10.1.11

Restaurante Elkano em Getaria: rodaballo, kokotxas e lagostas incríveis

Lagostas na grelha do Elkano, no País Basco

Vou contar um segredo: esses chefs todos de vanguarda passam meia vida criando as receitas mais mirabolantes do mundo, com equipamentos sofisticados, ingredientes raros e obscuros, etc e tal, mas na hora de saírem pra comer eles querem mais é uma comidinha simples.

Chef curte mesmo é cozinha de produto. Ou seja: uns baita ingredientes de primeiríssima servidos sem firulas, sem molhos, sem muita manipulação.

Por isso não poderia ter sido mais acertada a escolha do restaurante Elkano para fechar com chave de ouro o congresso Gastronomika, do qual participei em novembro, em San Sebastian, no País Basco.

Os chefs pi-ra-ram. Ficara enlouquecidos, de verdade, com a qualidade dos produtos servidos no jantar de encerramento: amêijoas, kokotxas de merluza (pedacinho da papada do peixe), cogumelos beltza, lagosta e rodaballo (ou pregado, em português).




Rodaballos na parilla do Elkano (turbot em inglês, pregado em português)


Eu tive a grande sorte de jantar com David Chang (o chef mega hypado dono do Momofuku Ko e filhotes, em Nova York), Anthony Bourdain (o chef-que-virou-celebridade-televisiva), Wylie Dufresne (chef mais vanguardista de Nova York, do WD-50) e Daniel Boulud (do Daniel e filhotes).

Wylie Dufresne, do WD-50, e Anthony Bourdain à mesa do Elkano

Os caras passaram a noite falando maravilhas do que estávamos comendo, e, no final, fomos visitar o imenso tanque de água do mar onde o restaurante mantém vivos os bichos todos antes de irem à grelha (Sim! Eles têm uma bomba que puxa água do mar até os tanques!!)

Meus companheiros de mesa no jantar de encerramento, no excelente
Elkano, um restaurante de peixe e frutos do mar, posam para foto com o
proprietário Pedro Arregui (de óculos e camisa azul):
Anthony Bourdain, Daniel Boulud, David Chang e Wylie Dufresne.

E por falar em grelha... que grelha! A parilla do Elkano fica basicamente na rua, então qualquer um pode assistir enquanto seu jantar é preparado sobre brasas.


O rodaballo grelhado é destrinchado com maestria pela garçonete
do Elkano, que parece trabalhar lá há dois séculos


O restaurante, super simples, fica em um vilarejo à beira do mar a cerca de vinte minutos do centro de San Sebastian. E vale cada Euro cobrado pelo taxista: recomendo fervorosamente!



Aqui, um filminho do divertido jantar:




Elkano: rua Herrerieta, 2, Getaria, Espanha, tel. (34) 943 140 024, http://www.restauranteelkano.com/
Fecha durante duas semanas depois da Páscoa e duas semanas em novembro












Chef Daniel Boulud confere o in-crí-vel viveiro de frutos do mar
do Elkano, no subsolo, que bombeia água marinha. Vinte vezes maior do que um aquário, mais
parece um zoológico marinho!

2 comments:

  1. Menina!
    Que oportunidade incrível de jantar com chefs tão bacanas. Imagino como você deve ter se divertido. Sem contar que o peixe está com uma carinha super saborosa ;)

    ReplyDelete
  2. Jantar com chefs desse naipe no país basco...fez justiça ao nome do seu blog. :)

    David Chang, virei fã. Depois do Momofuku Ssam, conheci o Ma Peche e que costelinha sensacional! Melhor que isso só o Milk Bar que tem no andar de cima com os cookies maravilhosos.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...