22.8.10

Tyler Brulé, diretor de redação da Monocle, vai a São Paulo e fica deslumbrado



Fico besta de ver o quão deslumbrados os jornalistas estrangeiros andam pelo Brasil.

E não me refiro só a aqueles "facilmente impressionáveis", tipo as jovens repórteres gringas enviadas ao Rio pra cobrir a semana de moda. Aí é covardia. Eu estou falando de gente tarimbada e viajada, com passagens por grandes redações, mas que também chega ao Brasil e parece perder todo o senso de discernimento. A equipe toda da revista Wallpaper,  por exemplo, quando se instalou em São Paulo e no Rio pra escrever a edição Made in Brazil, ficou de quatro.

Fasano? Wonderful. Arthur Casas? Genius. Eike Batista? Amazing. Rio de Janeiro? Marvellous! Haja rasgação de seda....

Ironicamente, o fundador da Wallpaper, o canadense Tyler Brulé (na foto acima), saiu da revista para fundar uma outra revista, supostamente mais séria e profunda e crítica, com uma pegada mais sócio-política, chamada Monocle. E mesmo assim, na casa nova, Brulé é outro que parece amar all things Brazil sem poréns nem rédeas.

A Monocle vive dando notinhas sobre São Paulo, Rio e até Brasília, geralmente bem-feitinhas e relativamente isentas.

Então foi uma surpresa pra mim ler um texto de Brulé no Financial Times que deixa mais do que óbvia a paixão quase juvenil dele pelo Brasil. Recém-chegado de São Paulo, a coluna dele desta semana no jornal inglês basicamente explica porque o Brasil é o mais encantador dos países BRIC. Entre outras coisas, o Brasil sai à frente graças a...  Trancoso, havaianas e Bebel Gilberto!

Sou totalmente da torcida ao favor e fico super feliz quando leio elogios ao Brasil, mas desta vez fiquei meio incomodada... Sei lá, ando enjoada de ler mil e uma matérias estrangeiras puxando o saco da mesma gente, enchendo a bola dos mesmos lugares. Fasano, Fasano, Fasano....Atala, Atala, Atala.... Trancoso, Trancoso, Trancoso.... arre!

Não levem a mal: eu também amo o Fasano, e o Fasano Rio mais ainda. Trancoso, nem se fale: vou passar o mês de dezembro por lá, amo de paixão. E o Atala... perdi a conta de quantas matérias escrevi sobre ele, todas elogiosas. Mas.... já deu, né? Ficar falando deles o tempo todo é muita falta de assunto.


Eu esperava mais de Tyler Brulé do que aquela coluneta tecendo mil e um elogios aos suspeitos de sempre. Se um cara desses está em São Paulo, ele tem mais é que pegar o bloquinho dele, tomar um táxi pra outro bairro além de Jardins, Itaim ou Cidade Jardim, e descobrir alguma coisa nova que já não tenha sido elogiada à exaustão na Wallpaper e cia.


Acontece muito com editores que se acomodam no topo e deixam-se levar, em suas viagens, pelo conforto e paparico oferecido pelos bajuladores a sua volta. Assim vão todos parar nos mesmos lugares de sempre, rodeados da mesma patota "colunável" e paga-pau, se esquecendo de fazer o essencial: reportar o novo e o relevante. 

Aqui, o link para o texto de Tyler Brulé no  Financial Times. 

Aqui, posts sobre a revisa Wallpaper e o Brasil, no meu blog Brazil for Insiders
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...