. Mira cómo te responden todos negativamente. Incluso si no fue tu intención ya se ve que como comunicadora no eres nada. Claro, de esa manera nadie te va a seguir.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...