24.11.10
Gastronomika de San Sebastian: palestra do chef Ferran Adrià
Desde meu último post, que fiz na madrugada do domingo, mergulhei em um turbilhão de palestras, degustações, almoços, jantares, e entrevistas que não me deixou tempo nem para dormir - tenho chegado ao hotel lá pelas 3 ou 4 da madrugada, e acordado às 7. Lou-cu-ra de ritmo!
Mas não pretendo tirar o pé do acelerador: a cada hora tenho uma conversa com um grande chef, descubro algo novo, aprendo. Ontem, imaginem, almocei com o chef Daniel Boulud, o restaurateur Drew Nieeporent (Nobu, Corton, etc) e Colman Andrews, o biógrafo do Ferran Adrià, no três estrelas Akelaré. Da nossa mesa víamos o mar e o céu mudando de cor a cada hora, conforme a chuva se aproximava. Comemos esplendidamente. Dizer que foi fantástico seria pouco: depois eu conto tudo, fiz até vídeo do Daniel conhecendo, pela primeira vez, o chef Pedro Subijana, o simpático bigodudo que faz a coisa mágica que é o Akelarè.
E assim tem sido. Gim tônica com Joan Roca e Salvador Bruguès no barzinho local, jantar numa rodinha composta de Daniel, David Chang, Anthony Bourdain e Wylie Dufresne, e daí vai. Surreal.
Aos poucos, no que a névoa do cansaço vai se dissipando, vou contar o melhor do que vi por aqui. Mas começo logo pelo filé mignon: a palestra do Ferran Adrià.
Ele focou nos pratos servidos este ano no El Bulli (a "estação 2010") e mostrou um vídeo que apresenta alguns desses "pratos", ou bocados, de uma forma não-linear, filosófica, quase. E bem forte, vejam:
Além disso, ele falou sobre a dificuldade de se servir um "menu degustação" tão longo, e outras coisas, como seu futuro "taller" em Roses, em que vai se transformar seu famoso restaurante El Bulli. Aqui, ele mesmo explica:
Subscribe to:
Posts (Atom)