24.7.11

Juraci, ex-Jun Sakamoto, abre o restaurante Aya em Pinheiros

Balcão do restaurante Jun Sakamoto


Li a notinha no jornal e levei um susto. O quê?! Juraci saiu do Jun?!

Tem gente que vai comer no Jun religiosamente e pede (pedia, melhor dizendo) para sentar em frente ao Juraci, porque supostamente o sushi dele ganha até do sushi do Jun. Se é verdade, não sei, mas a fonte é segura.

Juraci Pereira, ex-Jun, acaba de abrir o Aya  Foto: divulgação


E, afinal de contas, o Juraci dividia o "serviço" com o Jun há tantos anos que eu simplesmente não imaginava aquele balcão sem o Juraci detrás, ao lado do Jun. Daí o susto.



Deixar o ninho e abrir restaurante próprio sempre é um perigo. Chefs (e sushimen) nem sempre entendem que saber cozinhar é uma coisa, saber ser dono de restaurante, outra bem diferente.

Que o diga Luciano Boseggia....

Mas enfim: dizia a nota no jornal que "o sushiman Juraci Pereira deixa o Jun Sakamoto para abrir seu próprio restaurante, o Aya", inaugurado dia 21. No menu, um tal de "banquete de sashimis", com 25 pedaços variados, a 97 reais. Ele tem um sócio, chamado Roberto Ganme e descrito em blogs e sites que achei por aí como "amante da culinária japonesa".

Juraci disse ao crítico gastronômico Arnaldo Lorençato o seguinte:
“Tinha o sonho antigo de montar meu restaurante. Havia muitas restrições no Jun e eu queria atender o público do meu jeito. Aqui, os clientes não ficarão constrangidos em pedir sashimi, por exemplo. Só não teremos invenções loucas com cream cheese e maionese. Ficarei no clássico. ”

 Restaurante Aya, o novo vôo do Jura   Foto: Divulgação

De peixe e mariscos e arroz de sushi, Juraci entende, óbvio. O que em um restaurante japonês já é meio caminho andado. Só que.... fui procurar colher opiniões no Twitter e levei um segundo susto: dois "twitteiros" caíram matando, dizendo já terem ido ao Aya e se decepcionado.

Não estou aqui para julgar antes de ver/provar/comer - que fique bem claro. Tampouco quero que pensem que a opinião de duas pessoas deve ser entendidas como fatos, ainda mais considerando que eles foram lá meros dias depois da inauguração. Mas que soaram preocupantes os comentários, soaram. Tanto assim que julguei pertinente reproduzi-los abaixo:


Rafael (@razev)
Foi desastroso mesmo, em todos os sentidos. De dar pena. Atendimento pretensioso, peixes sem graça e sem variedade, alga mole, opções ridículas de saquê e shochu. Torço pra que melhore, mas a experiência não foi das melhores, pra dizer o mínimo. Um pouco mais barato (do que o Jun), omakassê por R$180. E o serviço tão over quanto, embora mais desastrado.


Joaquim Barbosa de Almeida (@DonFabrizio) disse, também no Twitter que ouvira de amigos que jantaram lá que o peixe estava ruim.

Peixe ruim?! Como pode?! Fiquei perplexa e ansiosa para ir tirar a teima. Derrapagem na largada, apenas? Assim espero... A ver. Depois conto!


Aya: Rua Pedroso de Morais, 141, Pinheiros, tel. (11) 2373-6431
Sábado, só jantar. Não aceita Amex.

10 comments:

  1. Adorei o ambiente do AYA,me senti muito segura pois a recepção foi divina;os manobristas,a recepcionista e os garçons são limpos,finos e educados.
    Os pratos dispensam comentários,afinal estou falando sobre o JuraJun,ou seja,um dos melhores.Parabens a todos e sucesso.

    Ingrid_posts

    ReplyDelete
  2. Como apreciadora da culinária japonesa, pude constatar que o Aya é um dos melhores restaurantes japones que já frequentei, comida otima e com uma grande variedade de peixes e tipos de sobremesas, sua qualidade é incrivel contando com o atendimento impecável.
    Vou continuar indo lá, pois quando sai a minha recordação foi de gosto e prazer!! Eu aprovo este restaurante como um otimo lugar, contando a maravilhosa arquitetura que la ambienta.
    Luiza Mattos

    ReplyDelete
  3. Estive no restaurante, e confesso que fiquei impressionado com a qualidade e variedade dos sushis! Restaurante de altíssima qualidade e com ambiente impecável ! Recomendo a todos os amantes da boa culinária japonesa!
    César

    ReplyDelete
  4. Estive lá hoje a convite de um amigo ... Muito bom. Nada de outro planeta, mas muito bom, principalmente o atendimento ...

    ReplyDelete
  5. O restaurante AYA além de ter um ambiente lindo a comida é de qualidade.Os funcionários são educados e prestativos.Os seguranças são eficientes e bem apresentados.

    Rute Queiroz

    ReplyDelete
  6. Atendimento impecável, todos super atenciosos, ambiente descontraído e ao mesmo tempo elegante.
    Estive algumas vezes no Aya, e no caminho de volta pra casa já venho pensando quando voltarei ao restaurante!
    Parabéns ao Jura e sucesso.

    ReplyDelete
  7. Parabéns ao Jura e sucesso.
    O restaurante AYA além de ter um ambiente lindo Dispensa quaisquer comentario faz parecer que e unico.new se quer se compara com o jun sakamoto por que vc nao contrata o jun para trabalhar com vc quem sabe ele nao aprende.

    ReplyDelete
  8. AYA.. Dispensa quaisquer. comentario Adorei o ambiente do AYA,me senti muito. seguro pois a recepção e muito. Boa mas notei que vcs Trocam muito de funcionarios por que.Disto. quando agente se acustuma na semana seguinte muda de fucionario....

    ReplyDelete
  9. O sushi tem a mesma qualidade do Shin-Zushi, o que não é pouco. Equilíbrio perfeito entre todos ingredientes, com destaque para o excepcional arroz e a boa variedade de peixes fresquíssimos, muito bem conservados. Quem conhece o restaurante do Paraíso sabe do que falo. E a comparação é inevitável.

    ReplyDelete
  10. Sempre que vou ao Aya sento no balcao e como sushi fresco e incomparavel! A temperatura do arroz, variedades e alga crocantes fazem a diferenca. O Jura é melhor que o Jun e não é estrela como ele! Os que falam mal devem voltar a comer os combinados do kosushi e deixar os toros para nós que apreciamos sushi de verdade.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...