22.8.10

Tyler Brulé, diretor de redação da Monocle, vai a São Paulo e fica deslumbrado



Fico besta de ver o quão deslumbrados os jornalistas estrangeiros andam pelo Brasil.

E não me refiro só a aqueles "facilmente impressionáveis", tipo as jovens repórteres gringas enviadas ao Rio pra cobrir a semana de moda. Aí é covardia. Eu estou falando de gente tarimbada e viajada, com passagens por grandes redações, mas que também chega ao Brasil e parece perder todo o senso de discernimento. A equipe toda da revista Wallpaper,  por exemplo, quando se instalou em São Paulo e no Rio pra escrever a edição Made in Brazil, ficou de quatro.

Fasano? Wonderful. Arthur Casas? Genius. Eike Batista? Amazing. Rio de Janeiro? Marvellous! Haja rasgação de seda....

Ironicamente, o fundador da Wallpaper, o canadense Tyler Brulé (na foto acima), saiu da revista para fundar uma outra revista, supostamente mais séria e profunda e crítica, com uma pegada mais sócio-política, chamada Monocle. E mesmo assim, na casa nova, Brulé é outro que parece amar all things Brazil sem poréns nem rédeas.

A Monocle vive dando notinhas sobre São Paulo, Rio e até Brasília, geralmente bem-feitinhas e relativamente isentas.

Então foi uma surpresa pra mim ler um texto de Brulé no Financial Times que deixa mais do que óbvia a paixão quase juvenil dele pelo Brasil. Recém-chegado de São Paulo, a coluna dele desta semana no jornal inglês basicamente explica porque o Brasil é o mais encantador dos países BRIC. Entre outras coisas, o Brasil sai à frente graças a...  Trancoso, havaianas e Bebel Gilberto!

Sou totalmente da torcida ao favor e fico super feliz quando leio elogios ao Brasil, mas desta vez fiquei meio incomodada... Sei lá, ando enjoada de ler mil e uma matérias estrangeiras puxando o saco da mesma gente, enchendo a bola dos mesmos lugares. Fasano, Fasano, Fasano....Atala, Atala, Atala.... Trancoso, Trancoso, Trancoso.... arre!

Não levem a mal: eu também amo o Fasano, e o Fasano Rio mais ainda. Trancoso, nem se fale: vou passar o mês de dezembro por lá, amo de paixão. E o Atala... perdi a conta de quantas matérias escrevi sobre ele, todas elogiosas. Mas.... já deu, né? Ficar falando deles o tempo todo é muita falta de assunto.


Eu esperava mais de Tyler Brulé do que aquela coluneta tecendo mil e um elogios aos suspeitos de sempre. Se um cara desses está em São Paulo, ele tem mais é que pegar o bloquinho dele, tomar um táxi pra outro bairro além de Jardins, Itaim ou Cidade Jardim, e descobrir alguma coisa nova que já não tenha sido elogiada à exaustão na Wallpaper e cia.


Acontece muito com editores que se acomodam no topo e deixam-se levar, em suas viagens, pelo conforto e paparico oferecido pelos bajuladores a sua volta. Assim vão todos parar nos mesmos lugares de sempre, rodeados da mesma patota "colunável" e paga-pau, se esquecendo de fazer o essencial: reportar o novo e o relevante. 

Aqui, o link para o texto de Tyler Brulé no  Financial Times. 

Aqui, posts sobre a revisa Wallpaper e o Brasil, no meu blog Brazil for Insiders

2 comments:

  1. Alexandra,

    Tive a ousadia de reproduzir parte desse seu texto num post do meu blog. Espero que não se incomode, certo? :)

    http://lostundfoundintranslation.blogspot.com/2010/10/sobre-o-brazilian-style.html

    Obrigado,
    Fernando.

    ReplyDelete
  2. arre nada....o que eu vejo de brasileiros q vão à Europa; na França, fotos na torre eiffel, louvre, versailles...em amsterdam, naquela Iamsterdam, na alemanha, munique, na Oktoberfest...hello, o muro de berlim ainda está lá...vão lá tentar compreender parte da história do que foi aquiilo...londres, big eye, big ben...e por aí vai...fora as putaria nas praias espanholas ou no máximo num mar grego, ah! e veneza? a torre de pisa, coliseu...enfim, somos iguaizinhos-inhos-inhos....

    ng até hj se deu trabalho de conhecer novos lugares na europa..vão lá ver castelos e sempre as mesmissimas coisas...acho até que Trancoso é uma pequena evoluação, já que a grande maioria mal sabe o que é o Sul...alguns arriscam Bonito..farnceses e holandeses devem a-mar Recife...Fortaleza? sim, sempre tem empresários europeus investindo em shoppings por lá...amazonia? mas claro..mas a amazonia é do mundo..ng vem pro Brasil ver a amazonia...vem ver numa reserva particular do mundo..ora bolas!

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...