Vejam vocês que incrível coincidência: eu estava editando, hoje, as fotos que tirei na noite que passei no hotel Mondrian Soho há duas semanas. Quando estava lá, me senti meio mal de não experimentar o restaurante. Parecia lindo, mas... sei lá, meu instinto dizia que seria roubada: lugarzinho querendo ser badalado, com uma clientela de ladies who lunch e engravatados de crachá.
E não é que meu sexto sentido estava certo? Hoje, no The New York Times, o Sam Sifton mandou ver em sua crítica do Imperial No. 9, o restaurante do hotel. OUCH! :)
Mas aproveitando o embalo, deixem eu mostrar para vocês meu quarto lá no Mondrian. Minúsculo, mas devo admitir que o décor dá uma bela disfarçada na falta de espaço (espelho, teto pintado de azul, etc). Gostei do vibe meio náutico, meio sul da França. A cama era ótima, e tinha um belo iPod dock na cabeceira.
Mas o que me incomodou no hotel foi a sensação de estar em um clone de um hotel butique.
O Mondrian Soho pertence ao grupo Morgans, que já foi um dia do super hoteleiro Ian Schrager. Schrager aventurou-se no mundo hoteleiro com o Morgans, em Nova York: o primeiro a abaixar as luzes e aumentar o som e dar às áreas públicas um certo quê de boate. Mas foi com os hoteis seguintes que Schrager selou sua reputação. O Mondrian, em Los Angeles, o Delano, em South Beach, o Hudson em Nova York e o Sanderson, em Londres, conjuntamente lançaram uma nova estética, meio surrealista, meio sexy, que seria copiada pelo mundo afora. E um clima de badalação que ele gosta de chamar de lobby socializing.
Até hoje, hoteis pelo mundo afora usam elementos de decoração lançados por ele, como cortinas gigantescas e esvoaçantes (Delano), e vasos ainda mais gigantescos, do tamanho de um homem adulto (Mondrian). A parceria com o designer francês Philippe Starck – e o look Alice no País das Maravilhas que popularizaram juntos, nos hoteis do grupo – marcaram uma era.
Um dia, o criador cansou-se da criatura, e vendeu o Morgans Hotel Group.
E os novos donos tentaram fazer esse novo Mondrian Soho no molde dos hoteis by Schrager. Só que.... não é a mesma coisa. Saiu meio fake. Feio, não é - pelo contrário. Mas achei irritante a recepção no 1o andar, com funcionários distraídos, o elevador escuro tocando música lounge, a clientela nada charmosa. E por $400 ou $500 a diária, sei de vários hoteis que valeriam mais a pena....
Mondrian Soho : 9 Crosby Street, New York, NY, United States+1 212-389-1000 ·
E os novos donos tentaram fazer esse novo Mondrian Soho no molde dos hoteis by Schrager. Só que.... não é a mesma coisa. Saiu meio fake. Feio, não é - pelo contrário. Mas achei irritante a recepção no 1o andar, com funcionários distraídos, o elevador escuro tocando música lounge, a clientela nada charmosa. E por $400 ou $500 a diária, sei de vários hoteis que valeriam mais a pena....
Mondrian Soho : 9 Crosby Street, New York, NY, United States
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